Você conhece Curitiba? Com a correria do dia-a-dia passear pela própria cidade se torna a última das prioridades. Porém, a capital paranaense conta com vários espaços legitimamente curitibanos, que fazem parte da história não só da cidade mas de seus moradores. Pronto para visitar alguns desses lugares?
A nossa primeira parada é a Pastelaria Juvevê, que de tão famosa, já foi inspiração para música! A banda curitibana Jovem Dionísio – dona do hit “Acorda Pedrinho” – não somente dedicou a faixa “Pastel” ao espaço, mas também gravou um clipe na pastelaria.
E não é por menos, no menu da casa os clientes encontram mais de 150 sabores do quitute– que não é qualquer um. A Pastelaria Juvevê é conhecida pelos pastéis “orelha de elefante”, que ganharam o apelido por serem enormes. Ah, e para acompanhar o pastelzinho, o público ainda encontra os refrigerantes que tem a cara da cidade, como a Gengibirra e a Laranjinha.
Onde: Rua João Gualberto, 1817
Funcionamento: De segunda a sábado das 9h as 22h30
Vai um docinho ai? Com quase 70 anos de história, a Sorveteria do Gaúcho atravessa gerações. O espaço está tão ligado com a história da cidade que a praça onde está localizado mudou de nome. Antes conhecida como Praça do Redentor, hoje se chama Praça do Gaúcho.
Assim como a pastelaria, a Sorveteria do Gaúcho também conta com um vasto cardápio. Os clientes podem escolher entre 40 sabores da iguaria. E mantendo o tema, os sorvetes são feitos a partir de uma receita familiar e não conta com conservantes nem gordura trans!
Onde: Praça do Redentor, 13
Funcionamento: de terça a domingo, das 12h às 19h
No coração da cidade, na Rua XV de Novembro, você encontra uma das melhores fatias de bolo da capital. A Confeitaria das Famílias tem a cara de Curitiba e está presente nas histórias de seu moradores. Seja para tomar um cafézinho da tarde ou pegar uma fatia de Martha Rocha para levar, a casa está sempre de portas abertas.
Falando em Martha Rocha, a confeitaria é a criadora da torta! Tem coisa mais curitibana que isso? A torta leva o nome da Miss Brasil de 1954 que infelizmente não ganhou o título de Miss Universo daquele ano. Dair, mulher de Jesus Alvarez, fã da miss, ficou muito triste com a derrota. Para melhorar seus ânimos, seu marido batizou a criação em homenagem a Martha.
Onde: R. XV de Novembro, 374
Funcionamento: todos os dias, das 8h às 20h30
Já o fim da tarde pede algo especial. Um nossas das vistas favoritas para assistir o pôr do sol é a da Praça Abílio de Abreu – mais conhecida como Pista do Guabirotuba. Como diz o nome, a praça conta com uma super pista onde é comum adultos e crianças descerem a grande rampa de carrinho de rolimã, skate e patins.
E não é só de belas vistas que é feito o espaço. Um dos drinks favoritos do brasileiro também se faz presente na pista: o caldo de cana. Não tem erro, fim de tarde + pôr do sol + caldo de cana = programa perfeito!
Onde: Praça Abílio de Abreu
Tudo acaba em chope! Pensando nisso, vale a pena conhecer o Bar Stuart, que está a quase 120 anos servindo aquela gelada em Curitiba. Hoje em sua terceira casa na frente da Praça Osório, o bar já fez de tudo: desde servir docinhos e sorvete a sortear carne nobre entre seus clientes.
Uma das tradições que ainda fazem parte no dia-a-dia do espaço é o prato “Testículos de Boi”, introduzido no cardápio na década de 1970. O aperitivo pode ser servido ao molho ou a milanesa e, no mínimo, pode render ao visitante uma história pra contar.
Onde: Praça Gen. Osório, 427
Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 22h; aos sábados, das 10h às 17h; e aos domingos as 10h às 15h.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.