Amor entre Jorge Amado e Zélia Gattai vira exposição, a partir dessa quarta (02)

Zelia Gattai e Jorge Amado Foto Acervo Pessoal Paloma Amado
Foto: Acervo Pessoal Paloma Amado

O amor de dois grandes nomes da cultura brasileira ganha o salão de exposições da Caixa Cultural nesta semana. A partir de quarta-feira (02/10), “Amados – Zélia & Jorge” mostra ao público a forte relação de amor entre Zélia Gattai e Jorge Amado. O casal ficou junto por 56 anos, trocando cartas, fotos, vídeos, desenhos e depoimentos – agora, disponíveis para apreciação gratuita do público em Curitiba.

A filha de Zélia e Jorge, Paloma Amado, assina a curadoria, enquanto Elaine Hazin, da Via Press Comunicação (BA), assina idealização e direção geral. A mostra ainda traz Rose Lima no projeto expográfico e Renata Mota na cenografia.

Longa História de Amor

“Amados – Zélia & Jorge” faz um percurso histórico e emotivo do casal de escritores. Zélia Gattai e Jorge Amado se conheceram no fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Importantes figuras na cultura brasileira, passaram por diversos momentos juntos, da aclamação da carreira de Jorge ao exílio por questões políticas. Da saída da Bahia, onde nasceu o primeiro filho, passando por Paris (França) onde Zélia estuda civilização francesa até Praga (Checoslováquia), onde nasce Paloma, e a volta à Bahia, as viagens são retratadas em imagens e fragmentos de memórias. Momentos íntimos são transformados em instalações que celebram o amor.

Zélia se interessa por fotografia no leste europeu, e é dela boa parte dos registros do casal e de Jorge Amado, que se tornaria um dos maiores escritores brasileiros, autor de “Gabriela, Cravo e Canela” e “Tieta do Agreste”, entre tantos outros. Zélia também foi autora de obras famosas como “Anarquistas, Graças a Deus”. Ficaram juntos até a morte do escritor, em 2001.

Foram 56 anos de mãos dadas, embarcados numa mesma navegação, linda e profunda, por mares agitados, marés mansas. Anos de uma luta em comum pelo bem da humanidade, pela paz entre os homens, pela igualdade de direitos e pela liberdade. E foi para contar mais dessa história que organizamos a exposição”, conta Paloma Jorge Amado.

SERVIÇO – Exposição “Amados – Zélia e Jorge”

Quando: a partir de 02 de outubro de 2024 (quarta-feira) até 02 de fevereiro de 2025

Horário: visitação de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, domingos, das 10h às 19h

Onde: Caixa Cultural Curitiba (R. Conselheiro Laurindo, 280)

Quanto: Entrada gratuita.

Por Brunow Camman
01/10/2024 09h30

Artigos Relacionados

Quem foi Rubens Meister, arquiteto que projetou o Teatro Guaíra?

140 Anos de História: documentário revela trajetória do Teatro Guaíra