
“I don’t care if the world know what my secrets are”
Secrets, Mary Lambert.
Toda semana, enquanto escrevo os textos para o Not Today Satan, inspiro-me em alguma música que deixo tocando sem parar. Mas só quando estava pensando sobre o que escrever esta semana, percebi a importância dessas letras e clipes na minha reflexão sobre a comunidade GLS. Algumas com histórias de superação, outras com clipes sobre a homofobia, mas todas em uníssono com a valorização das diferenças. Resolvi, então, compartilhar com vocês uma lista de músicas e clipes que envolvem a temática LGBT. Como diz Mama Ru: let the music play!
Mary Lambert foi a minha melhor descoberta em 2013. Ela me ajudou a entender a importância de se assumir e fez parte do meu processo de saída do armário. A cantora e compositora americana expõe em suas letras uma poesia de dor sobre os problemas que teve na infância por ser lésbica. Lambert cresceu em uma família cristã conservadora. No refrão de um dos seus maiores sucessos, ela diz “eu não choro mais aos domingos”, sobre como ela se sentia após os cultos opressores de domingo em sua igreja.
Sam Smith é uma das grandes revelações de 2014. Assumidamente gay, o cantor fala abertamente sobre os problemas amorosos que enfrentou. Em Lay me Down, ele canta a morte de um grande amor e retrata a tristeza sentida em seu velório. O clipe é um marco porque, segundo Sam, ele “representa o sonho de que um dia, homens e mulheres gays e transgêneros ao redor do mundo, como todos os nossos familiares e amigos heterossexuais, possam se casar sob qualquer teto, em qualquer cidade, em qualquer vilarejo, em qualquer país”.
Heterossexual, mas a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, Hozier ilustrou o single Take me to Church com um videoclipe que faz uma crítica ao fanatismo religioso contra gays. O vídeo do irlandês já tem mais de 30 milhões de visualizações no Youtube e viralizou a polêmica relação entre os religiosos e o que eles taxam de “doentes” e expurgam da sociedade.
A letra desta música é uma preciosidade no universo musical. Poucas canções conseguem te atingir direto no coração da mesma forma que esta faz. A faixa Same Love fez parte tanto do lançamento do primeiro álbum do rapper Macklemore como trouxe a já citada Mary Lambert para o mercado comercial. Além de ter recebido o prêmio na categoria de Mensagem Social no VMA 2013, a música também fez parte da campanha para o referendo do Washington Referendum 74, que permitiu a união entre pessoas do mesmo sexo em Washington.
A Demi arrebentou tudo com o segundo clipe de Really Don’t Care. Apesar de sugerir uma mensagem mais teen, do tipo “não se importe com o que os outros pensam sobre você”, a música é um hino que nos incentiva a não nos envergonharmos de quem somos. Gravado na Parada Gay de Hollywood, o vídeo nos faz amar cada vez mais a Demi. Sua luta pela causa não é de hoje, ela já até foi proibida de entrar na Rússia por ter colocado dois dançarinos se beijando com uma máscara de Putin em um show!
Filipe é meu muso brasileiro. Ele possui várias músicas nas quais refere-se a si mesmo no feminino. Mas a minha inspiração nesta canção vem de uma fantasia pessoal: eu imaginava me assumindo para o meu pai – o que já foi meu maior medo – em uma audição do The Voice Brasil cantando esta música. No clímax da letra, eu tiraria minha jaqueta de botões e apareceria com um decote até o umbigo.
Com uma letra carregada de sensualismos, marca registrada da Ana Carolina, Stereo trata de um assunto que não é unanimidade nem dentro do movimento. “Menina e menino, pego em Stereo” faz referência à bissexualidade assumida de Ana, que é uma das principais defensoras do poliamor entre a classe artística brasileira.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.