Na próxima segunda-feira, 29 de março, Curitiba ficará um pouco mais velha! A capital paranaense completará 328 anos e a programação de comemoração que será virtual começa já neste sábado (27), de forma gratuita.

Exposição

A exposição fotográfica virtual Curitiba do Amanhecer ao Anoitecer, do fotógrafo Daniel Castellano, está entre as nove atrações culturais programadas pela Prefeitura para celebrar os 328 anos de fundação da cidade. A mostra é inédita e poderá ser conferida neste sábado (27), a partir das 18h, no Facebook da Fundação Cultural de Curitiba e da Capela Santa Maria e no Youtube da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).

Como todos os espaços culturais da FCC e do Icac estão fechados por força das medidas sanitárias, a alternativa para o período foi oferecer ao público duas exposições, uma encenação teatral didática de cunho histórico e seis concertos de música erudita e popular. A ideia é que os curitibanos e suas famílias tenham acesso às atrações sem sair de casa de casa, em segurança, sem deixar de comemorar o aniversário da cidade.

Concertos

Novas atrações poderão ser vistas no domingo (28), com a abertura da programação de concertos. Às 11h entra no ar a performance da Camerata Antiqua de Curitiba com o Gradual de São Sebastião, do padre José Maurício Nunes Garcia. O vídeo marca a abertura da temporada 2021 do grupo musical e é dedicado aos imunizados e recuperados da covid-19.

Às 18h, a Orquestra à Base de Corda toca As Mocinhas da Cidade, da dupla de música caipira Belarmino e Gabriela. Com os convidados Rui Graciano e Soraya Valente, filhos da dupla, o concerto será entremeado com imagens de apresentações e bailes de época, onde as mocinhas de Curitiba dançavam com seus pares.

328 anos

Na segunda-feira (29), dia do aniversário da cidade, às 11h, o Hino de Curitiba será apresentado pela Camerata Antíqua e às 15h pelas crianças e adolescentes do projeto de musicalização MusicaR.

No final da tarde, às 18h, será exibida uma edição de imagens das apresentações ao vivo do Auto da Fundação de Curitiba. Inspiradas no quadro de De Bona sobre o tema, as apresentações aconteceram até 2019, nas sedes das Administrações Regionais.

A programação cultural será retomada na sexta-feira seguinte (02), emendando com as celebrações pascais. Nessa data, às 11h, a Camerata apresentará um concerto de Páscoa de Vivaldi. A performance será reapresentada no domingo de Páscoa (04), no mesmo horário.