Chegou aos cinemas nesta quinta (6) um dos terrores mais esperados do ano: A Freira. O filme é o mais novo capítulo no “universo” Invocação do Mal, contabilizando agora cinco produções levemente relacionadas; obras que já estão no gosto popular e que antes mesmo de irem às telonas conseguem alto índice de aprovação. E aqui não é diferente, permitindo ao longa certa liberdade que se mostra mal aproveitada; apesar de ser um exemplar digno ao gênero e certamente causador de boas doses de pavor em quem estiver assistindo.
Toda a premissa que originou A Freira veio após o sucesso da personagem na aparição em Invocação do Mal 2; logo a Warner percebeu que um filme próprio dela seria tão preciso quanto o de Annabelle foi 4 anos atrás. Sendo assim, deu inicio um processo de franqueamento daquela que se tornara a saga de terror mais popular da década. E apesar do fracasso crítico dos filmes envolvendo a boneca possuída, o retorno financeiro sempre foi alto; ou seja, além de um terceiro capítulo da trama principal, novas obras individuais seguirão surgindo (reza a lenda que “Homem-Torto” será o próximo, já em 2019).
Depois de toda essa contextualização, é hora de falar sobre o que realmente importa: a estreia de A Freira. Coube a Corin Hardy (‘A Maldição da Floresta’) assumir a direção, com roteiro de James Wan e Gary Dauberman; sendo que Wan é criador da franquia e o Dauberman ganhou reconhecimento nos ‘Annabelle’ e ‘It: A Coisa’. O elenco conta com o protagonismo bem dizer exclusivo de Taissa Farmiga, Demian Bichir e Jonas Bloquet.
O grande ideal de A Freira é introduzir a origem maligna dela e para isso o filme retorna à Romênia nos anos 50. Onde uma freira comete um suspeito suicídio em um convento de enclausuramento no meio do nada, a atitude e a má fama do local chamam a atenção do Vaticano; que decide assim enviar dois representantes da igreja para investigar e que acabarão por descobrir uma horripilante história.
Primeiro de tudo, é sempre bom saber que o filme não é baseado em fatos reais (apesar disso ser óbvio, muita gente acredita devido a bela ambientação da trama). O que temos em A Freira é um grandioso filme de terror, e que cumpre com facilidade sua função; ainda mais em um momento complicado do gênero. Porém, tem muita coisa errada no meio dos sustos e passagens tensas.
A Freira se perde nas próprias pretensões, por horas parecendo até um filme de aventura obscura com toques terríficos; chegando ao ponto de existir o famigerado alívio cômico em diversos momentos que a tensão deveria se instaurar. Até mesmo a trama de origem se mostra incoerente e apenas inventada pra tapar o buraco, totalmente descartável; conseguiram ao menos criar uma boa conexão com Invocação do Mal, mas que ao mesmo tempo não se mostra tão suficiente quanto deveria.
No geral, o que temos aqui é uma produção excelentemente bem montada e que acaba atrapalhada pela tentativa de querer muito; quando o que precisamos não passa do básico: tensão, enredo costurado, suspense e sustos. E é possível encontrar tais fatores em A Freira, mas estão presos no meio de muita câmera rotatória, trilha sonora barulhenta, jumpscares fáceis e aparições tenebrosas que ao fim já se tornam cansativas. É o famoso terror que funciona bem sem surpreender, já que se torna totalmente manjado de uma parte em diante.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.