5 cidades históricas próximas a Curitiba para conhecer no feriado

Foto: Divulgação/Prefeitura da Lapa

Você piscou e mais um feriado se aproximou! Nesta quarta-feira, comemora-se o dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. Desde esse fato, o país passou por diferentes evoluções, muitas delas envolvendo a infraestrutura das cidades. Porém, um ponto a ser levado em consideração é a questão de alguns municípios ainda carregarem em sua arquitetura detalhes dessa longa história marcada por acordos e conflitos.

Por se tratar de uma data memorável, nada melhor do que aproveitar uma programação repleta de curiosidades, não é mesmo? Por isso, o Curitiba Cult separou cinco destinos históricos próximos de Curitiba para você aproveitar com a família durante o feriado. Confira!

LAPA

A 55 Km da capital, o município da Lapa, localizado na região metropolitana de Curitiba, transborda história. Com museus temáticos e restaurantes que carregam em seus menus antigas tradições, como por exemplo a deliciosa coxinha de farofa, a cidade torna-se um ótimo destino para quem deseja entender melhor o que foi a Guerra do Contestado.

Sendo parada obrigatória de tropeiros e palco de revoluções, lendas e misticismo no século XIX, a Lapa mantêm seu charme através de suas ruas com paralelepípedo e seus monumentos de grandes heróis. Apenas no centro, são 200 imóveis antigos e preservados, o que transformam o centro da cidade em um verdadeiro cenário de uma novela do horário das 18h.

PARANAGUÁ

Cidade litorânea repleta de cenários belíssimos e a mais antiga de todo o estado: sim, estamos falando de Paranaguá. De acordo com dados do Iphan, a ocupação na região ocorreu por volta de 1550, inicialmente, na Ilha de Cotinga, com o início da exploração de ouro no Brasil. Mais tarde, pioneiros começaram a se instalar no território, até então habitado apenas pelos índios Carijó, construindo as primeiras habitações e dando início ao comércio entre os portos de Paranaguá, Rio de Janeiro e Santos.  

A 77 Km de Curitiba, hoje, a cidade carrega consigo diversos atrativos entre eles: o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, o mercado de do artesanato e, também, a natureza da Ilha do Mel.

CASTRO

Um pouco mais distante de Curitiba, Castro é um ótimo destino para aqueles que procuram conhecer os Campos Gerais. Conhecido por seus majestosos “tapetes verdes”, a cidade é formada a partir de imigrantes europeus, em sua grande maioria holandeses. Sendo considerada a “Cidade Mãe do Paraná”, Castro foi o primeiro município instituído na Província do Estado, em 1857. Já em 1894, a cidade chegou até mesmo ao posto de capital paranaense. Essa mudança ocorreu durante a Revolução Federalista e durou apenas três meses.

Hoje, Castro carrega grandes títulos, entre eles o de maior produtor de calcário agrícola da América Latina e de Capital Nacional do Leite. Está bom ou quer mais? Se você sentiu vontade de conhecer a cidade, não deixe de ir visitar o Centro Cultural da Castrolanda, a Casa Sinhara e a Fazenda Capão Alto.

Foto: Maysa Carolina Rabbers/Prefeitura de Castro

CARAMBEÍ

Procurando um lugar que, além de história, transborde diversidade cultural? Emancipada apenas em 1995, Carambeí é uma cidade, também localizada nos Campos Gerais, moldada por indígenas, tropeiros e imigrantes europeus. Tendo como herança o pioneirismo holandês, hoje Carambeí é uma das principais bacias leiteiras do país e abriga, no setor fabril local, importantes indústrias nacionais e multinacionais de produtos lácteos.

Na arte e na cultura, a influência da imigração europeia se apresenta desde a arquitetura até mesmo no espírito do povo, que parece ter vocação para celebrar todos e quaisquer conquistas. Entre os destaques da cidade está o Parque Histórico de Carambeí, o Orquidário e Cactário Taman Batoe e o Moinho do Artesão.

Foto: Prefeitura de Carambeí

CAMPO DO TENENTE

De um lado, casarões do início do século XIV, de outro, imensas áreas planas cultivadas: é assim que você é recebido em Campo do Tenente. Este contraste torna a cidade o destino perfeito para aqueles que procuram riqueza cultural e tranquilidade em meio a natureza. Com cerca de oito mil habitantes, o município torna-se um ponto histórico interessante.

Por integrar o Caminho das Tropas, antiga via terrestre que ligava o sul ao centro do Brasil, rota econômica normalmente utilizada para o transporte de bovinos, a cidade se tornou um dos protagonistas durante o período colonial. Desde então, protagonizou grandes conquistas, mas seu charme se manteve intacto através de sua arquitetura.

Foto: Prefeitura de Campo do Tenente

Por Carol Maltaca
06/09/2022 17h23

Artigos Relacionados

5 pousadas escondidas no Paraná para passar o fim de semana

7 bares que ficam abertos até mais tarde no domingo em Curitiba