V, do BTS, exibe jazz e R&B em seu debut solo, “Layover”

Foto: CF Network

Chegou o momento de ouvir o sétimo – e último – membro do BTS a se aventurar oficialmente em um projeto solo. “Layover”, do V, chega às plataformas de streaming nesta sexta-feira, 8, e o artista admite sentir a pressão pelo fato dos membros anteriores terem sido tão bem-sucedidos. Mas não há nada a temer – com seis faixas no total, sendo uma delas uma faixa bônus, o projeto transparece a personalidade calma e singular do artista.

Há anos os fãs ouvem o artista – também conhecido como Kim Taehyung – comentar sobre faixas solos, as quais ele muitas vezes descarta. Agora, temos finalmente um álbum completo, e a intenção é ouvir as faixas em ordem para curtir a fluidez do trabalho.

Algumas das canções, como “Rainy Days” e “Love Me Again”, já haviam sido lançadas nas semanas anteriores, e traziam um pouco do que podíamos esperar. O álbum é calmo e tranquilo, com protagonismo da pegada pop, R&B e soul. “Layover”, o título do álbum, pode ser traduzido como “escala”, com a intenção de mostrar um tempo para “recarregar para o próximo destino”. “Eu só senti que na minha vida, não importa para onde ela vá, não irá seguir um caminho direto”, explicou o artista em entrevista à Rolling Stone. V trabalhou no álbum ao lado da diretora criativa Min Hee-jin, responsável pelo grupo de kpop NewJeans.

Apaixonado por jazz, V deixa suas referências musicais claras no trabalho – assim como o amor por seu cachorrinho, Yeontan, que estampa a capa do álbum e aparece nos videoclipes. Por se tratar do debut solo, ele quis focar em se apresentar como artista, mesmo que suas preferências musicais e gostos mudem frequentemente – até mesmo de mês em mês. “O álbum reflete a variedade de estilos musicais diferentes que mostram que meu sou. Mas eu continuo a escrever músicas”, detalha.

Todas as faixas misturam o idioma de origem do artista, coreano, com o inglês, com exceção de “For Us”, esta totalmente cantada na língua inglesa. O álbum mostra V com o coração partido, mas esperançoso. Em “For Us”, faixa que fecha o álbum (antes da versão em paino de “Slow Dancing”), ele canta:


“And it breaks my heart (e parte o meu coração)

That we gave it our best shot (que nós demos a nossa melhor chance)

Now you’re in California (agora você está na Califórnia)

I’m still waitin’ for ya (eu ainda estou esperando por você)

Will you change your mind? (você vai mudar de ideia?)

I would give it all up (eu desistiria de tudo)

For us (por nós)”

Entre os vocais leves em “Blue”, ao solo de flauta em “Slow Dancing”, “Layover” promete garantir a tranquilidade do fim de semana. Para ouvir e curtir.

V é o último integrante do BTS a fazer seu debut oficial solo. O primeiro foi j-hope, com o álbum “Jack in the Box”, lançado em julho de 2022; seguido por Jin, com “The Austronaut”, em outubro do mesmo ano. RM lançou o álbum “Indigo” em dezembro de 2022, seguido por Jimin, que estrelou “FACE”, em março. Suga promoveu como Agust D o álbum “D-Day” em abril, até que o mais jovem do grupo, Jungkook, lançasse “Seven”, a música do verão segundo a Billboard, em julho de 2023.

E você, o que mais espera dos projetos solo do BTS?

Por Angela Antunes
08/09/2023 18h23

Artigos Relacionados

Confiante como nunca antes, Demi está pronta para novo trabalho com versão rock de “Confident”

Sempre otimista, Louis Tomlinson trilha o próprio caminho em turnê mundial