6 passeios gratuitos para fazer em Curitiba

Foto: Daniel Castellano/SMCS

Final de semana chegou e sua conta está no zero? Apesar da situação, saiba que é possível aproveitar Curitiba da melhor forma possível sem gastar nada, isso porque, a capital guarda consigo diversos passeios gratuitos que você pode fazer sem se preocupar com dinheiro. Para todos os gostos, as opções vão desde programas ao ar livre, até visitas em museus conhecidíssimos. Caso esteja a procura de um local para um passeio com a família ou com os amigos, o Curitiba Cult separou algumas opções. Confira!

CINEMATECA DE CURITIBA

Quem disse que para ir ao cinema é necessário se planejar economicamente? A Cinemateca de Curitiba torna-se um ótimo lugar para aqueles que procuram passar um tempo assistindo um bom filme. Com programação gratuita de segunda a sexta, o local é conhecido por promover sessões a partir de seu rico acervo de filmes (em película e digital). Além disso, a Cinemateca também oferece cursos de cinema e uma vasta programação de mostras, retrospectivas, seminários, palestras, debates e encontros.

Foto: Cido Marques/Prefeitura de Curitiba

UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE (UNILIVRE)

Curitiba é conhecido por seus parques. Além de serem locais públicos, o qual não exigem necessariamente um grande custo para aproveita-los, são locais perfeitos para confraternizações e reuniões ao ar livre. Porém, se você está afim de manter este contato com a natureza, mas ao mesmo tempo saindo do óbvio, o melhor lugar para passear é a Universidade Livre do Meio Ambiente, popularmente conhecida como Unilivre. Localizado no bairro Pilarzinho, o espaço conta com belissímo mirante de 15m de altura, além de um bosque onde é possível fazer piquenique.

Foto: Prefeitura de Curitiba

MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON)

Idealizado por um dos maiores arquitetos do país, o Museu Oscar Niemeyer é um ponto turístico que não pode faltar nesta lista. Com entrada gratuita toda quarta-feira, o espaço contempla diferentes mostras artísticas, com exposições fortemente reconhecidas nacionalmente e, até mesmo, no exterior. Inaugurado em 22 de novembro de 2002, o museu com um total de 12 salas expositivas, onde a cada ano são realizadas mais de 20 mostras, que juntas recebem um público superior a 360 mil visitantes.

Foto: Lucas Pontes

MUSEU DO HOLOCAUSTO

Localizado no Bom Retiro, o Museu do Holocausto aborda um dos períodos mais tristes da história. Entre 1933 e 1945 seis milhões de judeus foram assassinados de maneira orquestrada, cruel e sistemática pelo Holocausto. Para trazer a tona a memória das vítimas dessa tragédia, em novembro de 2011 foi inaugurado o Museu do Holocausto. A visita é gratuita e deve ser agendada com antecedência.

PARQUE PASSAÚNA

Para os fãs da natureza, lá vai mais uma dica de passeio: Parque Passaúna. Localizado a 12 km do centro de Curitiba, o local pertencente à Prefeitura e ocupa uma pequena faixa territorial de mata às margens da represa do Rio Passaúna. Ao todo, são 3,5 km de comprimento por 4 metros de largura.  No verão, o local vira a prainha do curitibano. Além da paisagem belíssima, sua principal atração é o mirante de 12 metros de altura, localizado no alto de um morro à beira da represa.

Foto: Prefeitura de Curitiba

PALACETE DOS LEÕES

Inaugurado em junho de 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, localizado no Alto da Glória é conhecido por oferecer uma programação gratuita, onde é realizado exposições e atividades relacionadas à arte contemporânea, arquitetura, história e patrimônio cultural. Sua programação já contemplou exposições em parceria com outras instituições culturais, entre elas o Goethe-Institut (Stefan Moses, 2007) e a Bienal Internacional de Curitiba (Anthony McCall, 2015). Concluída em 1902, a construção surgiu para ser a residência da família de Maria Clara Abreu de Leão e Agostinho Ermelino de Leão Júnior, empresários de destaque do ciclo da erva-mate e fundadores da icônica Matte Leão.

Foto: BRDE

Por Carol Maltaca
11/02/2023 10h49

Artigos Relacionados

3 cafés para chamar de favoritos em Curitiba

5 cidades históricas próximas a Curitiba para conhecer no feriado