Ano fraco para super-heróis? 2025 tem poucos lançamentos confirmados nos cinemas

Capitão América 4 super-heróis. Foto: Divulgação/Marvel Studios.
Foto: Divulgação/Marvel Studios

A aguardada chegada de um novo filme do Capitão América é um dos marcantes eventos dos filmes de super-heróis para 2025. E um dos poucos. Os calendários dos grandes estúdios para o ano foram revelados, e ainda em janeiro era notável a pouca quantidade de produções no gênero. O ano atual é o com menos novidades nas telonas desde 2020, que teve longas-metragens adiados devido a pandemia.

Foi em 2020 que lançaram nos cinemas “Mulher Maravilha: 1984”, “Bloodshot”, “Os Novos Mutantes” e “Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa”. Depois, foram chegando novidades, com anos que tinham mais de oito longas inspirados nos quadrinhos.

Capitão América

Em 13 de fevereiro, chega aos cinemas uma das quatro grandes produções do ano. “Capitão América: Admirável Mundo Novo” é o quarto longa do herói e o primeiro em que Sam Wilson (Anthony Mackie) assume o escudo estrelado, herdado em “Vingadores: Ultimato”. O filme tem uma tensão política em relação ao Adamantium e traz a primeira aparição do Hulk Vermelho.

O ano ainda tem confirmadas novidades e reboots. “Thunderbolts*” traz um grupo de anti-heróis em uma armadilha que pode ser fatal. O filme está previsto para 02 de maio. “Superman: Legacy” marca uma nova fase para o Super-Homem, com David Corenswet usando o tradicional “S” no peito, e com James Gunn (diretor aclamado pelos filmes da Marvel), agora na DC. A estreia prevista é 10 de julho. Em 25 de julho, deve chegar às telonas “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos”, reboot que traz novidades ao universo Marvel. Estava anunciado o reboot de “Blade”, mas depois de atrasos, o filme não aparece mais no calendário da Marvel.

Séries e animações

Enquanto isso, as séries e animações só vem aumentando. Se o MCU segurou lançamentos para 2026, o ano é marcado por aguardadas séries. “Demolidor: Renascido” marca a volta do Demolidor (e de Charlie Cox ao papel). Outras estreias são “Wonder Man” e “Coração de Ferro”, além de novas temporadas de “Gen V”, “Pacificador”, “Invencível” e “Arlequina”. Outra novidade em animações é “Marvel Zombies”, em outubro, além de “Olhos de Wakanda”, em agosto.

Depois do sucesso de “WandaVision” e “Loki”, em 2021, a Marvel apostou em abrir mais possibilidades do MCU com seriados. Diversos personagens tiveram suas narrativas nesse formato, e importantes entradas como a Autoridade de Variância Temporal tiveram consequências também para os filmes. A ampliação das possibilidades para o estúdio em contar histórias conectadas foi um trunfo para manter o interesse nas narrativas de super-heróis.

Novas fases

O ano com poucos lançamentos nos cinemas tem justificação. No caso da Marvel, os estúdios preparam a chegada definitiva dos mutantes ao MCU, com mais personagens dos X-Men chegando aos filmes. 2025 ainda marca filmes da fase cinco da Marvel, incluindo o quarto longa do Capitão América e a aventura dos Thunderbolts*. Já o novo filme do Quarteto Fantástico deve inaugurar a sexta fase do MCU, ainda lidando com questões do multiverso.

Assim, lançamentos aguardados foram anunciados para o ano seguinte, incluindo mais um longa dos Vingadores e uma sequência de Homem-Aranha. Com a confirmação de uma fase sete para o MCU, portanto, os filmes de super-herói ainda estão em alta, apenas com um ano mais espaçado, criando expectativa para outras grandes produções futuras.

Por Brunow Camman
13/02/2025 10h00

Artigos Relacionados

Crítica: “Wicked” é longa composição de ótima dupla entre Ariana Grande e Cynthia Erivo

Conheça a curitibana que trabalhou com Coppola em “Megalópolis” em entrevista exclusiva