
A luta pelo maior reconhecimento é uma constante na história feminina no esporte em todos as décadas. Afinal, muitas modalidades ainda têm a figura masculina como referência, embora várias mulheres tenham uma trajetória mais vitoriosa que boa parte dos homens, como a tenista norte-americana Serena Williams.
Parte dessa luta também se insere na inserção cultural no cinema, na qual os documentários exercem um papel de amplo destaque ao retratarem a história de mulheres no esporte, tanto do ponto de vista de conquistas quanto na constante batalha por afirmação em um ambiente que em muitos casos é dominado pela cultura machista e paternalista.
Abaixo, listamos cinco documentários que contribuem para a construção dessa imagem positiva as mulheres no esporte pelo Brasil e por todo mundo. São produções nacionais e internacionais que permeiam diversas modalidades, com atletas olímpicos de destaque. Confira!

Dirigido pela vencedora do “Grande Otelo” Laís Bodanzky (a mesma de “Como Nossos Pais” e “Bicho de Sete Cabeças”), o documentário é uma rica retrospectiva da vitoriosa trajetória das mulheres brasileiras nos Jogos Olímpicos ao longo de 80 anos. Não à toa integra o projeto Memória do Esporte Olímpico.
Lançado em 2013, o filme resgata a uma história que começou com a nadadora Maria Lenk nas Olimpíadas de 1932 (Los Angeles), com a primeira participação feminina brasileira na história dos Jogos, passando pela primeira medalha (conquistada em Atlanta 96) e outras façanhas até Londres 2012. É uma ótima pedida para quem quer relembrar a trajetória de atletas como Yane Marques, Maureen Maggi, Magic Paula, Hortência, Sarah Menezes, Fabi (foto), Daiane dos Santos e tantas outras “heroínas” que marcaram história no esporte nacional em diferentes décadas.

Por falar em Olimpíada, não dá para recordar a trajetória brasileira sem mencionar a maior geração do basquete feminino em todos os tempos, que foi comandada por duas gigantes do esporte nacional: Hortência Marcari e “Magic” Paula. Neste documentário dirigido por Rubens Rewald e lançado em 2016, você conhece mais a fundo a trajetória das duas melhores jogadoras brasileiras quando o assunto é basquete.
Por meio da história de Hortência e Magic Paula, o filme é um convite para conhecer toda uma geração vitoriosa da década de 90, que tem como grandes méritos o ouro pan-americano em Havana (1991), o título mundial na Austrália (1994) e a prata olímpica em Atlanta (1996). O documentário também compõe o projeto Memória do Esporte Olímpico e está disponível na íntegra e de forma gratuita no site de ESPN.

O poker é um esporte da mente que, assim como muitos outros, está amplamente relacionado ao público masculino. Porém, a presença feminina é cada vez mais constante e relevante, e este documentário lançado neste ano no Amazon Prime Video mostra como o jogo de cartas cresce entre as mulheres no mundo todo.
Dirigido por Sandra Mohr (que também é uma praticante do esporte), o filme aborda a trajetória de diversas mulheres no poker, como Jennifer Harman, Jennifer Tilly (foto), Loni Harwood, Kristen Bicknell e Liv Boeree. Porém, não é preciso ir muito longe para encontrar jogadoras que são referência no esporte: é o caso da curitibana Dayane Kotoviezy, considerada a melhor do país atualmente.

Seria difícil contar a história de uma das maiores atletas da história do tênis mundial de uma vez só. Por isso, a HBO optou por dividir o brilhante documentário sobre Serena Williams em cinco episódios. Produzido por alguns dos maiores talentos da empresa (Mark Shapiro, Michael Antinoro e Will Staeger), está disponível na plataforma HBO GO.
“Being Serena” vai além de mostrar a trajetória de Serena Williams ao longo de quase três décadas de ótimos resultados no circuito mundial da WTA. O documentário mostra o dia a dia na tenista, como ela dividiu a carreira com uma gravidez e seu papel como empreendedora, filantropa e influenciadora do universo fitness e da moda.

Por fim, uma opção para quem gosta de artes marciais e quer conhecer a fundo a trajetória de uma medalhista olímpica de bronze no judô que se tornou a grande impulsionadora do MMA feminino e levou à modalidade a um outro patamar: Ronda Rousey.
O filme da Netflix dirigido por Gary Stretch (ex-campeão mundial de boxe) conta todas as dificuldades da infância, o treinamento com sua mãe, a carreira olímpica no judô e a transição para as artes marciais mistas, quando ela se uma das maiores estrelas do Ultimate Fighting Championship (UFC) antes de migrar para o PRO Wrestling. Por muito tempo, Ronda foi uma das mais influentes personalidades e todos os esportes femininos.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.