Final de semana chegou e sua conta está no zero? Apesar da situação, saiba que é possível aproveitar Curitiba da melhor forma possível sem gastar nada, isso porque, a capital guarda consigo diversos passeios gratuitos que você pode fazer sem se preocupar com dinheiro. Para todos os gostos, as opções vão desde programas ao ar livre, até visitas em museus conhecidíssimos. Caso esteja a procura de um local para um passeio com a família ou com os amigos, o Curitiba Cult separou algumas opções. Confira!
Quem disse que para ir ao cinema é necessário se planejar economicamente? A Cinemateca de Curitiba torna-se um ótimo lugar para aqueles que procuram passar um tempo assistindo um bom filme. Com programação gratuita de segunda a sexta, o local é conhecido por promover sessões a partir de seu rico acervo de filmes (em película e digital). Além disso, a Cinemateca também oferece cursos de cinema e uma vasta programação de mostras, retrospectivas, seminários, palestras, debates e encontros.
Curitiba é conhecido por seus parques. Além de serem locais públicos, o qual não exigem necessariamente um grande custo para aproveita-los, são locais perfeitos para confraternizações e reuniões ao ar livre. Porém, se você está afim de manter este contato com a natureza, mas ao mesmo tempo saindo do óbvio, o melhor lugar para passear é a Universidade Livre do Meio Ambiente, popularmente conhecida como Unilivre. Localizado no bairro Pilarzinho, o espaço conta com belissímo mirante de 15m de altura, além de um bosque onde é possível fazer piquenique.
Idealizado por um dos maiores arquitetos do país, o Museu Oscar Niemeyer é um ponto turístico que não pode faltar nesta lista. Com entrada gratuita toda quarta-feira, o espaço contempla diferentes mostras artísticas, com exposições fortemente reconhecidas nacionalmente e, até mesmo, no exterior. Inaugurado em 22 de novembro de 2002, o museu com um total de 12 salas expositivas, onde a cada ano são realizadas mais de 20 mostras, que juntas recebem um público superior a 360 mil visitantes.
Localizado no Bom Retiro, o Museu do Holocausto aborda um dos períodos mais tristes da história. Entre 1933 e 1945 seis milhões de judeus foram assassinados de maneira orquestrada, cruel e sistemática pelo Holocausto. Para trazer a tona a memória das vítimas dessa tragédia, em novembro de 2011 foi inaugurado o Museu do Holocausto. A visita é gratuita e deve ser agendada com antecedência.
Para os fãs da natureza, lá vai mais uma dica de passeio: Parque Passaúna. Localizado a 12 km do centro de Curitiba, o local pertencente à Prefeitura e ocupa uma pequena faixa territorial de mata às margens da represa do Rio Passaúna. Ao todo, são 3,5 km de comprimento por 4 metros de largura. No verão, o local vira a prainha do curitibano. Além da paisagem belíssima, sua principal atração é o mirante de 12 metros de altura, localizado no alto de um morro à beira da represa.
Inaugurado em junho de 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, localizado no Alto da Glória é conhecido por oferecer uma programação gratuita, onde é realizado exposições e atividades relacionadas à arte contemporânea, arquitetura, história e patrimônio cultural. Sua programação já contemplou exposições em parceria com outras instituições culturais, entre elas o Goethe-Institut (Stefan Moses, 2007) e a Bienal Internacional de Curitiba (Anthony McCall, 2015). Concluída em 1902, a construção surgiu para ser a residência da família de Maria Clara Abreu de Leão e Agostinho Ermelino de Leão Júnior, empresários de destaque do ciclo da erva-mate e fundadores da icônica Matte Leão.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Princesa Adormecida é um longa dirigido por Claudio Boeckel e trata-se da segunda adaptação dos livros Princesas Modernas, de Paula Pimenta (Cinderela Pop). A trama irá conta sobre Rosa (Pietra Quintela), uma adolescente, que assim como qualquer outra, sonha em ter a sua liberdade e independência. No entanto, essa conquista fica sendo apenas um sonho, uma vez que seus três tios que a criaram como uma filha, Florindo (Aramis Trindade), Fausto (Claudio Mendes) e Petrônio (René Stern), superprotegem a menina a todo custo, não permitindo que ela viva as experiências que a adolescência traz. Quando Rosa completa seus 15 anos, ela descobre que o mundo ao qual ela pertence, na verdade é um sonho, e o mundo com o qual ela sonhava, é a sua verdadeira realidade. Rosa é uma princesa de um país distante e, por isso, sua vida pode estar em perigo. Rosa é mais que uma simples jovem que vai à escola e se diverte com sua melhor amiga e troca mensagens com o seu crush. Um mistério do passado volta à tona e uma vilã vingativa coloca sua vida em perigo.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Dirigido por Fede Álvarez, Alien: Romulus é um thriller de ficção científica que retorna às raízes da franquia de sucesso Alien, o 8º Passageiro (1979). Ambientado entre os eventos do filme de 1979 e Aliens, O Resgate (1986), a trama acompanha um grupo de jovens colonizadores espaciais que se aventuram nas profundezas de uma estação espacial abandonada. Lá, eles descobrem uma forma de vida aterrorizante, forçando-os a lutar desesperadamente por sua sobrevivência. O elenco inclui Cailee Spaeny, David Jonsson, Archie Renaux e Isabela Merced. A produção é assinada por Ridley Scott, enquanto o roteiro é de autoria do próprio Álvarez, baseado nos personagens criados por Dan O’Bannon e Ronald Shusett. Com essa nova abordagem, o filme busca resgatar a atmosfera claustrofóbica e o terror psicológico que consagraram a franquia, prometendo agradar tanto aos fãs antigos quanto aos novos espectadores.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Meu Filho, Nosso Mundo, longa dramático do renomado diretor Tony Goldwyn, irá acompanhar o comediante de stand-up, com casamento e carreira falidos, Max Bernal (Bobby Cannavale) e por conta dessas complicações da sua vida, ele convive com o seu pai, Stan (Robert De Niro). Max têm um filho de 11 anos, chamado Ezra (William A. Fitzgerald), junto com a sua ex-esposa, Jenna (Rose Byrne), com quem vive brigando sobre a melhor maneira de criar o menino, uma vez que o mesmo é diagnosticado com o espectro autista. Cansado de ser forçado a confrontar decisões difíceis sobre o futuro do filho e decidido a mudar o rumo do jogo, Max parte com Ezra em uma viagem de carro cross-country para encontrar um lugar onde possam ser felizes, algo que resulta em um impacto transcendente em suas vidas e na relação íntima de pai e filho.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Protagonizado por Haley Bennett e dirigido por Thomas Napper, o A Viúva Clicquot apresenta a história de Barbe-Nicole Ponsardin – uma viúva de 27 anos que depois da morte prematura do marido – desrespeita as convenções legais e assume os negócios de vinho que mantinham juntos. Sem apoio, ela passa a conduzir a empresa e a tomar decisões políticas e financeiras desafiando todos os críticos da época ao mesmo tempo em que revolucionava a indústria de Champagne ao se tornar uma das primeiras empresárias do ramo no mundo. Hoje, a marca Veuve Clicquot é uma das mais reconhecidas e premiadas do setor e sua ousadia já a sustenta por 250 anos de história.