Apresentações de dança contemporânea marcam fim de semana no Guaíra

Foto: Maringas Maciel/Divulgação

Mais um final de semana repleto de emoção nos palcos do Guairão! Nesta sexta-feira (5), o Balé Teatro Guaíra voltará a se apresentar ao público curitibano com duas montagens contemporâneas. Ao todo, vão ser três apresentações dos espetáculos “Tempestade”, de Mário Nascimento e trilha de Fábio Cardia, e “V.I.C.A.”, com coreografia de Liliane de Grammont e trilha de Ed Cortes.

Com ingressos a partir de R$ 10, via Ticket Fácil, ambos os trabalhos contemporâneos foram desenvolvidos por dois importantes coreógrafos da atualidade. A montagem “Tempestade” é a estreia da temporada. O trabalho inédito baseia-se nas características de uma tempestade – intensidade, instabilidade, extremos – e as transforma em movimentos contemporâneos no palco. Além disso, o espetáculo também tem como diferencial uma trilha sonora original criada por Fábio Cardia, parceiro de longa data de Nascimento e criador de obras para o cinema, teatro, televisão e dança.

“V.I.C.A”, por sua vez, estreou em 2021 e foi o primeiro trabalho presencial do BTG após as restrições causadas pela COVID-19. O acrônimo significa volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, características já parte do mundo pós-moderno, mas exacerbadas com a pandemia. No palco, os bailarinos apresentam uma coreografia contemporânea que traz elementos do erudito ao funk, explorando a relação e o toque entre os bailarinos – algo que havia ficado “suspenso” em função das relações virtuais impostas pelo coronavírus.

De acordo com a organização dos espetáculos, as duas obras se inserem na reflexão que inspirou a programação da temporada de 2022: os 100 anos da Semana de Arte Moderna e os 200 anos da Independência do Brasil. Em abril, o BTG apresentou Terra Brasilis, que discutiu a influência europeia na arte nacional. “V.I.C.A.” e “Tempestade” buscam, agora, se conectar com algo que se articule com a cultura dos povos ancestrais e africanos.

As sessões acontecem dias 5 e 6, sexta e sábado, às 20h30, e dia 7, domingo, às 18h. Então se ainda não garantiu seu ingresso, é bom correr!

SERVIÇO -“V.I.C.A.” e “TEMPESTADE”

Quando: 5, 6 e 7 de agosto de 2022

Onde: Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971)

Horários: sexta e sábado, às 20h30; domingo, às 18h

Ingressos: a partir de R$ 10

Vendas: Ticket Fácil

Por Carol Maltaca
05/08/2022 16h54

Artigos Relacionados

Peça ‘O Soldado a Tigresa e uma outra História’ estreia na próxima sexta (13)

Teatro Guaíra recebe apresentação de dança flamenca em agosto