Chance de ver Jô Soares pela última vez no Festival de Curitiba

Foto: Priscila Prade

por Sandro Moser – Agência de Notícias Festival de Curitiba

O teatro é como um trapézio sem rede”. Assim Jô Soares (1938-2022) resumiu ao ator Giovani Tozi o ofício que os unia. Ambos tiveram a ideia de montar “Gaslight – Uma Relação Tóxica” assistindo ao filme “A Meia Luz”, de 1944, no cinema particular do diretor. “Comprei os direitos e Jô traduziu. Nas leituras, o Jô já foi dirigindo a peça. Veio a pandemia e a peça se tornou o elo que nos manteve ativos e próximos”, disse Tozi.

O texto original é um blockbuster da Broadway escrito por Patrick Hamilton em 1938. O título pode ser traduzido como manipulação, abuso emocional e violência psicológica. 

Ano passado, o dicionário Merriam-Webster elegeu gaslighting como “palavra do ano”. “Eu não conhecia o termo, mas o Jô, aos 80 anos, estava conectado e notou que era um tema contemporâneo importante”, disse Tozi.

Despedida Gloriosa Jô foi artista múltiplo com carreira notável na televisão, literatura e cinema, mas nunca escondeu que o teatro era sua paixão. Contracenou com Cacilda Becker, montou Shakespeare e Nélson Rodrigues e escreveu e dirigiu dezenas de peças.

Sua passagem anterior no Festival de Curitiba foi ruidosa. Em 2009, dirigiu “A Cabra ou Quem é Sylvia?”, de Edward Albee, com José Wilker e Denise Del Vecchio. A peça chocou e fez rir com a história do homem bem-sucedido cujo casamento sucumbe ao se apaixonar por uma cabra. 

Quando foi levado ao hospital em agosto de 2022, Jô Soares participava ativamente dos ensaios e pesquisas de “Gaslight”. O grande artista morreu trabalhando, uma despedida gloriosa para alguém da sua dimensão na arte brasileira. O espetáculo estará na Mostra Lucia Camargo, no Festival de Curitiba, nos dias 5 e 6 de abril, no Teatro Guaíra.

Para Tozi, “Gaslight – Uma Relação Tóxica” é a chance de ver seu trabalho vivo. “O público vai ver que tem muito do Jô Soares na peça, além de uma explícita homenagem que só quem assistir vai entender”.

SERVIÇO – GASLIGHT – UMA RELAÇÃO TÓXICA

Quando: 05 e 06 de abril de 2023 (quarta e quinta-feira)

Onde: Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971)

Horário: 20h30

Quanto: a partir de R$ 40

Vendas: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva do Shopping Mueller (piso L3)

Por Curitiba Cult
05/04/2023 16h27

Artigos Relacionados

3 estreias nacionais para conferir no Festival de Curitiba

Amor e teatro: 4 peças emocionantes para compartilhar no Festival de Curitiba