Hello, hello, hello, my dear reader! How have you been?
I’m fabulous e quero saber como você pronuncia as seguintes palavras em inglês: money, Disney, Mickey, about, hot dog.

Você tem certeza de como falar cada uma delas? Conhece a fonética delas?

Well, quero compartilhar 5 dicas essenciais para você melhorar a sua pronúncia na língua inglesa, pois sempre gostei de fonética e percebi que o assunto é pouco explorado nas escolas e cursinhos por aí.

Therefore… Let’s start, shall we?

1) The Schwa /ə/ – “hã”

O som mais falado e comentado no dicionário da Queen Elizabeth II. Você conhece o The Schwa, que é representado pelo símbolo /ə/ – esse “e” de ponta cabeça – e tem o som de “hã”?

Pois é, Brasil. Ao dicionário e ver na descrição fonética das palavras esse símbolo, saiba que ele é o Schwa. Ele é o mais falado som do inglês porque pode representar o som das vogais: A E I O U.

Isso mesmo que você leu. Ah, e não tem regra. Você precisa saber como falar palavra por palavra. Por exemplo, veja onde temos o Schwa /ə/ e fale “hã”. As transcrições fonéticas são do dicionário Cambridge, de acordo com o International Phonetic Alphabet (IPA), para o inglês britânico (UK) e americano (US).

ABOUT
UK /əˈbaʊt/
US /əˈbaʊt/

ABILITY
UK /əˈbɪl.ə.ti/
US /əˈbɪl.ə.t̬i/

Responsibility
UK /rɪˌspɒn.sɪˈbɪl.ə.ti/
US /rɪˌspɑːn.səˈbɪl.ə.t̬(r)i/

2) Evite som das vogais “e” ou “i” no fim das palavras

Você certamente já ouviu ou falou “Facebooki”, “hoti dogui” ou “Feici”. Qual o problema nisso? Well, você leva a base das palavras em português para o inglês e assim a sua pronúncia fica à la Joel Santana. And we don’t want that, gurl!

Preste atenção: quando somos alfabetizados em português, aprendemos a colocar “Consoante + Vogal” para criar uma sílaba e ao unir duas sílabas temos uma palavra. Por exemplo, C V C V: B O L A.

A base citada acima é da língua portuguesa, enquanto em inglês é C V C, como em HOT DOG. Ou seja, ao falar não acrescente mais uma vogal, por isso é errado falar “hóti dógui”.

Fale o som inicial mais alto e termine com o som baixo no fim da palavra: HOt DOg. Veja que o “T” e “G” ficam menores na hora de falar. E essa regra é pra tudo: FACEBOOk, FACe, etc…

3) ee/ ea x i

Os sons das palavras podem ser tricky e por um descuido você pode falar m**, ou seja, shit!

Dois “ee” ou “ea” juntos tem som forte de /iii/, enquanto o “i” sozinho é um som leve de “i”. Tente perceber a diferença ao falar as palavras abaixo.

Sheet x Shit
Beach x Bitch

4) Nunca fale a letra E no fim das palavras!

Regra de ouro! NUNCA, NEVER EVER, pronuncia o som da letra E no fim das palavras. Entendeu, curitibano leitE quente?!

Exemplo simples e direto: LIKE /laik/.

5) _EY no fim das palavras é “iii”

Como você fala as seguintes palavras?

Key /kiː/
Mickey /miki/
Disney /disni/
Honey /ˈhʌn.i/
Money /ˈmʌn.i/
Monkey /ˈmʌŋ.ki/

Se em algum momento você soltou um som de “ei” no “EY” de cada palavra, você falou ERRADO! É som de “iii”. Não existe “DisnEI”. O certo e /disni/. Ok, Britiney /britni/ ?!

That’s all!

xoxo