Eles realmente eram insubstituíveis. Em uns anos onde o streaming não dominava e muitas pessoas esperavam as legendas de suas séries para assistir o novo episódio, o portal InSUBs era uma das referências no serviço – se não o melhor.
Infelizmente, como eles mesmo falaram “toda série tem seu series finale”, e assim, na última segunda-feira (20), após 13 anos de serviços árduos pelos fãs de grandes séries, o InSUBs chegou ao fim. Confira a nota divulgada:
“Foram quase 13 anos.
Quase 13 anos de inúmeras séries, de inúmeros filmes, de inúmeros legenders e revisores que passaram por esta equipe. Mas o número mais fenomenal foram as milhares de pessoas que fizeram uso das nossas legendas. Foram milhares de pessoas que, semanalmente, ficavam ansiosas esperando para que pudessem ter acesso à legenda da sua série favorita. Foram milhares de pessoas que, por diversos motivos, não tinha outra forma de consumir todo o conteúdo que se tornou acessível através da nossa equipe. Foram milhares de pessoas que nos agradeceram (e às vezes xingaram também) por disponibilizarmos nosso tempo em prol de outros.
É uma história tão longa que fica até difícil enumerar o tanto de coisa legal que aconteceu nesse tempo todo. Encontros off-line, namoros, horas e horas de conversa, madrugadas passadas em claro, a criação de uma escola de legenders, a troca de experiências, os comentários ao vivo de premiações como o Oscar, a criação de vários manuais de português, o aprendizado aprofundado de dois idiomas, as amizades que extrapolaram os limites da equipe… Algumas das pessoas da equipe se apaixonaram tanto por legendagem que até começaram a trabalhar com isso!
Mas, por favor, permitam-me usar este espaço para compartilhar algo que me fez continuar legendando por todos estes anos. Quando a InSUBs está perto dos seus 8 anos de vida, muitas pessoas já haviam se afastado da equipe e eu estava começando a pensar em fazer o mesmo (sim, estou na equipe desde quase o surgimento dela). Porém, um dia, recebi uma mensagem via Facebook que me deu um gás renovado para continuar e insistir. Uma pessoa surda resolveu compartilhar conosco o quanto ela era grata pela nossa existência (e de todas as outras equipes de legendas). Não só esta pessoa era surda, como ela também não tinha uma condição financeira muito boa. Ou seja, ela não tinha como bancar uma TV a cabo (Netflix era só um sonho). E, além disso, ela tinha algumas características que a impossibilitavam de trabalhar e sair de casa com frequência. Resumindo, se não fosse por todas as equipes de legenda que já existiram, essa pessoa teria um mundo muito limitado. Nós fazíamos ser possível que esta pessoa viajasse no tempo, viajasse para outros lugares, mergulhasse em histórias de super-heróis, chorasse, risse, e se emocionasse com todas as séries traduzidas por tantos voluntários espalhados por este mundo.
E pensar que eu tinha pensado em começar a legendar porque queria praticar mais o meu inglês…
Toda história deve ter começo, meio e fim. A nossa começou com um pequeno grupo de pessoas que estava cansado de esperar meses e meses para que séries americanas fossem disponibilizadas nos canais da TV a cabo brasileira e começaram a se dedicar a este processo fantástico que se chama legendagem. Como é algo voluntário, a renovação da equipe sempre foi muito comum. Pessoas entravam e saíam, outras entravam e ficavam, os legenders antigos viravam revisores, a administração ia se modificando… O meio da nossa história foi bem recheado de pessoas super especiais e de momentos inesquecíveis, como alguns InSUBscontros em todo o Brasil e alguns souvenirs exclusivos para integrantes da equipe. Mas, como eu disse, o fim acaba chegando. A realidade é que cada vez menos temos pessoas interessadas em legendar (e te garanto que não é fácil!) e cada vez mais as séries estão saindo com prazos mais curtos em relação à TV americana, seja na TV a cabo ou em streamings como Netflix e Amazon Prime. Resolvemos colocar um ponto final em grande estilo, cumprindo com todos os nossos prazos e ainda prezando pela qualidade, que é InSUBstituível!
Foi uma jornada e tanto… Agradecemos por você ter feito parte dela.”
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.