A aguardada chegada de um novo filme do Capitão América é um dos marcantes eventos dos filmes de super-heróis para 2025. E um dos poucos. Os calendários dos grandes estúdios para o ano foram revelados, e ainda em janeiro era notável a pouca quantidade de produções no gênero. O ano atual é o com menos novidades nas telonas desde 2020, que teve longas-metragens adiados devido a pandemia.
Foi em 2020 que lançaram nos cinemas “Mulher Maravilha: 1984”, “Bloodshot”, “Os Novos Mutantes” e “Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa”. Depois, foram chegando novidades, com anos que tinham mais de oito longas inspirados nos quadrinhos.
Em 13 de fevereiro, chega aos cinemas uma das quatro grandes produções do ano. “Capitão América: Admirável Mundo Novo” é o quarto longa do herói e o primeiro em que Sam Wilson (Anthony Mackie) assume o escudo estrelado, herdado em “Vingadores: Ultimato”. O filme tem uma tensão política em relação ao Adamantium e traz a primeira aparição do Hulk Vermelho.
O ano ainda tem confirmadas novidades e reboots. “Thunderbolts*” traz um grupo de anti-heróis em uma armadilha que pode ser fatal. O filme está previsto para 02 de maio. “Superman: Legacy” marca uma nova fase para o Super-Homem, com David Corenswet usando o tradicional “S” no peito, e com James Gunn (diretor aclamado pelos filmes da Marvel), agora na DC. A estreia prevista é 10 de julho. Em 25 de julho, deve chegar às telonas “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos”, reboot que traz novidades ao universo Marvel. Estava anunciado o reboot de “Blade”, mas depois de atrasos, o filme não aparece mais no calendário da Marvel.
Enquanto isso, as séries e animações só vem aumentando. Se o MCU segurou lançamentos para 2026, o ano é marcado por aguardadas séries. “Demolidor: Renascido” marca a volta do Demolidor (e de Charlie Cox ao papel). Outras estreias são “Wonder Man” e “Coração de Ferro”, além de novas temporadas de “Gen V”, “Pacificador”, “Invencível” e “Arlequina”. Outra novidade em animações é “Marvel Zombies”, em outubro, além de “Olhos de Wakanda”, em agosto.
Depois do sucesso de “WandaVision” e “Loki”, em 2021, a Marvel apostou em abrir mais possibilidades do MCU com seriados. Diversos personagens tiveram suas narrativas nesse formato, e importantes entradas como a Autoridade de Variância Temporal tiveram consequências também para os filmes. A ampliação das possibilidades para o estúdio em contar histórias conectadas foi um trunfo para manter o interesse nas narrativas de super-heróis.
O ano com poucos lançamentos nos cinemas tem justificação. No caso da Marvel, os estúdios preparam a chegada definitiva dos mutantes ao MCU, com mais personagens dos X-Men chegando aos filmes. 2025 ainda marca filmes da fase cinco da Marvel, incluindo o quarto longa do Capitão América e a aventura dos Thunderbolts*. Já o novo filme do Quarteto Fantástico deve inaugurar a sexta fase do MCU, ainda lidando com questões do multiverso.
Assim, lançamentos aguardados foram anunciados para o ano seguinte, incluindo mais um longa dos Vingadores e uma sequência de Homem-Aranha. Com a confirmação de uma fase sete para o MCU, portanto, os filmes de super-herói ainda estão em alta, apenas com um ano mais espaçado, criando expectativa para outras grandes produções futuras.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
No documentário Frevo Michiles é apresentado a história de um dos maiores compositores vivo de frevo no país. Durante sua trajetória, Jota Michiles transformou o marcante ritmo pernambucano e eternizou o seu legado nas marchinhas carnavalescas. Sua visão de mundo poética e carnavalesca é o mote do documentário, esmiuçando sua originalidade e amor pela música. Com participação de artistas como Alceu Valença, Spok, Getúlio Cavalcanti e Edson Rodrigues é possível mergulhar no mundo criativo do compositor e reviver a alegria que ele trouxe para a alma do carnaval nacional.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em As Cores e Amores de Lore, uma série de encontros do cineasta Jorge Bodanzky e a pintora alemã Eleonore Koch resulta numa investigação da trajetória artística de uma das artistas mais influentes da arte contemporânea brasileira. Conhecida como Lore, a pintora nasceu em 1926 na Alemanha e é a única discípula de Volpi, com quem teve uma relação criativa por muitos anos. Bodanzky faz um resgate do legado da pintora em seus últimos anos de vida e revela as complexidades por trás de sua veia artística e emoções. O filme acompanha a intimidade das longas conversas e dos depoimentos emocionantes dos dois artistas e traz um rico material de acervo comentado pela própria Eleonore. Em suas falas, a pintora discorre sobre seu processo artístico e sua vida íntima, assim como temas como sexualidade, feminismo e amadurecimento.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Aos Pedaços, Eurico Cruz (Emílio de Melo) mantém um relacionamento secreto com duas mulheres chamadas Ana. Ele vive entre duas casas idênticas: uma no deserto, outra à beira-mar. Cada uma habitada por uma das esposas: Ana e Anna. Certo dia, ele recebe a visita de Eleno e um bilhete anônimo assinado apenas por “A”, anunciando sua morte. A partir daí, sua vida se torna uma grande espiral de paranoia, desconfiado de seus dois amores e do resto das pessoas ao seu redor. Quem realmente o ameaça? Os espaços, os personagens, as suspeitas e as paixões se embaralham nesse quebra-cabeça que, cada vez mais, confunde realidade e obsessão.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Bridget Jones: Louca pelo Garoto acompanhamos a vida de mãe solteira e viúva de Bridget (Renée Zellweger) depois que seu marido Mark (Colin Firth) faleceu. Quatro anos se passaram e Bridget passa os dias cuidando de seus dois filhos Billy, de 9 anos, e Mabel, de 4 anos. Vivendo nesse limbo entre o luto e a vontade de seguir em frente, Bridget pensa em voltar a namorar, encorajada por seus amigos fiéis, sua ginecologista Dra. Rawlings (Emma Thompson) e até mesmo seu antigo amor, e agora amigo, Daniel Cleaver (Hugh Grant). De volta na pista, Bridget entra nos aplicativos de namoro e precisa conciliar seu trabalho, vida amorosa e obrigações domésticas e maternas, enquanto também enfrenta a legião de mães perfeitas da escola, lida com a saudade que Billy sente do pai e vive situações constrangedores (e potencialmente atraentes) com o professor de ciências das crianças Mr. Wallaker (Chiwetel Ejiofor).
Data de lançamento: 13 de novembro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Capitão América: Admirável Mundo Novo é o próximo filme do famoso herói da Marvel. Desta vez, o filme dá continuidade à minissérie de televisão Falcão e o Soldado Invernal, onde o escudo está nas mãos de Sam Wilson (Anthony Mackie), após Steve Rogers (Chris Evans) o entregar em Vingadores: Ultimato. Durante a série, Sam aceita seu dever como o novo Capitão América ao lado de Bucky Barnes (Sebastian Stan). Admirável Mundo Novo compõe a Fase Cinco do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). O enredo promete explorar os desafios e responsabilidades de Wilson em seu novo papel, enquanto enfrenta novas ameaças e aliados inesperados. A direção está a cargo de Julius Onah, conhecido por seu trabalho em The Cloverfield Paradox, e o roteiro foi escrito por Malcolm Spellman, que também foi o showrunner de Falcão e o Soldado Invernal.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.