Nesta quarta, 25 de março, comemora-se o Dia Nacional do Orgulho Gay – e a data é uma boa oportunidade para refletir sobre o papel de cada cidadão nas discussões que envolvem a população LGBT. Para quem deseja participar ativamente da luta e frequentar espaços que promovem a reflexão, separamos algumas dicas.
Pioneiro na promoção da cidadania LGBT em Curitiba, o Grupo Dignidade existe desde 1992 e atua em diversas áreas, oferecendo orientação jurídica, auxílio psicológico, testes rápidos de HIV, entre outros serviços.
Além de contar com a ajuda do grupo, é possível ajudá-lo, já que todo o trabalho é voluntário. O diretor executivo Toni Reis explica: “Temos um foco grande em combater a ignorância, que gera o preconceito, com informação. Os interessados podem nos ajudar com o site e com as mídias sociais. Também estamos capacitando pessoas para a Escola de Dignidade, que levará palestras sobre LGBT a sindicatos, espaços de educação e outros ambientes”.
No Grupo Dignidade ainda é possível pesquisar (há um acervo de livros e artigos) e participar de eventos voltados ao público LGBT. Acompanhe o grupo no Facebook para saber as novidades.
Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto 366, 4º andar, sala 46
Telefone: (41) 3222-3999
Nascido na Universidade Federal do Paraná, promove reuniões para discutir assuntos relacionados ao universo LGBT, como casos de preconceito, identidade de gênero etc. “Também damos apoio à comunidade LGBT promovendo protestos e intervenções em casos de discriminação”, esclarece Bruno Kulik, um dos fundadores do coletivo.
Para participar é só ficar atento à página do Difundindo Cores no Facebook, onde são divulgadas data, horário e local das reuniões, informações que são decididas em conjunto virtualmente ou ao fim de cada encontro. Não é necessário ser estudante da UFPR, o público geral é bem-vindo.
A Aliança Jovem LGBT contribui para a promoção da liberdade de orientação sexual e de identidade de gênero. Eles acompanham toda e qualquer questão jurídica ou administrativa ligada à violação de direitos humanos de LGBTs. Também participam, apoiam e divulgam trabalhos artísticos, culturais, literários, cívicos e esportivos de jovens LGBT que visem a promoção da cidadania LGBT, entre outra ações.
Os jovens podem participar das reuniões semanais, que acontecem nas quartas às 19h30. “O jovem, independente da sua ideologia, não pode ficar ausente das discussões que envolvem nosso futuro”, afirma o diretor presidente da Aliança Jovem LGBT e coordenador geral da Associação Paranaense da Parada da Diversidade, reforçando o convite para os encontros. “Realizamos o Pinknique no Parque, atos de protesto e conscientização, festas, palestras, cursos, seminários e muito mais”, finaliza.
Acompanhe as atividades do grupo pelo Facebook.
Endereço: Praça Tiradentes 190 – Rua José Bonifácio 15 – UNINTER (4º andar)
Telefone: (41) 3044-5151
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.