Encarar a leitura de um livro canônico já demanda certo esforço, que, quando superado, tem sua compensação com histórias enriquecedoras. Pensando-se em Manuel Odorico Mendes, então, cujo legado inclui as primeiras traduções integrais para o português de nomes como Homero e Virgílio (um da Grécia Antiga e outro de Roma), com seu método criativo, até mesmo os mais ávidos por literatura são desafiados.
Entretanto, o que ocorre se há o resgate de uma tradição oral que antecede o teatro como conhecemos e traz aos palcos de um festival contemporâneo o texto integral de A Ilíada, dividido em 24 atos (espetáculos em si, monólogos, narração)? Temos a empreitada de Octavio Camargo, que há dezesseis anos prepara a Cia Iliadahomero de Teatro para este momento. “A estreia é o final do processo ‘parte A’. Depois que passar, aí, é claro, temos a culinária, a adição de tempero. Vamos acertar o Ulisses. Lapidação”, afirma, num bate-papo com o Curitiba Cult e o ator Adriano Petermann, o próprio Camargo, criador do projeto.
Com os anos de pesquisa para o desenvolvimento da ousada tarefa de concretizar a materialização de um texto que ele considera o berço do dicionário, Octavio, também diretor do espetáculo, foi categórico ao afirmar que há interesse e acesso facilitado mesmo para obras originais, como recursos de tradução automática. “Trata-se de uma das obras com mais hiperlinks na internet (…) o primeiro respiro da cultura grega”, ainda completando: “Apesar de não ser uma obra lida popularmente, é uma obra cada vez mais visitada”.
“Texto integral… Se mudou a palavra é porque o ator a perdeu e alterou ali, mas não é pra acontecer”. Em meio a risadas Adriano Petermann, que vai protagonizar o Canto XVII, enfatizou a integralidade do texto, com direito a termos em latim e citação biográfica.
E o comprometimento não foi pequeno, afinal, a ideia é que a apresentação, que vai ocorrer no Festival de Curitiba, cative o público para disseminação dos espetáculos, despertando interesse em outros estados. Ainda assim, Adriano se envolveu na coisa toda há dois meses, apesar de acompanhar tudo desde o princípio. “Ele é nosso Diomedes“, disse, rindo Octavio, em referência ao herói grego presente na peça marcado pela astúcia. “Estamos resgatando os rapsodos, algo antes do drama. A origem do teatro, da tradição oral. Trata-se de um ator contando vários personagens, histórias. Pela primeira vez, haverá Olimpíadas na América do Sul, e A Ilíada do Homero era recitada nessas ocasiões”.
Não há como pensar no evento desportivo sem associar o espírito de competição, presente inclusive entre os rapsodos, artistas populares da época que faziam essas declamações. “Dois deles disputavam narrando o mesmo canto para serem julgados por uma plateia, que também apreciava”, disse o ator.
Enquanto explicava sobre o conceito de paz adquirida após a superação das próprias vaidades, presente na obra, Octavio foi enfático: “Homero não lamenta a morte dos homens. Lamenta a morte dos jovens. A grande da dor da humanidade e o que faz com que ela se movimente é querer que as pessoas não morram antes do tempo. A Ilíada fala disso”.
Finalizando a entrevista, Fernando acredita que a disseminação da obra neste formato em escolas já seria um grande pontapé inicial, exemplificando com recitais e eventos do gênero. Octavio defende: “Devemos perceber o poder da oralidade na educação, algo que está esquecido. O livro é uma boa maneira para esconder informação. Para ser difundida, a informação deve ser dita. Com nossos espetáculos, proporcionamos a possibilidade de um primeiro contato com uma obra do gênero.”
Que não temamos a ira de Aquiles. As apresentações se iniciam no dia 24 em locais diversos. Confira a programação.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.