Ajudar o próximo é sempre bom. Faz bem para o coração e para o sistema imunológico. De acordo com pesquisas, ao ajudar alguém, o nosso cérebro libera endorfina, responsável pela sensação de prazer, devido à felicidade e a gratidão gerada em outros. Está com tempo sobrando e tem disposição para fazer o bem? Se liga nessa lista com 7 ONGs em Curitiba que fazem trabalho sério e voluntário com pessoas que estão sempre aceitando uma mãozinha extra.

1. TETO Brasil

TETO Brasil é uma organização internacional que trabalha pela defesa dos direitos de pessoas que vivem nas favelas mais precárias, diminuindo sua vulnerabilidade por meio do engajamento comunitário e da mobilização de jovens voluntários.

Como ajudar?

Através do site, é possível fazer doações únicas ou mensais de a partir de R$ 35.

2. Ação Social do Paraná

Desde 1944, a Ação Social do Paraná tem como objetivo realizar trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade e risco social em parceria com a rede sócio-assistencial, através de ações que visam resgatar a dignidade humana e a cidadania plena, respeitando o meio ambiente.

Como ajudar?

As pessoas podem fazer contribuições (desde doação de produtos, à disponibilização de urnas para a coleta das contribuições) ou se candidatar para ser um voluntário.

3. Grupo Dignidade

O Grupo Dignidade fundou-se em 1992 e é pioneiro no estado do Paraná na área da promoção da cidadania LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). O Grupo se mantém por meio de recursos captados para a execução de projetos pontuais específicos e também através de doações de colaboradores com a causa LGBT.

Como ajudar?

Por meio de contribuições voluntariamente e doações mensais.

4. Amigo Animal

A Amigo Animal trabalha desde 1997 no resgate, recolhimento, castração, abrigo e doação de cães e gatos das ruas de Curitiba e Região Metropolitana. Muitos dos bichinhos se encontram em situação crítica de saúde, atropelados, doentes, com bicheiras, desnutrição severa, sarna profunda e outras situações que os impedem de sobreviverem sozinhos nas ruas.

Como ajudar?

Através do site, é possível fazer a doação de recursos para manter o abrigo de pé, ou até mesmo sendo um voluntário.

5. Afece

A Associação Franciscana de Ensino ao Cidadão Especial (Afece) é uma instituição com 50 anos de tradição, que faz a diferença na vida de mais de 225 cidadãos com deficiência de nas áreas da educação, saúde e assistência social de forma 100% gratuita.

Como ajudar?

Quem estiver interessado, é possível fazer doações de R$ 10 por mês, das notinhas fiscais (sem o CPF), participando dos eventos realizados pela associação, ou sendo um voluntário. Para mais informações, é só acessar site.

6. Todas Marias

A ONG da Todas Marias tem como objetivo principal auxiliar as mulheres segregadas e que sofreram abusos e violências de qualquer natureza, dando suporte para tirá-las da dependência emocional e financeira, que as deixam aprisionadas e sem coragem em denunciar seus agressores, independente de violência verbal ou física.

Como ajudar?

É possível ajudar a ONG por meio de contribuições financeiras ou de trabalho voluntário.

7. União Paranaense de Apoio à Criança com Câncer

Fundada em 2005, a UNIPACC foi constituída no intuito de atender crianças e adolescentes com neoplasia, porém ao longo dos anos, o perfil das pessoas que passaram procurar os serviços ofertados pela Instituição, foram pessoas com deficiência (PcD) -, que fazem uso de alimentação via gastrostomia/dieta enteral (por sonda), cadeirantes e outras especificidades.

Como ajudar?

Os interessados em ajudar a UNIPACC podem fazer isso por meio de contribuições de qualquer valor ou se tornando um membro voluntário.

E é claro, essas foram apenas algumas das milhares de ONGs disponíveis em Curitiba. É importante ressaltar que todas precisam sempre de ajuda e merecem muito reconhecimento das pessoas por fazerem um papel tão importante à sociedade. Tem mais alguma indicação? Escreve aí nos comentários! =)