por Natália Bezerra de Souza
A 31° edição do Festival de Curitiba traz peças com diversos grupos e conceitos relacionados à dança. Tendo como atração principal um espetáculo criado durante a pandemia, o Grupo Corpo de Belo Horizonte apresenta Primavera e Breu; uma peça que retrata o momento pandêmico que o mundo passou.
Os ingressos podem ser adquiridos no site do Festival de Curitiba ou na bilheteria oficial localizada no Shopping Mueller.
Coreografada por Rodrigo Pederneiras e com música de Lenine, Primavera e Breu é uma peça que traz o espírito da dança durante a pandemia. Em Primavera, o balé tem a alma do divertimento, incorpora e junta, de certa forma, os impedimentos daquele momento pandêmico. E em complemento, Breu traz a realidade da violência e da barbaridade dos dias que vivemos.
Quando: 8 e 9 de abril de 2023 (sábado e domingo)
Onde: Guairão – Auditório Bento Munhoz da Rocha (R. Amintas de Barros, S/N)
Horário: 20h30 no sábado e 19h no domingo.
Ingressos: a partir de R$40
Na escuridão tudo é engolido? Na escuridão dos olhos, o que conseguimos ver? Esses são alguns questionamentos que a Companhia de Dança Cena 11 proporciona durante a apresentação de Matéria Escura. Apesar de exigir bastante dedicação, o elenco é composto por dançarinos que vão dos 27 aos 62 anos.
Quando: 7 e 8 de abril de 2023 (sexta e sábado)
Onde: Teatro da Reitoria (XV de Novembro, 1299)
Horário: 20h30
Ingressos: a partir de R$40
Performada por Vitória Gabarda, a peça faz uma relação entre o corpo humano e ferramentas: sendo as veias como rios que circulam dentro de um território, as escápulas como pás que, por meio da repetição do movimento, acessam camadas profundas e corpo como um instrumento de abrir espaços.
Quando: 8 de abril de 2023 (sábado)
Onde: Teatro Novelas Curitibanas (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222)
Horário: 17h
Ingressos: pague quanto vale *o pagamento é feito no dia do evento, com valor a ser definido pelo espectador
Qual sua conexão? De acordo com a CIA Laboratório de Dança Daniel Cortez, na peça R.E.S.S.I.N.T.O, tudo acontece na busca pelo máximo. É um espetáculo que envolve o trajeto dos corpos femininos e masculinos do início ao fim em busca das suas conexões.
Quando: 6, 7 e 9 de abril de 2023 (quinta, sexta e domingo)
Onde: Praça Santos Andrade (6) e Ruínas de São Francisco (7 e 9)
Horário: 18h, 14h e 11h respectivamente
Evento Gratuito
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?