A pausa criativa necessária

Não somos fortes o tempo todo. Nem somos máquinas. Somos seres humanos em tempos pandêmicos que precisam cuidar do emocional e sobreviver aos caos econômico. Às vezes pausar o que não está dando certo, seja no trabalho manual ou na vida pessoal, é necessário e saudável.

Já forçou para realizar trabalhos somente para provar aos outros que está fazendo algo? E, lógico, o resultado não foi como o esperado, não é mesmo? Outro fio podia ter sido utilizado, outra técnica, outra cor. Ou está tudo dando certo, trabalhos incríveis sendo desenvolvidos, mas o cansaço é extremo, a saúde mental pede socorro e o seu sono grita por mais algumas horas de descanso. O artesanato é lindo sim, é terapêutico, é relaxante, é criativo, mas não quando é forçado para justificar aos outros ou para si que consegue passar por tempos difíceis tão facilmente. É bom e imprescindível dar aquele tempo para a inspiração voltar, sentir o coração bater de emoção, se sentir motivada (o) e entusiasmada (o) com o trabalho.

Não há nada de errado dar um tempo. E se está tudo bem, desacelerar também pode ser necessário para renovação pessoal, para mais tempo de estudo e conhecimento, por mais experiências. Neste tempo de pausa criativa, é bom fazer coisas inspiradoras e com propósito como atividades físicas (corrida, caminhada, Pilates), leituras (em geral sobre tudo), ouvir uma boa música, uma ótima comida caseira e assistir séries que resgatem a autoestima e a produtividade.  O importante é retornar com força e sabedoria!

Você faz as devidas pausas para repensar a vida? Conte para nós!

Por Roberta Pinto
12/08/2021 18h29