Esquisito assistir um filme que tenta inocentar um dos responsáveis pelo desastre de Hiroshima e Nagasaki. Mas a história é assim, de tempos em tempos, seja a arte ou os livros didáticos, os donos da narrativa vão passar pano para alguém. Desta vez o cinema americano tenta justificar um dos capítulos mais sombrios da humanidade com a frase “se não fizermos primeiro, eles vão fazer”.
Dito isto, separando o massacre da obra, Oppenheimer é um verdadeiro feito. Com um enredo tão robusto e obtuso feito seu protagonista, o novo filme de Christopher Nolan deixa o público boquiaberto com a composição entre roteiro e fotografia que não deixam a desejar.
O filme estrelado por Cillian Murphy acompanha a história do físico J. Robert Oppenheimer, que encabeçou o Projeto Manhattan, responsável pela criação da bomba atômica. A trama é escrita e dirigida por Nolan e é baseada no vencedor do prêmio Pulitzer “American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer” (Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer), de Kai Bird e Martin J. Sherwin.
O elenco desse filme é um destaque por si só. A cada cena um novo rosto conhecido. Parece que os atores estavam ali apenas pela experiência de estar ali. Além dos protagonistas, o vencedor do Oscar Rami Malek (que teve três falas), Jack Quaid, Josh Peck e até o diretor Benny Safdie estão do elenco.
O núcleo principal – de tirar o fôlego – mostra ao que veio. Emilly Blunt interpreta Kitty Oppenheimer e garante sua indicação ao Oscar de 2024, assim como Robert Downey Jr., que interpreta o controverso Lewis Strauss. Infelizmente não posso dizer o mesmo do protagonista. Murphy está em sua performance mais apática e engessada, deixando o personagem desinteressante. Já Florence Pugh, uma das favoritas do elenco, é meio deixada de lado, sua personagem não tem dimensão e parece só servir para nudez gratuita.
Oppenheimer também realça as melhores características de Nolan, Além de ser visualmente interessante, assim como A Origem, as escolhas narrativas que o diretor faz enquanto roteirista são essenciais para o enredo. Mesmo com a quantidade absurda de personagens é possível acompanhar a história central sem perder as sutilidades da personalidade de cada um.
A composição do filme também faz parte da narrativa. Seja o som do detector de radiação, o estrondo da explosão ou o silêncio absoluto, cada detalhe do longa conta uma história. A fotografia do filme também aproxima o público dos personagens, principalmente de Oppenheimer, frequentemente colocado em evidência.
Oppenheimer é sim feito para ser apreciado na maior tela possível, até porque a grandiosidade do filme excede as expectativas. Mas também fica o alerta de crise existencial depois de assistir um filme que tenta defender basicamente um terrorista.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.