No próximo domingo será dada a largada para o pré-carnaval 2016 de Curitiba. Enquanto a batucada oficial da cidade não abre as alas, diversas opções já têm animado o cenário carnavalesco da cidade desde o início de janeiro. De bloco de carnavais até aos ensaios das escolas de samba da cidade, os tamborins já têm feito muito barulho pelos bairros da capital.
Durante todo o mês de janeiro o Grupo Especial das Escolas de Samba de Curitiba realiza o ensaio de suas agremiações em dias alternados, possibilitando aos foliões decidirem qual será o seu grito na avenida do samba. A Sociedade Cultural Carnavalesca Embaixadores da Alegria abre o barracão da escola de quinta a sábado, sempre a partir das 20h30, na Rua Capiberibe, 851, no Bairro Santa Quitéria.
O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Acadêmicos da Realeza abre a quadra de ensaios às terças e quintas, sempre às 20h, na Rua Dr. Roberto Barrozo, 1190, no Bairro Bom Retiro.
Os ensaios do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Mocidade Azul acontecem na Quadra da própria escola, na Rua Valdemar Cavanha, 2.000, no Bairro Fazendinha. Nas sextas e sábados os ensaios ocorrem entre às 20h e 22h, e aos domingos os ensaios ocorrem às 16h.
A Sociedade Recreativa, Beneficente e Cultural Escola de Samba Leões da Mocidade ensaia na Rua Anne Frank, 3877, no barracão da Escola no Bairro Boqueirão, nas terças, quintas e sábados, sempre às 20h.
A cada ano que passa, desde que o bloco Garibaldis e Sacis deixou o Centro Histórico para ocupar a Marechal Deodoro, a Avenida do Samba curitibano, alguns fanfarrões e movimentadores culturais têm proporcionado o encontro de músicos e batuqueiros e promovido diversos blocos de carnaval na cidade. Diferentemente de ouvir ‘Allah-la-ô mas que calor’, letra imortalizada na voz de Carlos Galhardo, das marchinhas, alguns blocos enaltecem o bom e velho rock em seus gritos.
https://www.youtube.com/watch?v=6rXzTxcIpOo
Se a pegada é samba-rock, o tradicional Bloco do Bossa conta com dez integrantes, com muita percussão e alto astral. No próximo dia 16 de janeiro, os maiores clássicos da música brasileira ganham novas releituras com clássicos de Tim Maia, Seu Jorge, Paralamas do Sucesso, O Rappa, entre diversos nomes da música nacional com toda a levada do Trio Mentira. A partir das 21h, na rua Senador Xavier da Silva, 210, no Bossa Nova Bar. Informações: 3528-6467 | 3093-7076.
O Bloco Caiu No Cavalo Babão se apresenta repaginando frevo, samba r ciranda com clássicos dos Beatles, The Doors, Mutantes, Black Sabbath. Claro que gritar ‘toca Raul’ será uma boa pedida. A produção do evento que conta com o apoio da equipe do Villa Bambu sugere que os folirockers se fantasiem inspirados em seus ídolos do rock e advertem que muitos Bowies são permitidos. O primeiro encontro será no dia 16 de janeiro, em frente ao Villa, no reduto do rock, na Rua Trajano Reis, 58, a partir das 14h, no bairro São Francisco. Entrada Franca.
Para quem faz a linha bamba tradicional, na próxima sexta-feira (15), a partir das 20h, a cantora e compositora Janine Mathias, idealizadora do projeto Samba da Nega, há um ano em cartaz em Curitiba, apresenta a Folia da Nega durante o Grito de Carnaval produzido pelo bar de samba Saudosa Maloca, no bairro Boa Vista, na rua Av. Anita Garibaldi, 2590. Além da cantora ser acompanhada pelos músicos Sergio Pires, Arthur Cipriani, Gstavo Moro e Nabio Rodrigues, durante a noite haverá a apresentação do Grupo Social Samba, que convida a prata da casa, a cantora Mãe Orminda, a primeira mulher a puxar um samba enredo no Brasil. Entradas R$10 e R$15.
Outro grupo que tem levado seu bloco para a rua é todo o fervo da Brasilidades. Sim, você já ouviu esse nome, porque por mais que você ainda não tenha ido a nenhuma das 50 edições durante os dois anos, em versão carnavalesca a Banda liderada por Marcel Cruz vai passar arrastando quem tiver à toa na vida, com uma deliciosa seleção dos clássicos que marcaram a festa em ritmo de marchinha. Vai ser um daqueles encontros para, como já é de praxe, celebrar o amor e a música brasileira. O bloco oficial sai dia 20 de fevereiro no centro da cidade e ainda não tem local certo. Mas até lá você por conferir os ensaios e colocar a sua fantasia. As datas têm sido divulgadas na página oficial da festa no Facebook. Aberto ao público.
E é claro que a badalada São Francisco não poderia ficar de fora das festas. O Berro de Carnaval do bloco 10Afinados e Daí? abre os trabalhos sempre às 16h, em todos os sábados de janeiro. O bloco se reúne em frente ao Canto da Caita, na rua São Francisco 50. Aberto ao público.
Você sabe de alguma outra ferveção nesse período de carnaval em Curitiba? Manda pra gente!
(Foto: Dayana Luiza)
(Ilustrações: Divulgação)
Data de Lançamento: 28 de novembro
Jardim dos Girassóis acompanha o casal Roberto (Rodrigo Lombardi) e Carol (Fernanda Vasconcellos), que vivem uma vida regada a muito amor junto dos filhos. Um acontecimento trágico, porém, abala as estruturas da família. Lamentando a perda de um dos membros, todos tentam seguir em frente, apesar da dor. O filho mais novo do casal Lucas, entretanto, vira peça-chave para o desenrolar dessa fatalidade, uma vez que passa a conviver e ser perseguido pelo espírito inconformado com a própria morte. A partir daí, a família deve buscar ajuda espiritual para acabar com os momentos perturbadores e perigosos que colocam Lucas em risco e começam a acontecer cotidianamente. Baseado no romance espírita de mesmo nome da autora Lygia Barbiere do Amaral, Jardim dos Girassóis mostra, através das premissas religiosas do espiritismo, esse entrelaçamento entre vidas passadas e vidas atuais.
Data de Lançamento: 27 de novembro
O documentário brasileiro Terras Prometidas – A Herança da Baronesa e do Barão de Hirsch explora a história de um casal de filantropos que marcou a imigração judaica para as Américas no início do século XX. Ao longo do filme, um descendente dos primeiros imigrantes, que chegaram à colônia agrícola de Philippson, no Rio Grande do Sul, em 1904, embarca em uma jornada pessoal para revisitar o legado de seus antepassados. Em formato de road movie, ele segue os passos de sua família, visitando locais históricos, ouvindo relatos e mergulhando em arquivos para entender o impacto duradouro do projeto da Baronesa e do Barão de Hirsch. Este casal visionário, até então pouco conhecido, investiu na libertação dos judeus que fugiam da miséria e da perseguição no Império Czarista, oferecendo a eles uma nova chance de vida em terras desconhecidas. O documentário conecta passado e presente ao reviver a esperança e o sonho de liberdade que impulsionaram essa imigração e reflete sobre o legado que ainda influencia as gerações atuais.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Em Tesouro, uma filha curiosa viaja para a terra natal de seu pai para reconstruir as raízes de sua família. Tesouro narra a história da jornalista Ruth (Lena Dunham) em uma viagem para a Polônia acompanhada de seu pai Edek (Stephen Fry). Sobrevivente do Holocasuto, Edek tomou uma decisão muitos anos atrás de deixar seu país de origem, esquecer seu passado e seguir em frente, não desejando confrontar o que passou. Bem-humorado, charmoso e extrovertido, ele aceita acompanhar Ruth nessa jornada inicialmente apenas para vigiá-la, fazendo então seu próprio roteiro divertido. Quando, entretanto, os dois vão visitar o antigo lar da família, o clima pesa e Edek passa a sabotar os planos da filha, que deseja conhecer os lugares onde ele viveu e cresceu antes do Holocausto. Entre conflitos geracionais e situações cômicas, pai e filha se conectam pela primeira vez, descobrindo histórias emocionantes e enfrentando um trauma familiar através do humor e da sensibilidade.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Em A Redenção: A História Real de Bonhoeffer, enquanto o mundo oscila à beira da aniquilação durante a Segunda Guerra Mundial, Dietrich Bonhoeffer (Jonas Dassler), um pregador do amor envolvido em um assassinato contra um tirano maligno, é levado ao epicentro de uma conspiração mortal para assassinar Hitler (Marc Bessant). Com sua fé e destino em jogo, Bonhoeffer deve escolher entre defender suas convicções morais ou arriscar tudo para salvar milhões de judeus do genocídio. Sua mudança de pregar a paz para tramar assassinatos alterará o curso da história ou lhe custará tudo? Até onde alguém irá para defender o que é certo?
Data de Lançamento: 28 de novembro
O Clube das Mulheres de Negócios é ambientado em um mundo onde os estereótipos de gêneros são invertidos, portanto, mulheres ocupam posições de poder que normalmente são ocupados por homens, e homens cumprem os papeis de serem socialmente submissos. A narrativa irá acompanhar Jongo (Luís Miranda), um fotógrafo renomado com o seu amigo jornalista, Candinho (Rafa Vitti), que chegam de manhã em um clube de campo em São Paulo. Esse clube, comandado por Cesárea (Cristina Pereira) e sua melhor amiga, Brasília (Louise Cardoso). Jongo já está preparado para o que os aguarda naquele ambiente onde metade das mulheres estão envolvidas com a justiça, já Candinho, terá um dia cheio de revelações escandalosas que o farão refletir sobre suas amizades e sua identidade. O Clube das Mulheres de Negócios aborda questões emergentes não apenas do machismo, mas também do racismo, do classicismo e da corrupção, enraizados na cultura patriarcal do Brasil e do mundo.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Sequência da já clássica animação musical da Disney, Moana 2 acompanha o reencontro de Moana e Maui para uma nova aventura pelos mares. Passados três anos desde a última jornada marítima, um chamado de seus ancestrais leva a jovem polinésia Moana de volta para águas perigosas e distantes da Oceania com um grupo improvável de marinheiros. Com a ajuda também do semideus Maui, ela deve quebrar uma maldição terrível que um deus cruel e com sede de poder colocou sobre uma das ilhas de seu povo. Nessa grandiosa missão, Moana e sua equipe vão desbravar novos territórios e enfrentar velhos e novos inimigos, como monstros marítimos, feitiços e deuses do mal. Tudo isso em busca de reconectar sua nação e assegurar a paz dos oceanos.