A fotografia como ativismo é tema de Roda de Fotógrafos nessa quinta (22)

Roda de Fotógrafos com Luiz Baltar. Foto: Luiz Baltar.
Foto: Luiz Baltar

Um grande evento de fotografia em Curitiba retoma sua programação depois de seis anos para um bate-papo inspirador. A Roda de Fotógrafos tem nova edição nessa quarta-feira (22/08), às 18h, na Biblioteca Pública do Paraná, com Luiz Baltar. O evento é gratuito, precisando apenas de cadastro prévio via formulário, comemorando o Dia Mundial da Fotografia, que aconteceu nesta segunda-feira (19).

Criada em 2012, a Roda de Fotógrafos movimentou o cenário curitibano trazendo dezenas de palestrantes e milhares de espectadores em conversas sobre essa arte. Aconteceu até 2018. A nova edição celebra os 185 anos da invenção da fotografia, discutindo o poder transformador dos registros fotográficos. “Encontros de fotografia são momentos de troca, aprendizado e inspiração. O evento tem como objetivo fortalecer esse movimento, incentivar a colaboração e contribuir para o crescimento e reconhecimento da fotografia“, ressalta o fotógrafo Daniel Caron, um dos organizadores do encontro.

Luiz Baltar

O escolhido para marcar a retomada do bem sucedido projeto é Luiz Baltar. O carioca passou a registrar os bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro em 2009. Suas imagens revelam o cotidiano, o processo de remoções forçadas e as ocupações militares em diversas comunidades e favelas.

Temas como cultura, direito à cidade e território percorrem seus projetos mais autorais. Acredita na fotografia como forma de expressão ativista e crítica, lançando um olhar aprofundado sobre a cidade e os cidadãos.

Baltar chama seus processos de Fluxografias, transitando entre o território da fotografia documental clássica e a ficção. A reconstrução de um imaginário urbano dentro do registro cotidiano que discute questões sociais levou o fotógrafo a vencer o Prêmio da Fundação Conrado Wessel de 2016. Também já recebeu menção honrosa na categoria Nuestra Mirada no POY Latam (consagrado prêmio de fotografia documental da América Latina) e Prix Photo da Aliança Francesa.

SERVIÇO – Roda de Fotógrafos com Luiz Baltar

Quando: 22 de agosto de 2024 (quinta-feira)

Horário: das 18h às 19h30

Onde: Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133)

Quanto: gratuito (necessita inscrição no formulário).

Por Brunow Camman
22/08/2024 10h00

Artigos Relacionados

“Um curioso, antes de tudo”: fotógrafo dá dicas para apreciar essa arte no Dia Mundial da Fotografia (19/08)

Mostra apresenta universo imaginativo de crianças com Síndrome de Down