A Aliança Francesa traz a Curitiba o mais famoso teatro de bonecos francês: Guignol de Lyon. O espetáculo ‘O Pote de Geleia’ é comandado pelo personagem Guignol, criado no início do século XIX com o objetivo de satirizar e criticar os acontecimentos sociais e políticos da época. Pela primeira vez na cidade, de 12 a 19 de setembro, o Guignol de Lyon realiza uma série de apresentações gratuitas em eventos culturais e de cunho socioeducativo.
O personagem Guignol é uma criação de Laurent Mourget, antigo operário das fábricas de seda de Lyon que, ao perder seu emprego com a crise da época, teve que seguir a profissão de dentista. Para atrair a clientela e distrair os pacientes durante o atendimento, ele fabricou um boneco muito semelhante a si próprio, com o qual realizava encenações. Guignol ficou tão popular na cidade que Mourget passou a se dedicar unicamente ao teatro de bonecos.
Os diferentes espetáculos de Guignol eram uma forma de informar a população e incitar seu espírito crítico em relação ao governo, às condições de trabalho e à própria sociedade. Além de Guignol, os outros dois personagens principais são sua esposa, Madelon, e seu amigo, Gnafron. Em seus primórdios, Guignol era voltado exclusivamente para o público adulto, mas, com o passar do tempo, adaptou alguns de seus espetáculos também para as crianças, mas sem perder sua linha satírica.
Em Curitiba de 12 a 19 de setembro, Guignol e sua trupe participam de uma extensa programação cultural na cidade: apresentações na Aliança Francesa, na Boca Maldita, no Pátio Batel, no Museu do Olho e na abertura do festival 1º Bonecos em Curitiba, que será realizado na Biblioteca Pública, ocasião para um encontro entre bonequeiros franceses e brasileiros. Eles ainda realizam apresentações fechadas para as crianças do Hospital Pequeno Príncipe, para escolas públicas onde a língua francesa é ensinada e para a Associação Borda Viva, apoiada pelo Instituto Renault.
SEXTA-FEIRA (12/09)
Local: Aliança Francesa | Rua Prudente de Moraes, 1101
Horário: 15h (crianças) | 19h30 (adultos)
SÁBADO (13/09)
Local: Boca Maldita (próximo ao relógio da Praça Osório)
Horário: 11h
Local: Pátio Batel
Horário: 16h
DOMINGO (14/09)
Local: Museu Oscar Niemeyer (Parcão)
Horário: 15h | 17h
SEGUNDA-FEIRA (15/09)
1º Bonecos em Curitiba
Local: Biblioteca Pública
Horário: 15h
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?