Grupo de MPB da UFPR completa 30 anos com show gratuito

Grupo de MPB da UFPR. Foto: Maringas Maciel.
Foto: Maringas Maciel

A música brasileira é celebrada em um recital especial do Grupo de MPB da UFPR (GMPB). As duas apresentações de meia temporada acontecem gratuitamente nos dias 30 e 31 de agosto (sexta-feira e sábado), às 20h, no Teatro da Reitoria. Não é necessário retirar ingresso antecipadamente.

O repertório é baseado no último show do grupo, “Todos os Tons Colorindo a Minha Escuridão”, que traz um apanhado expandido da trajetória recente do grupo. Através da imagem do arrebol (a cor avermelhada do crepúsculo anunciando o começo ou fim do dia), faz uma metáfora com o poder de renovação da música em diferentes âmbitos da vida e o refazimento de ciclos.

Nova fase

Fundado em 1994, o Grupo de MPB da UFPR pesquisa o cancioneiro nacional desde sua formação, valorizando a diversidade das sonoridades e ritmos de todos os cantos do Brasil. Em 2018, passou por uma grande mudança: se reestrutura para uma coro-orquestra. Com a regência e direção musical do maestro Vicente Ribeiro, o GMPB passa a apresentar arranjos escritos especialmente para a atual formação, que inclui 41 cantores e 19 instrumentistas.

Desde que Ribeiro assumiu a direção, o grupo já montou os espetáculos “A Cara do Brasil” (2018), “A Outra Cara do Brasil” (2019), “Mambembe” (2022) e “Todos os Tons Colorindo a Minha Escuridão” (2023). Durante a pandemia, usaram as redes sociais para manter a atividade, com vídeos disponíveis no YouTube e Instagram. Comemorando 30 anos, o GMPB inaugura uma nova fase. As apresentações de meia temporada introduzem elementos inéditos e criam expectativa para a próxima montagem, a ser realizada em dezembro. O compromisso de lançar olhares contundentes para as identidades que compõe a cultura brasileira é renovada e intensificada para as novas apresentações.

SERVIÇO – Apresentação do Grupo de MPB da UFPR

Quando: dias 30 e 31 de agosto de 2024 (sexta-feira e sábado)

Horário: 20h

Onde: Teatro da Reitoria (R. XV de Novembro, 1299)

Quanto: gratuito.

Por Brunow Camman
28/08/2024 11h44

Artigos Relacionados

Paulista Kiko Dinucci faz show inédito no Paiol: vendas abertas

Toquinho e Ivan Lins em Curitiba: ingressos à venda