Arte e empoderamento: projeto da Cia Kà promove transformação social de mulheres

Projeto Corpo em Cena promove empoderamento. Foto: divulgação.
Foto: Divulgação

As artes como dança e teatro ganham um poder transformador neste novo projeto em Curitiba. “Corpo em Cena” é inspirado em espetáculo da Cia Kà de Teatro e idealizado pela companhia, reunindo mulheres atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS) da capital paranaense. O projeto acontece de 08 de julho a 09 de agosto, com oficinas para mulheres e adolescentes, promovendo o empoderamento e a transformação social.

Serão cinco oficinas com cinco dias de duração cada, em áreas como dança-teatro e teatro físico. A inspiração veio do espetáculo “Kraken” e busca criar um ambiente acolhedor e seguro para que as participantes explorem seus corpos dentro do processo criativo, como formas de expressão e autodescoberta. “O projeto ‘Corpo em Cena’ não é apenas arte, é reconstrução. A apresentação final mostra o quanto essas mulheres têm a dizer e como a arte pode ser um canal poderoso para isso”, conta o diretor Kelvin Millarch.

Oficinas

“Corpo em Cena” ainda tem três oficinas de contrapartida, de dois encontros cada, voltado a jovens atendidos pela FAS. Essas serão ministradas pelos integrantes masculinos de “Kraken”. A mostra final trará apresentação das performances das mulheres, uma mostra do processo criativos dos jovens e trechos de “Kraken”. “Neste espetáculo, nos debruçamos sobre os casos que carregamos no corpo. Com o ‘Corpo em Cena’, abrimos espaço para que esses corpos — principalmente os de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ — sejam protagonistas de suas próprias histórias. É um projeto sobre escuta, afeto e reconstrução. Um lugar onde a arte acolhe e empodera, onde dançar é também um ato de existir com dignidade“, conta Caio Frankiu, diretor da companhia e da peça.

Por Brunow Camman
03/07/2025 15h47

Artigos Relacionados

Chiquinha Gonzaga é homenageada por orquestra de mulheres em Curitiba

Snarky Puppy toca em Curitiba no Circuito Primavera de Jazz