Cinemateca de Curitiba lança sessões adaptadas para pessoas com espectro autista

Foto: Cido Marques/Prefeitura de Curitiba

Cinema para todos! A programação inclusiva da Cinemateca de Curitiba será expandida e, a partir deste fim de semana, sessões de cinema adaptadas e gratuitas serão oferecidas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O novo formato ganha primeira sessão neste domingo (21) com a exibição do Turma da Mônica em uma Aventura no Tempo às 16h.

Com o objetivo de maximizar o conforto e a tranquilidade do público com TEA, alguns ajustes serão feitos nas salas de exibições. O volume do som será ajustado para um nível mais baixo, evitando desconfortos para pessoas com sensibilidade auditiva. Além disso, algumas luzes da sala permanecerão acesas, evitando que o ambiente esteja completamente escuro, o que pode ser reconfortante para algumas pessoas dentro do espectro autista.

Neste sábado (20) também acontece uma sessão inclusiva, desta vez voltada para o público com deficiência visual. A partir das 15h, será exibido com audiodescrição o documentário nacional , que traz uma abordagem sobre as diferentes religiões no Brasil.

As sessões inclusivas são gratuitas e, as voltadas ao público com TEA, acontecerão uma vez ao mês. A Cinemateca de Curitiba fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174.

Por Deyse Carvalho
19/05/2023 15h36

Artigos Relacionados

O começo do fim: Velozes e Furiosos 10 inicia o adeus à franquia

Projeto Clássicos no Passeio exibe filme de Morgan Freeman