Quando o ator Thiago Lacerda tinha 18 anos e estava no início da carreira, ele se interessou pelas obras de Shakespeare. Era impossível não se impressionar pelas histórias do autor inglês, que se tornou um dos mais importantes dramaturgos do mundo por abordar um tema complexo e atemporal: o ser humano.
O contato de Lacerda com Shakespeare teve seus primeiros passos com Macbeth, Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo e outras obras. Essa relação foi concretizada quando ele protagonizou uma montagem de Hamlet, dirigida por Ron Daniels em 2012. A experiência foi gratificante e, em outubro de 2015, Ron Daniels estreou o Repertório Shakespeare com Thiago Lacerda e outros 13 atores para apresentar as obras Macbeth e Medida Por Medida. As duas peças do Repertório Shakespeare fazem parte da programação da 25ª edição do Festival de Curitiba, que acontece entre os dias 22 de março e 3 de abril. O Curitiba Cult entrevistou por telefone o ator Thiago Lacerda sobre o projeto, a experiência de trabalhar com o diretor Ron Daniels e o zelo com o público.
No Repertório Shakespeare, Thiago Lacerda interpreta a trágica jornada de ambição do protagonista Macbeth e, em Medida Por Medida, ele dá vida ao Duque, um homem justo e correto que se descobre corrupto ao longo da história. Os dois espetáculos são, respectivamente, uma tragédia e uma comédia. Apesar de terem propostas diferentes no palco, Lacerda observa muitos pontos de convergência entre as duas, “O nosso diretor brinca que Shakespeare só escreveu uma peça e que na verdade são 38 obras que abordam temas recorrentes que afligiam o autor. O principal tema dele era o ser humano”, comenta o ator.
Essa capacidade que Shakespeare tinha de descrever o ser humano de forma tão íntima, além de falar dos mesmos assuntos de formas completamente diferentes, foi o que, na opinião de Thiago Lacerda, transformou a obra do dramaturgo em obras atemporais. Ele afirma que “enquanto existir um ser humano pisando no chão do planeta, Shakespeare vai ser atual”.
Ao descrever o que essa jornada pelas obras do dramaturgo inglês representa para a sua carreira, Lacerda destaca a oportunidade de contar histórias maravilhosas e o privilégio de trabalhar lado a lado com o diretor brasileiro Ron Daniels. Sim, apesar do nome que soa estrangeiro, Ron nasceu no Brasil, em Niterói, no ano de 1942. Antes de sair do país, o diretor era conhecido como Ronaldo Daniel e, em parceria com José Celso Martinez e Renato Borghi, fundou em São Paulo o Teatro Oficina. Na década de 60 Ron viajou para a Europa, mas, quando soube do golpe militar que acontecia no Brasil, resolveu não voltar e desenvolver a carreira no exterior. Hoje, rebatizado e erradicado nos Estados Unidos, Ron Daniels é diretor honorário da Royal Shakespeare Company. Durante a carreira, Ron já assinou mais de 40 montagens de Shakespeare. Diante desse currículo, Lacerda pensa que é um privilégio dividir o espaço de cena com Ron, um diretor brasileiro que o Brasil desconhece. “[Ronaldo] é uma das maiores autoridades no mundo sobre Shakespeare, poucas pessoas são capazes de falar de Shakespeare com tanta intimidade quanto ele”.
O profundo conhecimento sobre as obras de Shakespeare, porém, não é o único motivo pelo qual o ator admira Ron Daniels. Lacerda também fica feliz pela oportunidade de trabalhar com alguém que compartilha das mesmas ideias que ele tem sobre o teatro. Poder contar boas histórias para o maior número de pessoas possível pode ser um resumo do que Thiago acredita na profissão dele. É por esse motivo que o ator de identifica com a visão de Ron Daniels sobre as obras de Shakespeare, “Para o Ronaldo, o teatro tem que ser entendido pela plateia. O teatro de Shakespeare pode ser um teatro de alto nível oferecido para o povo, para que as pessoas voltem ao teatro”, explica. Ator e diretor concordam: a intenção é contar as histórias de Shakespeare de maneira simples, objetiva e, ao mesmo tempo, fiel à obra.
Quanto à possibilidade de continuar essa imersão nas obras de Shakespeare junto com Ron Daniels em futuros projetos, Thiago responde animado, “Sim, a gente não termina por aqui”.
Ao todo, são 14 atores que atuam em ambas as peças do Repertório Shakespeare – Macbeth e Medida Por Medida. Para atingir o objetivo de proporcionar um tetro simples e de qualidade, é preciso muita dedicação por parte atores, e, de acordo com Thiago Lacerda, grande parte dessa preparação se encontra no estudo do texto, “Todas as respostas que os atores precisam sobre os personagens, conflitos e a engenharia dramática de Shakespeare estão no texto. Então a nossa preparação é em torno do texto, sempre foi”, diz o ator.
O texto no qual Thiago e os atores do projeto se baseiam para encenar é o mesmo que foi usado para realizar inúmeras montagens da obra de Shakespeare pelo mundo. Isso se torna um desafio para o autor que procura sempre se inovar no palco. Para essa situação tão recorrente no universo do teatro, Thiago já tem uma estratégia definida: imaginar que essas peças nunca foram contadas antes. “O que a gente faz é imaginar que as histórias estão sendo contadas pela primeira vez, que o público não as conhece. Acho que está nisso o segredo da nossa capacidade de revelar para as pessoas uma ideia sobre a obra de Shakespeare”, exemplifica.
Esse raciocínio revela uma generosidade muito grande com o público que, para o ator, é um fator primordial. Durante a entrevista, Thiago Lacerda não economiza palavras para demonstrar o cuidado que os profissionais do teatro devem ter com as pessoas que vão assistir aos espetáculos. “No teatro, a principal preocupação deve ser o público. Essa era a preocupação de Shakespeare”, afirma.
Em relação ao festival, Lacerda se mostra entusiasmado para encenar, pois considera que é uma tarefa importante formar uma plateia e fazer com que ela volte sempre ao teatro, considerando todos os empecilhos que acompanham o teatro nacional atualmente. “O público de teatro no Brasil tem sido negligenciado, os preços são complicados e os teatros públicos estão cada vez mais abandonados, assim como a educação. Então se a gente puder fomentar as pessoas e cuidar para que elas voltem ao teatro, isso é um serviço muito grande à nossa profissão”, comenta.
As apresentações de Macbeth acontecem nos dias 25 de março às 21h, e 26 de março às 20h. “Medida por Medida”, ocorre nos dias 26 de março às 16h, e 27 de março às 19h. Os dois espetáculos acontecem no Teatro Positivo. Os ingressos para ambas as apresentações custam R$70,00 (inteira) e podem ser adquiridos nas bilheterias oficiais do evento (Shopping Mueller, Palladium, ParkShoppingBarigui e Pátio Batel) ou pelo site.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.