Quem disse que não dá para registrar o Natal de Curitiba para sempre? Quando se trata de um roteiro que valoriza as fotografias, o Natal de Curitiba não decepciona. De Árvores de Natal gigantes e brilhantes, até caminhos iluminados e feiras de artesanato e gastronomia, o que não falta são lugares para tirar fotos.
Pensando nisso, o Curitiba Cult e a Prefeitura se juntaram para organizar um roteiro para você eternizar o Natal de 2022!
Cartão-postal da capital paranaense, o Jardim Botânico proporciona uma experiência única com o circuito a pé Jardim Encantado dos Sonhos. Desde o portal de entrada, o local está ornamentado com luzes coloridas. Além disso, foi projetado um caminho de luzes para os visitantes desvendarem os elementos do lugar. Há pontos como a Estrela dos Desejos, a Bola de Natal Brilho Infinito, o Cavalo em Estilo de Carrossel (envolto em uma guirlanda gigante), o Urso Abrace seus Sonhos, a Caixa de Presente Surpresa de Natal, a Árvore de Natal da Ademicon e o Globo de Neve Encanto de Natal.
As atrações vão até o dia 08 de janeiro, das 19h às 20h30. Não necessitam inscrições e são gratuitas.
Sucesso nas duas últimas edições, o roteiro do Caminho de Luz permanece na programação deste ano nos Parques Barigui e Náutico (Boqueirão). Em ambos os caminhos que passam por túneis iluminados, as atrações são completadas com a Banda de Noéis, teatro de Presépio Vivo e Anunciação do Senhor pelo Anjo Gabriel à Maria.
No Barigui, o circuito começa no portal de acesso ao parque (com entrada pela BR-277) e segue por dez estações pela Alameda Ecológica Burle Marx até a Cândido Hartmann, onde se encontra uma “instagrámavel” árvore de Natal. O destaque desta rota, porém, é a enorme árvore de Natal, iluminada com 54 mil pontos de luz, instalada no meio do lago, com patrocínio do Park Shopping Barigüi. A instalação mantém o recorde de árvore de Natal mais alta de Curitiba, desde 2017.
Os Caminhos de Luz do Náutico e do Parque Barigui podem ser percorridos de carro, ônibus ou bicicleta. Há três sessões diárias (terça a domingo) em cada parque: 19h às 20h; 20h às 21h e 21h às 22h. Para fazer os circuitos de carro é preciso agendar, mas as vagas estão todas preenchidas nos dois parques.
Neste ano o destaque do Natal O Boticário é a Árvore da Vida. Com janelas interativas, ela possibilita que sua mensagem e a sua foto apareçam na árvore aqui em Curitiba. Para participar basta colocar uma foto nas redes sociais com a hashtag #EspalheAmor.
Além da árvore, da decoração e dos mantos de luzes, tem uma grande Caixa de Presente com janelas para você tirar fotos. A estrutura tem botões que quando acionados liberam bolhas de sabão e fragrâncias clássicas da marca. Outra atração são os bancos do diálogo, decorados aconchegantemente para estimular a boa e velha conversa presencial.
A decoração ficará até o dia 08 de janeiro, no calçadão da XV, entre a Alameda Dr. Muricy e a Avenida Marechal Floriano Peixoto.
A magia do Natal Condor ilumina novamente o Passeio Público com diversas atrações já conhecidas pelos curitibanos. O Carrossel, a Árvore de Natal e a Casa do Papai Noel são as atrações perfeitas para visitar durante as comemorações natalinas e ainda tirar várias fotos incríveis.
Quem quiser esticar pode aproveitar as apresentações do espetáculo A Ilha da Ilusão Revive o Natal. A encenação conta a história do nascimento de Jesus Cristo e, por consequência, a formação do presépio.
O parque funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 21h, até 8 de janeiro. Já o espetáculo na Ilha da Ilusão, acontece de quinta a domingo, 19h30 até 18 de dezembro.
Uma mistura de espetáculo circense, teatro, dança e música iluminado por fogos de artifício silenciosos. O Oratório de Natal do Tanguá reunirá um elenco de 40 artistas, que vão celebrar com o público o Natal de Luz em um dos maiores cartões-postais da cidade. No parque também está o Carrossel de Luz Marista, que traz uma iluminação cênica especial que promete encantar crianças de todas as idades.
As apresentações do Oratório acontecerão de 20 a 23 de dezembro. O Carrossel funcionará até o dia 08 de janeiro, de segunda a sexta, das 14h às 20h, e aos sábados e domingos, das 14h às 21h.
A decoração de Natal das casas da Família Moletta, no bairro Umbará, já virou tradição natalina. Em uma extensão de 250 metros da Rua Nicola Pelanda, a partir do n° 5.962, as dez residências dos Moletta são decoradas com luzes pisca-pisca de LED, flores, presépios, guirlandas e grandes árvores iluminadas. O bosque do local também recebe uma iluminação cênica.
A decoração da Rua Moletta vai até o dia 30 de dezembro e os ingressos podem ser comprados a partir de R$ 12.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?