A Cinemateca de Curitiba exibe, até a próxima sexta-feira (13), a Mostra de Cinema Japonês dentro da programação do Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba – FICBIC. Durante a semana, serão quatro sessões dedicadas a filmes de animação (animes) e outras três ao centenário do diretor nipônico Kon Ichikawa. As animações selecionadas para a mostra trazem três longas e outros dois filmes compostos por curtas, os já clássicos “Genius Party” e “Genius PartyBeyond”. A entrada é gratuita.

Animes

O Japão é um tradicional produtor de animações. Seus animes, como são conhecidos ao redor do mundo, são consumidos por multidões dentro e fora do país das cerejeiras. Mesmo assim, há muita falta de entendimento sobre o que exatamente são esses longas, séries ou curtas-metragens. A produção de animes é multifacetada. Vai do cômico ao dramático, do infantil ao terror. É o caso da seleção exibida no FICBIC, que traz diversas obras e em vários formatos e estilos.

Destaque para os filmes “Genius Party” e “Genius PartyBeyond”, que foi produzido a partir da união de diversos dos mais talentosos animadores a partir de uma premissa pra lá de ousada: sem limites e com muita imaginação.

afterschool-midnighters

Mostra de Cinema Japonês – Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba – FICBIC

TERÇA (10/11)
19h
Princess Arete | Arîtehime (Japão, 2001, 105 min)
Direção: Sunao Katabuchi

QUARTA (11/11)
16h
Conflagration | Conflagration | Enjô (Japão, 1958, 99 min)
Baseado no romance “O Templo Dourado” de Yukio Mishima, a história é baseada em um surpreendente incidente ocorrido em 1959 quando um atormentado e jovem alcoólatra, obcecado desde a infância pelo Pavilhão Dourado de Kyoto, incendeia o antigo templo até as bases, num estático ato de vingança e ciúme.
Direção: Kon Ichikawa.

18h30
After School Midnighters (Japão | 2012 | 95 min)
Mako, Miko e Mutsuko são três jovens que investigam uma escola repleta de lendas estranhas. Elas têm um abrupto encontro com Kunstrijk, um modelo de anatomia do corpo humano e Goth, um modelo de esqueleto. Ambos assombram a sala de ciências no período noturno. Em busca de vingança por terem sido vandalizados pelas meninas, Kunstrijk convida-as a uma festa da meia-noite na escola, a fim de assustá-las. A partir daí, uma insana jornada é iniciada.

20h
Genius Party (Japão, 2007 , 101 min)
Sete diretores realizaram obras para este “Genius Party”. Os títulos dos curtas que compõe o longa são: “Genius Party”, “Shanghai Dragon”, “HappyMachine,” “Doorbell”, “LimitCycle”, “Deathtic 4” e “Baby Blue”.

conflagration

QUINTA (12/11)
16h
Irmão mais novo | Younger Brother | Otôto (Japão, 1960, 98 min)
Baseado no romance semiautobiográfico de AyaKoda. “Irmão Mais Novo” é um dos filmes mais premiados de Ichikawa, ganhou um prêmio no Festival de Cannes e de melhor filme de 1960 entre os críticos pelo KinemaJunpo. Evitando sentimentalismo grosseiro, o diretor usa duros gumes com câmera objetiva: por um lado a patética família japonesa, e, por outro, a quase incestuosa relação entre irmão e irmã.
Direção: Kon Ichikawa

19h 
Mind Game (Japão, 2004, 103 min)
Direção: Masaaki Yuasa

SEXTA (13/11)
16h
A Vingança do Ator | Revengeof a Kabuki Actor | Yukinojôhenge (Japão, 1971, 113 min)
Kasuo Hasegawa é estrela como Yukinojo, um ator de kabuki talentoso. Mas seu sucesso no palco é apenas um meio para um fim; seu verdadeiro objetivo é se vingar de três homens cruéis e poderosos que destruíram os negócios da família e levaram seus pais a cometer suicídio.
Direção: KonIchikawa

19h
Genius PartyBeyond (Japão, 2008, 90 min)

Onde: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)

Quanto: Gratuito

her-brother