Final de mês, o vale acabou e a grana tá bem curta: sim ou com certeza? É lógico! Acontece com toda população trabalhadora do nosso país. Cortamos tudo: salão, o chope no final do dia, o cinema com o namorado, mas não podemos deixar de comer BEM.

Foi em nossa homenagem, assalariados de plantão, que separei cinco restaurantes da baixa gastronomia para ir, gastar pouco e apreciar comida de qualidade! Porque o bolso pode estar vazio, mas o estômago JAMAIS.

Bar Palácio

Amo/sou o Bar Palácio. Ele está, sem dúvidas, no meu Top 5 de Curitiba. Serve há muitos anos o mesmo cardápio e o prato que eu sempre peço: churrasco paranaense – um contrafilé de 500g (claro que dá pra duas pessoas) acompanhado de arroz, salada, a melhor batata-frita da cidade e farofa. Para sobremesa, é válido experimentar o Mineiro de Botas – um doce à base de banana e goiabada, flambado na cachaça. DICA: como ele fica aberto até de madrugada, é ideal quando bate aquela fominha pós-balada!

barpalacio

Onde fica: Rua André de Barros, 500 – Centro
Funcionamento: De segunda a quinta, das 19h às 1h30 / sexta e sábado, das 19h às 3h. Domingo é fechado.
Telefone: (41) 3222-3626

Nonna Giovanna

A casa de massas, que fica no centro, serve o melhor bife à parmegiana da cidade – falo com categoria e conhecimento de causa. Custa R$25 e dá para duas pessoas com dignidade! Os acompanhamentos: arroz, feijão, fritas, salada e maionese. Para quem não curte o prato, tem inúmeras opções de massas – todas com porções tamanho família.

NonnaGiovanna03

Onde fica: Rua São Francisco, 130 – Centro
Funcionamento: de segunda a sexta, das 11h30 às 14h30 / sábados, das 11h30 às 15h.
Telefone: (41) 3022-4653

Restaurante Imperial

Clássico da BG e um dos mais tradicionais, funciona desde 1966, todos os pratos são para duas pessoas e baratinhos. Contava, no seu quadro de funcionários, o colaborador mais antigo da cidade, o Pedro Periga, que faleceu há alguns meses. Além do menu a la carte cheio de delícias e um couvert básico de pão, manteiga e vinagrete (este por conta da casa), diariamente o restaurante oferece o prato do dia: tem virado, dobradinha, feijoada, costela…
Restaurante-Imperial-Curitiba-630x350

Onde fica: Rua José Loureiro, 135 – Centro
Funcionamento: de segunda a sábado, das 11h30 às 15h
Telefone: (41) 3222-1323

Pote Chopp

Tem buffet por quilo (absurdamente barato), prato do dia (tem um dia que servem rabada com polenta) e a la carte. O bife à cavalo é sensacional, com gema mole para comer com pão (nhammm), acompanhado de fritas, arroz, feijão, farofa, salada e maionese. Come duas pessoas tranquilamente!

potechopp

Onde fica: Alameda Dr. Muricy, 431 – Centro
Funcionamento: de segunda a sábado, das 11h30 às 15h
Telefone: (41) 3018-8181

Bife Sujo

Fundado em 1982 tinha o nome de Ele Ela. Seu petisco principal era um prato com tiras de carne, queijo, tempero verde, chamado Bife Sujo. Por insistência dos clientes, o bar acabou levando o nome do prato. Serve uma das melhores feijoadas da cidade. As paredes são decoradas com caricaturas de personalidades! Foi palco de muitas reuniões políticas no passado – principalmente da esquerda. A costela e os pratos bem servidos também são referência, além de servir buffet por quilo no almoço.
bifesujo
Onde fica: R. Saldanha Marinho, 479 – Centro
Funcionamento: de segunda a sábado, das 11h às 15h
Telefone: (41) 3224-3099