Chegou aos cinemas na quinta-feira (19) mais uma obra que soube se autopromover bastante nas semanas antecedentes a estreia. Atitude bem recorrente ultimamente em produções tomadas pela desconfiança que precisam se garantir de alguma forma perante ao público. E é assim que Além da Morte se lança às telonas, prometendo muito e não cumprindo quase nada.
Além da Morte é um remake do filme homônimo em inglês (Flatliners), mas que aqui recebeu o nome de Linha Mortal em 1990. Dirigido por Joel Schumacher, escrito por Peter Filardi e tendo grandes atores: Kiefer Sutherland, Julia Roberts e Kevin Bacon. Atraiu certos fãs e alguma renda, mas nada que o fizesse entrar na extensa lista de cults surgidos naquela época. Muito menos pra justificar uma regravação, seguindo um enredo mal aproveitado e explorado.
A trama apresenta um grupo de estudantes de medicina que decide explorar os acontecimentos além da morte. Em sequência cada um vai vivenciando a experiência de morrer e ser ressuscitado segundos depois pelos companheiros. O experimento, que deveria trazer revelações sobre o estado mental durante a morte, acaba se mostrando perigoso para todos.
Com algumas diferenças de encaminhamento, o que vemos aqui é extremamente igual ao original. Quem assumiu a direção dessa vez foi Niels Arden Oplev, com o roteiro de Ben Ripley montado na base feita por Filardi. O grupo de estudantes apresenta Ellen Page, Nina Dobrev, Diego Luna, James Norton e Kiersey Clemmons. Tendo uma participação mais que especial de Sutherland, como o médico-chefe do hospital.
É perceptível que Além da Morte apresenta um grande esforço para se dar bem em todas as áreas que tenta abranger. O que não é suficiente para garantir sucesso, longe disso para ser sincero. A temática de falar sobre os acontecimentos além da vida é presença constante em obras da sétima arte. Muitas vezes decepcionando por não se aprofundar ou não trazer uma abordagem precisa sobre, é o que acontece aqui.
As atuações são bem limitadas, assim como a direção exagera nos cortes e o roteiro se expande de tamanha forma que deixa tudo raso em ritmo acelerado. Não existe muita emoção em cena e nem razão para o que está acontecendo, os desfechos complicam ainda mais tudo. Falta o tal suspense psicológico, de qualidade pelo menos. O drama se resolve tão rápido que é difícil de aceitar, assim como todos os acontecimentos. A verdade é que Além da Morte se vendeu como grande e na teoria até poderia ser, porém na prática mal consegue funcionar direito.
Nota: 3,5
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.