A cultura árabe é linda! Claro, o centro de uma família e dos encontros é a cozinha. A comida representa união, comunicação e amor para nós. Sim, nós, porque eu, como toda boa libanesa, adoro uma mesa farta e horas de conversa na beira do fogão. Aquele calor insuportável entre as quatro paredes da cozinha aquecem, inclusive, o coração.

Cresci com minha mãe e tias cozinhando as iguarias da culinária árabe e, para mim, isso se tornou até um pouco difícil: comer fora, em restaurantes típicos, acaba me frustrando por tentar achar, naqueles pratos, os temperos que me remetem à infância. E muita gente acha que sabe fazer quibe, por exemplo, viu? Mas heresia pensar que tantos colocam catupiry dentro, o que entrega na hora que não passa de um ‘brimo’ tabajara.

Aqui em Curitiba temos a sorte de encontrar vários bons restaurantes, porém quatro se destacam e quero dividir com vocês.

Cantinho Árabe

Ganha meu coração pela simplicidade e também pela simpatia do dono, que atende as mesas com sorriso no rosto. À la carte, os pratos são beeeem em conta e saborosos. Como eles fazem porções menores (e baratinhas), é possível fazer uma espécie de menu degustação com as tradicionais sfihas abertas assadas no forno à lenha, quibe cru e assado, arroz com lentilha, tripa recheada com arroz e carne moída, entre outras iguarias. Ah, cereja do bolo: eles possuem serviço de delivery.

Onde fica: Rua Schiller, 1967 – Alto da XV – Curitiba
Contato: (41) 3264-1318

restaurante-cantinho

Oriente Árabe

Com mais de 45 anos de atendimento, agora começaram a oferecer uma opção econômica e atrativa de Almoço Executivo (porque os amigos do vale-refeição agradecem!). Na unidade do Centro Histórico de Curitiba, das 11h30 às 14h, é possível montar o prato com as combinações que quiser, sendo assim: um prato frio (coalhada, babaganuch, hommus ou tabule), um prato quente (kafta, espeto de carne, espeto de frango e quibe assado) e um salgado (três mini-sfihas de carne, três falafel ou três quibinhos). Todos vêm acompanhados de arroz com aletria (aquele macarrãozinho cabelo de anjo, sabe?) e fatias de pão. Tudo por R$24,90.

Onde fica: Rua Kellers, 95 – esquina com Dr. Muricy – São Francisco
Contato: www.orientearabe.com.br

kafta 3

Barakiah

Mais sofisticado, o restaurante, além da comida incrível, possui uma decoração de encher aos olhos. Além dos pratos tradicionais, a casa inova com receitas próprias que são únicas. Muitos pratos com carneiro e opções vegetarianas, também. O cardápio de sobremesas inclui todos aqueles doces ‘bem doces’, típicos da culinária oriental, como os Ninhos (de Damasco, Pistache, de Avelã, Amêndoas, entre outros), Folhado aberto, Triângulo Folhado e o Rocher, sobremesa preparada à base de sorvete de chocolate com pedaços de avelã e cobertura de calda de chocolate belga.

Onde fica: Tem no ParkShoppingBarigüi também, mas o novo endereço é LINDO! Av. Iguaçu, 2.820, Água Verde;
Contato: (41) 3243-8975 e (41) 3244-2711.

baraquias


Le Liban

Além de restaurante é empório – o pão sírio de lá é show! Eles vendem aquele pão bem fininho que é tipo uma folha, incrível para fazer sanduíches. É muito bom encomendar os pratos lá para fazer aquele evento em casa e impressionar a galera. O destaque pra mim do Le Liban são os sanduíches, entre eles o Falavel, feito com fava e grão de bico, e o tradicional Chawarma, feito com alcatra fatiada temperada e molho tahine.

Onde fica: Rua Augusto Stresser, 1570 – Hugo Lange
Contato: (41) 3026-5554

2

Espero que gostem e até a próxima!