Top Gun – Maverick prova que uma dose de nostalgia não faz mal a ninguém

Foto: Reprodução/Paramount Pictures

Quem disse que nostalgia é só uma mina de dinheiro? É sim, mas também pode trazer bons momentos para a indústria. Top Gun – Maverick é uma história de reconciliação que agarra o público nos primeiros minutos sem deixar que os clichês de filmes profundamente americanos estraguem sua magia.

O filme acompanha Tom Cruise de volta no papel de Pete “Maverick” Mitchell. Agora o piloto condecorado, que ainda assume a posição de capitão apesar de seus 30 anos de carreira, volta a Top Gun, academia de pilotos navais onde aprendeu tudo que sabe. Maverick terá que enfrentar alguns assuntos mal resolvidos do seu passado ao mesmo tempo que ensina uma nova geração de pilotos o que ele sabe.

Como já era de se esperar, Tom Cruise, uma das caras dos filmes de ação, é impecável ao longo do filme. A cada cena é possível ver a dedicação do ator no projeto que sucede o seu lançamento para o estrelato – Top Gun: Ases Indomáveis. Mesmo não sendo o mais prolixo dos personagens, as motivações e objetivos de Maverick são claros graças ao trabalho de Cruise.

Top Gun: Maverick: Tom Cruise

Foto: Reprodução/Paramount Pictures

O roteiro é, em sua essência, recheado de clichês. Claro que Maverick seria perdoado, claro que ele iria liderar a missão, claro que ele iria ficar com a garota no final. Mas isso não quer dizer que a audiência não está investida em cada segundo que os melhores pilotos da marinha aparecem na tela.

Falando em nostalgia, ao invés de ser um detalhe que incomoda os cinéfilos já cansados de remakes e reboots, os ares dos anos 80 são peça chave para o encanto presente na trama. Desde a trilha até a fotografia banhada pela luz golden hour, quem assiste é transportado para as boas partes da época em que o primeiro filme foi lançado.

O elenco de apoio é um show à parte. Miles Teller volta a mostrar o mesmo desempenho que ganhou o coração da crítica em Whiplash: Em Busca da Perfeição, desta vez em um filme mainstream.

Top Gun: Maverick: Miles Teller

Foto: Reprodução/Paramount Pictures

Top Gun – Maverick é um sonho americano que consegue ser apreciado por fãs de aviação e cinema ao redor do mundo, e envolve o telespectador de tal forma que as mais de duas horas de duração passam sem deixar rastros.

Por Deyse Carvalho
25/05/2022 10h00

Artigos Relacionados

O Homem do Norte é uma versão visceral do clássico de Shakespeare

Filme gravado no Boqueirão é exibido no Festival de Cannes