André Carvalhal faz palestra concorridíssima em Curitiba

Dois anos depois de lançar seu primeiro livro, “A moda imita a vida: Como construir uma marca de moda“, André Carvalhal veio a Curitiba para lançar seu projeto editorial “Moda com Propósito – Manifesto pela grande virada“. O evento de lançamento na capital foi restrito e concorrido – os ingressos para a palestra se esgotaram em menos de 10 minutos. Os vitoriosos puderem assistir na Aldeia Coworking uma conversa onde Carvalhal faz uma prévia do tema abordado no livro.

Para mais informações sobre os cursos e palestras da Aldeia, você pode clicar aqui.

Em Moda com propósito, Carvalhal faz um alerta sobre o futuro da moda: o Fim dela. “A morte da moda já está anunciada. Pelo menos a moda que conhecíamos”. Segundo o ator, o fast fashion não vai sobreviver por muito tempo, pois a sociedade e o meio ambiente estão esgotados. A moda precisa de um novo ciclo, precisa ser circular, com mais consciência na hora de produzir e na hora de consumir.

Hoje, a moda é a segunda indústria mais poluente do mundo, perdendo apenas para o petróleo. No último ano, somente na Índia, mais de 100 toneladas de roupas foram jogadas por não terem sido compradas. Além da poluição, o setor de moda é reconhecido por situações precárias nas produções, onde pessoas trabalham para ganhar $3 no dia.

Poluição, desperdício e exploração. Na nova obra, André reflete sobre essas contradições para apresentar aquilo que deveria conduzir todas as marcas na atualidade: o fazer com propósito. Indo muito além da venda e do marketing, ele mostra como é necessário entender certos valores para ser capaz de empreender e inovar com sucesso.

André Carvalhal foi gerente de marketing e conteúdo da Farm por dez anos. Em 2016, associou-se ao grupo Reserva e hoje é co-fundador da Malha – o maior espaço colaborativo de moda no Brasil com foco na sustentabilidade e no reaproveitamento. Em maio, ele lança a marca AHLMA no qual participa como diretor criativo.

Texto por Nathalia Isabele, especial para o Curitiba Cult

Foto: Raul Aragão

Por Curitiba Cult
23/02/2017 22h53