No último sábado (18), Curitiba foi palco de um evento de marketing digital que recebeu especialistas em Social Media, Business Inteligence e produção de conteúdo com foco no digital. A quarta edição do Share Curitiba aconteceu na PUCPR e deixou diversas lições importantes para quem atua ou deseja atuar no universo digital!
O Curitiba Cult separou para você 5 dicas dos palestrantes para você colocar em prática:
A Elisa Santilli faz parte do time de estratégia de marcas no Twitter Brasil e foi categórica ao afirmar que é possível chegar aos Trending Topics da rede investindo muito pouco, ou até nada. Para comprovar, ela mostrou cases de empresas como McDonald’s, Coca-Cola e Volvo, que conseguiram ganhar destaque sem grandes investimentos. A dica é apostar em conteúdo relevante para o usuário e em hashtags que não sejam o nome da marca. Vale a pena investigar o viral Tecnology and Stuff da Chevrolet para entender como uma marca pode aproveitar as redes sociais de forma positiva.
Quem atua no mercado publicitário com certeza sabe o que significa briefing, correto? De acordo com Ian Black, Diretor Executivo da New Vegas, a grande falha de agências e profissionais do mercado digital é não dar tanta importância para esse processo. Afinal de contas, é no briefing que estarão todas as informações necessárias para a realização do trabalho e, quanto mais informação, melhor! Por isso, investigue o máximo possível para fazer um trabalho do jeito que a empresa precisa.
Na palestra “Desvendando a pesquisa social digital”, o especialista em monitoramento de grandes eventos e temas complexos Pedro Lenhard mostrou a importância de fazer pesquisas construtivas para trazer bons insights e entender cenários. Além disso, ele explicou que é essencial fazer as perguntas certas para que as pesquisas sejam de fato relevantes e tragam as respostas necessárias. Informação é poder!
Provavelmente, a dica mais valiosa para valiosa para o mercado digital foi a de Mário Lemes, redator, roteirista e social media que atende a Netflix. Durante a palestra, ele explicou que é importante que as marcas não podem se comportar nas redes sociais da mesma forma que se comportam nos meios tradicionais de publicidade. Não adianta vender os produtos sem antes apresentar um conteúdo envolvente para o público.
Para a maioria dos profissionais, rolar o feed do Facebook e ler comentários pode ser mal visto pelos chefes. No entanto, quem trabalha com o mercado digital deve estar atento às tendências e comportamento dos usuários nas redes sociais. Foi o que disse Manuela Barem, editora-chefe do Buzzfeed Brasil. A jornalista explicou que sempre fala para a equipe prestar atenção no que o público diz nas redes para conseguir entregar conteúdo relevante para ele.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Princesa Adormecida é um longa dirigido por Claudio Boeckel e trata-se da segunda adaptação dos livros Princesas Modernas, de Paula Pimenta (Cinderela Pop). A trama irá conta sobre Rosa (Pietra Quintela), uma adolescente, que assim como qualquer outra, sonha em ter a sua liberdade e independência. No entanto, essa conquista fica sendo apenas um sonho, uma vez que seus três tios que a criaram como uma filha, Florindo (Aramis Trindade), Fausto (Claudio Mendes) e Petrônio (René Stern), superprotegem a menina a todo custo, não permitindo que ela viva as experiências que a adolescência traz. Quando Rosa completa seus 15 anos, ela descobre que o mundo ao qual ela pertence, na verdade é um sonho, e o mundo com o qual ela sonhava, é a sua verdadeira realidade. Rosa é uma princesa de um país distante e, por isso, sua vida pode estar em perigo. Rosa é mais que uma simples jovem que vai à escola e se diverte com sua melhor amiga e troca mensagens com o seu crush. Um mistério do passado volta à tona e uma vilã vingativa coloca sua vida em perigo.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Dirigido por Fede Álvarez, Alien: Romulus é um thriller de ficção científica que retorna às raízes da franquia de sucesso Alien, o 8º Passageiro (1979). Ambientado entre os eventos do filme de 1979 e Aliens, O Resgate (1986), a trama acompanha um grupo de jovens colonizadores espaciais que se aventuram nas profundezas de uma estação espacial abandonada. Lá, eles descobrem uma forma de vida aterrorizante, forçando-os a lutar desesperadamente por sua sobrevivência. O elenco inclui Cailee Spaeny, David Jonsson, Archie Renaux e Isabela Merced. A produção é assinada por Ridley Scott, enquanto o roteiro é de autoria do próprio Álvarez, baseado nos personagens criados por Dan O’Bannon e Ronald Shusett. Com essa nova abordagem, o filme busca resgatar a atmosfera claustrofóbica e o terror psicológico que consagraram a franquia, prometendo agradar tanto aos fãs antigos quanto aos novos espectadores.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Meu Filho, Nosso Mundo, longa dramático do renomado diretor Tony Goldwyn, irá acompanhar o comediante de stand-up, com casamento e carreira falidos, Max Bernal (Bobby Cannavale) e por conta dessas complicações da sua vida, ele convive com o seu pai, Stan (Robert De Niro). Max têm um filho de 11 anos, chamado Ezra (William A. Fitzgerald), junto com a sua ex-esposa, Jenna (Rose Byrne), com quem vive brigando sobre a melhor maneira de criar o menino, uma vez que o mesmo é diagnosticado com o espectro autista. Cansado de ser forçado a confrontar decisões difíceis sobre o futuro do filho e decidido a mudar o rumo do jogo, Max parte com Ezra em uma viagem de carro cross-country para encontrar um lugar onde possam ser felizes, algo que resulta em um impacto transcendente em suas vidas e na relação íntima de pai e filho.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Protagonizado por Haley Bennett e dirigido por Thomas Napper, o A Viúva Clicquot apresenta a história de Barbe-Nicole Ponsardin – uma viúva de 27 anos que depois da morte prematura do marido – desrespeita as convenções legais e assume os negócios de vinho que mantinham juntos. Sem apoio, ela passa a conduzir a empresa e a tomar decisões políticas e financeiras desafiando todos os críticos da época ao mesmo tempo em que revolucionava a indústria de Champagne ao se tornar uma das primeiras empresárias do ramo no mundo. Hoje, a marca Veuve Clicquot é uma das mais reconhecidas e premiadas do setor e sua ousadia já a sustenta por 250 anos de história.