Hello, hello, hello! How have you been, my dear readers?!
Já coloquei meu vestido de princesa e minha coroa de diamantes para escrever essa coluna maravilhosa pra vocês. Something casual, right?
NOT: estou é nas cobertas no homeoffice #coronafree tomando um café… E sofrendo com o clima de Curitiba. I want my SUN back!
Anyway…
Tell me, como você gosta de aprender e praticar inglês? Eu apenas AMO/ SOU séries, filmes, seriados, docs e afins… E se for de conteúdo biográfico então, I love it even more.
Well, pensando nisso, a minha dica é pra você “binge watch” a série The Crown, que estreou a quarta temporada no dia 15 de novembro, on Netflix. Agora, a história de vida da Queen Elizabeth II continua com novas personagens e muito – GURL, A LOT – bapho, confusão, guerra, realeza, loucura, brigas, amor e traições. Okkkrrrr!
Get some tea and your British accent, gacta. Não vou dar spoilers nesse texto, mas sim 5 maneiras de você praticar e aprender inglês com a série The Crown. GO!
1) Seja fã da Lady Di – ou afins
YES! O momento que eu estava esperando desde a first season: a Princesa Diana! Lady Di aparece pela primeira vez no plot da família real britânica e a atriz Emma Corrin apenas AHAZA como a Princess of Wales.
Quando você é fã de alguma personalidade do mundo pop ou afins, tente relacionar os seus estudos de inglês com a história dessa pessoa. Eu, for instance, AMO a Lady Di. Sempre a achei incrível por causa das questões sociais que ela defendeu e, óbvio, a relação de amor e ódio com o Prince Charles/ realeza.
Lembro de assistir e acompanhar em inglês tudo o que repercutia da vida dela – mesmo não entendendo a maioria das palavra, afinal na época eu era apenas uma little bee que estudava inglês.
Ou seja, sempre leia sobre seu artista preferido, pesquise entrevistas dessa personalidade em inglês, assista aos depoimentos em documentários sobre aquela pessoa. Tenho certeza que assim você vai curtir estudar inglês de uma maneira bem diferente.
2) Study History
Be a bitch. But, an intelligent bitch!
The Crown começa com a tomada de poder da eterna Iron Lady, Margaret Thatcher, Primeira-Ministra do Reino Unido de 1979 a 1990 e Líder da Oposição entre 1975 e 1979, pelo Partido Conservador Britânico.
Aliás, dica de pronúncia de Iron: / ai•uhn/. Got it?
Impossível assistir ao seriado e não querer ler sobre a Guerra das Maldivas entre Reino Unido e Argentina ou sobre a questão do Apartheid na África do Sul – tudo passando por Thatcher. Nisso, a série mostra as decisões e a busca por uma palavra em inglês para selar um acordo entre a Rainha e a Primeira-Ministra. Shock de Monstro, viadinho!
3) British Accent
Whether you like it or not, I highly advise you to watch The Crown in order to practice your British accent.
Isso mesmo que você leu. Aqui está uma ótima fonte de você largar aquele sotaque tosco da wizard e aprender o sotaque britânico e suas nuances.
Mas, como fazer isso? Seja um imitador. Isso mesmo. Assista aos episódios e tente imitar o jeito que os atores falam.
Não, não precisa falar igual ou saber tudo o que está sendo dito. Apenas repita os sons que você entende, nem que você fale blah blah blah, mas com a entonação que foi dita. Bye, Fisk!
O nome desse exercício é “shadowing”, que vem da palavra “shadow”: sombra. Ou seja, você será a “sombra” da fala dos atores. Você vai copiar tudo: som, velocidade, entonação… Dica: coloque a legenda em inglês em episódios que você já viu e já sabe a história, assim você foca na pronúncia e não no contexto uma vez conhecido.
4) Word builder
Desafio! Após assistir a um episódio, reveja e anote todas as palavras novas e desconhecidas. Você não precisa fazer isso no episódio inteiro, apenas separe os primeiros 10 minutos e pegue seu caderno.
Ative as legendas em inglês, pare, copie as palavras e logo após busque a tradução. Por fim, reveja a cena e avalie se melhorou a sua compreensão. That’s gorg, honey!
5) Summary
To conclude, escreva sobre The Crown para mim. Yes, gurl!
Quero que você me mande uma review com sua opinião em inglês sobre a série. What’s your opinion about it? Who’s your favorite character? Is there anything you don’t like about it? Well, let me know.
Escreva até 10 linhas. Pode ser simples, inglês básico ou avançado. Tanto faz/ whatever. Seja você.
Quem escrever vai ganhar um desconto na minha escola de inglês para estudar comigo. Envie sua review via DM no Instagram da minha escola @civicinstitute até 30 de novembro.
Bye! So long!
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.