História da Catedral de Curitiba é contada em exposição virtual

Um dos pontos turísticos mais bonitos da capital paranaense é a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Localizada no coração de Curitiba, sua história retrata acontecimentos marcantes e importantes para as pessoas que vivem aqui. A Catedral Metropolitana poderá ser vista on-line, por meio de uma exposição fotográfica e documental.

No Facebook da Fundação Cultural, o projeto virtual conta a história deste projeto arquitetônico, religioso e cultural. A mostra traz toda sua história, desde sua construção, em 1875 a até a atualidade. Os principais eventos do cotidiano e as intervenções que a Igreja sofreu também serão abordados. 

O dirigível Hindenburg sobrevoa a Catedral. Foto: João Baptista Grof

Cerca de 40 fotos em preto-e-branco foram selecionadas. Segundo Aparecida Vaz da Silva Bahls, historiadora da Casa da Memória, “A proposta é revisitar os diferentes momentos da história de Curitiba a partir da Catedral, que viu a cidade se desenvolver a partir do seu entorno e deu a ela um status de modernidade”.

Acervo: Casa da Memória da Fundação Cultural de Curitiba.

Foram usados para a pesquisa os documentos dos acervos da Casa da Memória, do Museu Paranaense, da própria Catedral, do Arquivo Público do Paraná e até da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Por Pedro Pinheiro
27/07/2020 16h20