Você gosta de cozinhar mas está sem ideia? Ou até mesmo é uma negação cozinhando (eu te entendo) mas adora fazer aquela bagunça na cozinha? Vamos a 5 programas culinários da TV que podem ajudar a te inspirar.

Cake Boss

O Cake Boss já é conhecido por grande parte dos amantes culinários. É um programa apresentado por Buddy Valastro, confeiteiro de Hoboken, New Jersey, que faz os bolos mais incríveis desse mundo. Não existe limite para Buddy: cena de um prédio pegando fogo e o carro de bombeiros apagando as chamas, carro, pessoa ou animal em tamanho real ou até mesmo a Torre de Pisa. O programa passa nos canais TLC e também no Discovery Home & Health.

Masterchef

O Masterchef já teve várias temporadas em países diferentes, como Austrália, Espanha, Argentina, até Vietnã e Albânia. O programa acabou de chegar ao Brasil e terá a transmissão da Rede Bandeirantes, com a apresentação de Ana Paula Padrão. O Masterchef já foi visto por mais de 250 milhões de programas e consta numa competição entre chefs. A cada episódio há provas eliminatórias. O vencedor fatura um dinheiro alto e prêmios culinários como viajar trabalhando nas melhores cozinhas do mundo ou bolsa de estudo internacional. As temporadas internacionais passam no TLC.

Hell’s Kitchen

O Hell’s Kitchen é o programa mais tenso da lista. Sim, pelo nome (cozinha do diabo) dá para imaginar. O Hell’s é apresentado pelo chef Gordon Ramsey – mais carrasco impossível – e também é do formato eliminatório. São 16 concorrentes que são dividos em equipes e lutam pelo prêmio final. Os chefs paticipantes são desafiados a fazer os mais diversos pratos, acompanhados sempre pela pressão e raiva de Gordon Ramsey, que chega a humilhá-los. Durante os episódios, muito choros e brigas acontecerão. O SBT anunciou no início do ano a versão brasileira e segundo informações deve estrear no dia 11 de outubro. A versão estrangeira é transmitida pelo TLC.

Kitchen Boss

Não é só o nome que lembra o primeiro programa aqui listado. O Kitchen Boss é apresentado pelo mesmo Buddy Valastro do Cake Boss (já deu pra ver que o cara é bom, né?). No Kitchen, Buddy prepara jantares e comidas comuns em um tom bem descontraído. É perfeito para quem está precisando dar uma renovada no cardápio. O boss faz suas receitas favoritas passadas de geração em geração – aliás, uma melhor que a outra! Passa no TLC (sim, Buddy Valastro tem três, TRÊS, programas no TLC – Cake Boss, Kitchen Boss e Bakery Boss. É quase dono do canal!).

Jamie Oliver

Jamie Oliver é uma lenda na gastronomia. Com um programa no GNT, ele é especialista em reutilizar sobras de alimentos e adepto ao alimento orgânico. Jamie prepara receitas sempre com o intuito de gastar pouco e ainda dá dicas de como guardá-las. É tanta opção de comida que é impossível não achar alguma do seu gosto! O chef ainda tem diversos livros que ensinam receitas rápidas e baratas, como “30 minutos e pronto”, “Refeições em 15 minutos” e “Poupe com Jamie”, além de outros.