Não jogar nenhum lixo no chão:

Nós sabemos que Curitiba é a capital em que mais as pessoas se preocupam com a finalidade do lixo e nos orgulhamos muito disso. Cuidar para que a cidade fique limpa é sinal de que não somos egoístas e nos preocupamos com as outras pessoas, para que todos vivam em um lugar limpo. Esse comportamento evita enchentes, proliferação da dengue e outras doenças, valorização da cidade… Todos nós ganhamos. Então faça a sua parte e colabore.

Separar o lixo orgânico do lixo reciclável:

É uma forma de aliviar os lixões e aterros sanitários, de economizar recursos naturais e também gera renda aos catadores de lixo. No momento, apenas 18% das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva e Curitiba é uma delas, mas em todas as cidades têm pessoas que podem lucrar com o lixo reciclado. Se você fizer isso na sua casa e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo, estará fazendo uma enorme diferença.

 

Não acumular coisas que não usa:

O consumo exagerado só existe porque existem pessoas sem consciência, que acreditam que comprar objetos vai aliviar alguma dor emocional. E quanto mais as pessoas acumulam coisas que não precisam, mais existem pessoas escravizadas para produzir essas coisas. Você não precisa participar disso.

 

Comprar de marcas sustentáveis:

O preço das coisas no Brasil sempre fugiu da realidade mundial, como combustível, tênis, roupas, imóveis… Quase tudo no Brasil é muito mais caro do que deveria ser, tendo em vista os recursos naturais que possuímos para produzir essas coisas e a renda do brasileiro. Então, um jeito de melhorar essa realidade é comprar, o que puder, do pequeno produtor, aquele que ainda produz com humanidade e honestidade e com preço justo. E também analisar se as marcas que você consome está de acordo com os seus valores pessoais.

Não pensar que uma pessoa não pode fazer a diferença:

As pessoas têm o costume de pensar que elas não fazem diferença, já que todos fazem errado farei também, mas cada um faz diferença sim. Cada ser humano é único e importante, e cada um de nós influenciamos outras pessoas. Por isso o nosso comportamento influencia a realidade de uma cidade e de um país. Comece a agir com consciência e respeitando seus valores. Nosso comportamento não pode ser baseado no comportamento dos outros, deve ser baseado em nossos princípios.