Luz baixa, fotografia intimista e tons em preto e branco. É assim que se apresenta a mensagem do novo clipe da cantora Barbara Ohana, lançado ontem, dia 19. A narrativa traz à tona o questionamento que muitos provavelmente farão no decorrer das cenas: “Por que muitos homens que querem estar com uma trans/travesti acabam por machucá-las?”. As cenas são divididas pela cantora, pelo ator Cauã Reymond que interpreta a heroína do clipe, a travesti Clara, e pelo ator Júlio Machado, que é o homem hétero transfóbico da história.
A história é clara, direta, triste e REAL: Clara vai a um bar e troca olhares com o bonitão, enquanto os amigos dele fazem piadas e a ofendem. Ao saírem do local e entrarem em um elevador, o homem começa a tocar Clara demonstrando que queria mesmo tê-la em seus braços e, SURPRESA: do nada, joga-a contra a parede e a recepciona com fortes chutes.
Essa é a realidade enfrentada pela maioria esmagadora de transexuais e travestis no Brasil. Várias Claras enfrentam em maior e menor grau e em cada detalhe do seu dia a dia, um tipo de chute que, em casos extremos, viram cruéis assassinatos. No Brasil, os números desses “chutes” são lamentáveis. Segundo dados da Transgender Europe, somos o país que mais mata transexuais e travestis no mundo.
Não é comum vermos Claras em nosso dia a dia, andando no shopping de mãos dadas com seus namorados, nas filas dos supermercados fazendo compras ou até mesmo em um banco pagando boletos. O problema de enclausuramento de transexuais e travestis começa muito cedo, logo na escola, e também em suas famílias, ambientes em que muitas vezes as pessoas transexuais sofrem agressões psicológicas e físicas por causa do preconceito. E o que acontece com muitas delas?
Se de um lado temos a escola, que não está preparada para lidar e entender com a situação; do outro temos a casa familiar, que não quer ouvir “comentários dos vizinhos” ou são guiados por dogmas religiosos. De acordo com dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil – Antra, 90% dessas meninas desamparadas caem na prostituição, reforçando a imagem de que toda mulher trans se prostitui, razões que para o imaginário social dão margem para a violência, o que reflete no comportamento geral da sociedade.
No clipe, as cenas deixam estereotipadas o que vemos todos os dias em nossa realidade: um grupo de amigos “tira uma onda” porque o amigo machão está de olho na travesti e ele reforça sua “macheza” indo atrás dela e machucando-a. Agora fica a pergunta: Por que isso?
O ator Cauã Reymond em entrevista para o site O Globo, conta sobre o compromisso social que a história da Clara quer passar: “Espero que a gente realmente consiga passar uma mensagem dessa luta contra a intolerância, porque infelizmente esse clipe está saindo num momento muito oportuno, o que só reforça a mensagem. As pessoas precisam aprender a respeitar as diferenças, independentemente da orientação sexual, religiosa, política. Precisamos respeitar o espaço alheio.”
Depois de ser agredida, Clara opta por se vingar. A mulher cis da história vivida pela cantora, arma um encontro entre o homem e Clara. A cena é bastante comovente, pois em vez de torturar o homem como possivelmente era de se esperar na narrativa, Clara demonstra sensibilidade e até mesmo amor quando mostra somente o quanto ele é covarde.
Num espaço tão pequeno e tão tocante, o clipe mostra que o problema da transfobia, além de estar inserido (infelizmente) nos nossos dias, também é um assunto de extrema importância que deve ser trazido à mesa todos os dias para ser discutido. Enquanto milhões de Claras estiverem sendo violentadas todos diariamente, a nossa realidade será tão triste e sem cor como essas cenas que o clipe nos apresentou.
Em tempo, nossos aplausos à atuação e coragem dos artistas em contribuir com a causa.
Vale o play!
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.