Três apresentações gratuitas e abertas ao público marcam o início das celebrações do Natal de Curitiba. No próximo domingo, dia 23, o Oratório Bach, do Bosque Alemão, será palco de um concerto do grupo 5UP, o quinteto de cordas da Universidade Positivo, que traz, em performances curtas – de 20 minutos – obras do compositor alemão Johann Sebastian Bach, músicas de Natal e trilhas sonoras de filmes. “Serão três apresentações, com temática bastante diferente, em um espaço extremamente adequado de Curitiba. É um dos melhores locais em termos musicais e também no acesso do público”, explica Péricles Varella Gomes, um dos músicos do grupo 5UP.

Com dois violinos, viola, violoncelo e contrabaixo, o grupo – cujo nome é um trocadilho bem-humorado da expressão musical síncope, espécie de deslocamento do acento rítmico – faz o concerto com a temática de celebração. “Somos uma espécie de micro orquestra sinfônica, porque incluímos o contrabaixo em nossa formação tradicional”, explica Gomes. As apresentações acontecem às 10h30, 11h e 11h30 – horários que coincidem com a chegada dos ônibus de turismo de Curitiba, no Bosque Alemão.

O concerto faz parte do programa Domingo no Câmpus, desenvolvido pela Universidade Positivo (UP), de Curitiba. O projeto, que celebra 10 anos em 2014, possui cunho didático e tem o objetivo de levar a música clássica à população – por meio de concertos de música instrumental ou erudita. As apresentações, em sua maioria, contam com explicações e comentários dos maestros ou músicos responsáveis e, normalmente, acontecem às 17 horas de domingo, no Teatro Positivo – Pequeno Auditório, uma vez por mês.

Esta é a primeira vez que o programa é realizado fora das unidades do Grupo Positivo. “Desta vez, pretendemos atingir um público diferente, com uma prévia da celebração de Natal. Por esse motivo, optamos por fazer em um parque, aproveitando os dias de primavera”, explica a produtora do espetáculo, Simone Nunes. As apresentações do dia 23 são as últimas do ano, dentro do projeto Domingo no Câmpus – e contam com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Apresentações gratuitas de música clássica no Natal curitibano – Serviço

Data: 23 de novembro (domingo)

Onde: Oratório Bach – Bosque Alemão (Rua Nicolo Paganini, com Rua Schubert – Vista Alegre)

Horário: às 10h30, 11h e 11h30

Quanto: gratuito

Crédito: Renaclo Filho