Hoje é dia de comemorar o aniversário do Tim Burton, que está completando 56 anos de puro talento. Poderia escrever linhas e mais linhas de análise sobre suas parcerias e visual incríveis, mas o importante é todo mundo conferir com os próprios olhos seus maiores clássicos. Portanto, aí vão 5 filmes do Tim Burton que você precisa assistir.
Típico de sessão da tarde, este talvez seja o maior clássico entre os filmes do Tim Burton – e a narrativa é simplesmente linda.
Na história, Edward (Johnny Depp) nasce com uma anomalia: tem mãos de tesoura. Por isso, sofre para conviver em sociedade, mas acaba se apaixonando por Kim (Winona Ryder).
Nota no IMDb*: 8,0
Dos filmes citados nesta lista, foi neste que Tim Burton menos imprimiu seu característico visual sombrio, embora ele apareça em alguns momentos. A história, por sua vez, é igualmente curiosa e sensível.
Durante o filme, Ed Bloom (interpretado por Ewan McGregor em sua juventude e por Albert Finney quando atinge a senilidade) conta as histórias incríveis que teria vivido – costume que agrada a todos, menos Will Bloom, seu filho (Billy Crudup). Quando Ed chega ao fim da vida, os dois se aproximam e Will tenta separar a realidade da ficção presente no discurso do pai.
Nota no IMDb: 8,0
Tim Burton também adora animações – e esta é sua mais importante obra do gênero, feita em stop motion.
Ambientada numa fictícia Inglaterra da era vitoriana, a narrativa apresenta Victor Van Dort, um jovem prestes a se casar que vai treinar seus votos na floresta e acaba atraindo a atenção de Emily, uma noiva cadáver. Ao ouvir o discurso, Emily pensa que foi pedida em casamento e leva Victor para o mundo dos mortos.
Nota no IMDb: 7,4
A particularidade de Sweeney Todd é ser um musical (inspirado pelo musical de mesmo nome da Broadway).
Nele, Sweeney Todd (Johnny Depp) é um barbeiro que foi enviado à Austrália depois das falsas acusações do juiz Turpin (Alan Rickmantem), que desejava roubar sua família. Ao retornar, ele quer vingança – e Mrs. Lovett (Helena Bonham Carter) o ajuda.
Nota no IMDb: 7,5
Ed Wood foi filmado em preto e branco (mais um dos experimentos de Tim Burton).
Seu roteiro é baseado no livro de Rudolph Grey sobre Edward Davis Wood Jr., considerado o pior diretor de cinema de todos os tempos. No filme, aparecem também seus atores desajustados – entre eles Bela Lugosi, papel que rendeu a seu intérprete, Martin Landau, um Óscar na categoria Melhor Ator Coadjuvante.
Nota no IMDb: 7,9
—
Também vale a pena conferir suas versões de O Planeta dos Macacos (2001), Batman e Batman – O Retorno.
*Se você nunca ouviu falar do IMDb, ele é a base de dados de filmes online mais importante da atualidade. Ele compila informações gerais sobre as obras, diretores, atores e afins. As notas para cada produção podem ser atribuídas por qualquer usuário do site – e a média costuma ser bastante rigorosa. Os melhores filmes geralmente apresentam notas superiores a 7,0.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.