A vida é melhor com música

Primeiro, liga o som. Todas as nossas colunas vão ter sugestão de trilha sonora, e a de hoje é “Run”, do OneRepublic. Coloca aí para tocar no seu serviço de streaming favorito e volta aqui para continuar lendo a coluna.

Encontrar motivação para seguir com as responsabilidades do dia a dia, manter-se saudável e focar nos nossos objetivos não tem sido nada fácil nos tempos em que estamos vivendo. Dá pra dizer até que é tarefa de super-herói. Mas sempre tem alguma coisa que que podemos fazer para deixar tudo um pouco mais leve. Para mim, tem algo muito simples que deixa qualquer coisa, qualquer dia, qualquer momento, qualquer tarefa, um pouco mais especial. Música – a vida é melhor com ela.

Para mim, sempre foi essencial ter algo tocando em qualquer momento da vida. Faço questão de ter playlists prontas para qualquer situação. São três principais – músicas que estou mais ouvindo no momento, a playlist “festa”, com opções mais acessíveis a qualquer gosto musical e que funciona nas reuniões entre amigos, e a “throwback”, com os clássicos de qualquer gênero e de uma miscelânea de épocas. Se a festa fosse aqui em casa (saudades aglomerações), pode ter certeza que teria o Spotify ou uma playlist do YouTube rolando na televisão.

Os tempos de festa já parecem muito distantes, e com a pandemia, me vi em um cenário bem assustador e solitário. Como faço parte do grupo de risco, comecei a trabalhar em casa. O único ser vivo que eu conversava pessoalmente era a minha filha (de quatro patas). Precisei de alguma coisa para ocupar esse espaço que ficou vazio. Entrou a música, que de certa forma ficou um pouquinho coadjuvante nos últimos anos, mas que retornou com ainda mais força, me relembrando dos tempos de quando eu não desligava o som por nenhum motivo.

Quando mais nova, colecionei CDs (ainda tenho todos). Como jornalista, comecei a trabalhar com cultura assim que me formei e, em sequência, veio a proximidade com o público jovem ao trabalhar na Gazetinha, da Gazeta do Povo, e depois no programa its, da RICTV. Ao lado de pessoas incríveis, pude escrever e compartilhar informações e experiências sobre artistas que admiro e que faziam parte da minha vida.

Com essa coluna, quero voltar a me conectar com as pessoas por meio da música. A ideia aqui é falar de tudo o que gostamos, qualquer coisa. Essa foi a base para a escolha do nome da coluna – La la la. Você pode ouvir músicas de qualquer gênero, idioma, de qualquer parte do mundo. Sempre vai ter um “la la la” que fica na cabeça. É universal.

Para mim, música é isso – é qualquer coisa que te faça bem. Não interessa o gênero ou da onde veio. A música traz um sentimento, uma sensação. Pouco interessa se é culto, se é nobre, se é conceitual. Tem algo para todos os gostos. Cabe a nós mesmos ouvir aquilo que gostamos, sem se preocupar com a opinião dos outros, e trazer com a música um momento – nem que seja só um minuto (ou três) – especial para todos os dias das nossas vidas.

Fiquem à vontade para me ajudar, me inspirar, opinar, dar ideias! Espero que eu possa dar dicas boas e compartilhar um pouco do que ouço com quem lê essa coluna. Deem dicas do que querem ver por aqui, seus artistas favoritos!

Fechamos com a dica da semana. “Run”, do OneRepublic (que tenho certeza que você estava ouvindo enquanto lia essa coluna, e se não, ainda dá tempo) já é o quinto single do tão esperado próximo álbum da banda, Human, que deve ser lançado esse ano. O trabalho seria originalmente lançado no fim de 2019; foi inicialmente adiado para 2020, e depois adiado novamente devido a pandemia.

Escrita e produzida por Ryan Tedder, Brent Kutzle, Tyler Spry e John Nathaniel, a faixa tem uma pegada bem para cima, otimista, e te encoraja a deixar de lado as energias negativas, focar no que é bom, aproveitar o que a vida trouxe de positivo e curtir cada momento.

“Yeah, one day, well, the sky might fall (Sim, um dia, bem, o céu pode cair)
Yеah, one day I could lose it all (Sim, um dia eu posso perder tudo)
So I run until I hit that wall (Então eu corro até eu atingir aquela parede)
If I learnеd one lesson, count your blessings (Se eu aprendi uma lição, dê valor as suas bênçãos)
Look to the rising sun and run, run, run (Olhe para o céu nascendo e corra, corra corra)”

Vamos juntos?

La La La

Angela Antunes é jornalista e pós-graduanda em Marketing, Branding e Growth. Gerente de marketing, comunicação e eventos no Quintana Gastronomia, em Curitiba. Amante de música pop, séries de televisão, filmes e animais.

Por Angela Antunes
14/05/2021 15h43