5 documentários brasileiros para conferir no CineDOCS

Foto: Reprodução

Nem só de documentários estrangeiros se faz o culter. Para te deixar por dentro das produções de não ficção brasileiras, a Claro em parceria com a Tamanduá TV oferece aos clientes Claro Net Virtua acesso ao CineDOCS, plataforma de streaming dedicada a documentários brasileiros. E como a gente adora dar uma dica, reunimos 5 documentários brasileiros para você conferir na plataforma. Anota aí!

As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana

O documentário reúne memórias do grupo Nuvem Cigana que foi formado em 1970 no Rio de Janeiro por poetas, artistas gráficos, músicos e fotógrafos que durante o período da ditadura militar, implementaram novas formas de expressão pública. As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana é dirigido por Paola Vieira e Cláudio Lobato, ex-membro do grupo, e explora os truques que os artistas encontraram para expor suas criações em um momento tão frágil da história.

Clara Estrela

O documentário que reúne entrevistas em diversos programas de TV, narra a história de Clara Nunes, cantora mineira considerada uma das maiores intérpretes do país. Ainda foram reunidos registros de entrevistas da mídia impressa que são embalados pela voz da atriz Dira Paes. A produção de 2017 é dirigida por Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir.

Carolina de Jesus

Dirigido por Vanessa de Araújo Souza, com participação de Ruth Souza, Conceição Evaristo e Cristiane Cabral, Carolina de Jesus narra a história da escritora que fez sucesso nos anos 60 e que continua deixando sua marca desde então.

Ventos Que Sopram – Maranhão

“O Maranhão é um estado cheio de histórias de encantarias e São Luís uma ilha cheia de lendas e mistérios.” É essa a atmosfera da música maranhense que o documentário Ventos que Sopram – Maranhão revela, fruto de um sonho persistente de dois produtores culturais maranhenses: o cineasta Neto Borges e o cantor e compositor Zeca Baleiro. Uma antologia musical conduzida por Baleiro ao encontro de músicos e trovadores-autores, entre falas, cantos e ritmos maranhenses. Um caldeirão musical diverso e único de matriz africana, ameríndia e ibérica. Há quem diga que São Luís é a última ilha do Caribe.

Atravessando a Vida

Na obra João Jardim vai ao interior de Sergipe acompanha um grupo de estudantes do último ano do ensino médio da rede pública. O ano que antecede o ENEM revela a complexidade de cara personagem que se apresentam como adultos, tendo que lidar com situações de gente grande dentro e fora da sala de aula.

Por Deyse Carvalho
21/02/2022 16h33

Artigos Relacionados

Temporada 4 de Stranger Things ganha data de estreia

Noite Passada em Soho chega nesta quinta-feira (17) no NOW