Festival de Curitiba: quinto dia

A 25ª edição do Festival de Curitiba já começou! Para você se preparar para o evento, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas!

Para Lerner, o trabalho de Ana Rosa Tezza é o melhor de Curitiba

O arquiteto Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, fez uma aparição surpresa no Solar no Palco de sexta-feira para ver sua amiga Giulia Gam, que está em dois espetáculos da Mostra 2016 do Festival de Curitiba (Medida por Medida e Macbeth). Enquanto conversava com o diretor do festival, Leandro Knopfholz, disse que o trabalho da atriz e diretora Ana Rosa Tezza é o que há de melhor em Curitiba. Ana Rosa faz a estreia nacional de Nuon no Ave Lola Espaço de Criação, na Mostra 2016.

Como será o amanhã

Amanhã, domingo, entra em cartaz na Mostra 2016 do Festival de Curitiba: “La Bête (O Bicho)”.

FESTA: Batuques do Samba agita a Sociedade 13 de maio neste sábado

babi-oeiras2

Terceira festa oficial do Festival de Curitiba deste ano, Batuques do Samba promete incendiar a Sociedade Operária Beneficente 13 de maio (R. Des. Clotário Portugal, 274 – Centro) neste sábado (26/03), a partir das 22h. O produtor Thiago Inácio lidera os artistas reunidos que comandam a festa, uma celebração da identidade musical do Brasil e da cultura afro-brasileira. O samba é a estrela do Festival Batuques, que traz o Samba da Nega da artista Janine Mathias, do Sambão da Mocidade, grupo da velha guarda curitibana, e nas pic-ups a DJ Babi Oeiras, da tradicional Festa “Baile Bom”, de Curitiba. Completam as atrações da festa a apresentação da dançarina Barbara Rodrigues, com a coreografia “Agbá Temi” (“minha ancestralidade”) e a exposição “Filhos”, do artista visual Max Carlesso, além de performances artísticas. O Festival Batuques do Samba é um projeto da Companhia Transitória, de Curitiba, e faz parte do Projeto Macumba, contemplado pela Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros 2014 na categoria de Artes. Os ingressos custam R$ 20.

Um tema difícil

Frederico Suan é um artista plástico que teve sua infância marcada por um pedófilo. O abuso aconteceu as vésperas do natal, e todos os homens presentes se tornam suspeitos. Com o passar do tempo o artista plástico vai em busca do corpo mais parecido com o que apenas suas mãos tocaram naquela noite, e acaba se afundando em sua própria loucura. Este é o tema de “O Tronco”, espetáculo que está no Fringe, no domingo, às 18h, e segunda, às 21h, no TUC.

Chefs confirmados do Gastronomix e seus pratos

Confira as delícias da quermesse da alta gastronomia do Festival de Curitiba:

· Fabiano Marcolini, do Fabiano Marcolini Alimenta, Pão no vaso
· Lênin Palhano, do Nomade, Quarteto snacks
· Vaneska Berçani , do Velho Oriente, Falafel
· Ana Luíza Trajano, do Brasil à Gosto, Carne de panela com baião de dois
· Caju, do Kantinho do Japa, Mini combinado
· Marcelo Cabral, do Mercado 153, Sanduíche de mortadela
· Felipe Schaedler, do Restaurante Banzeiro, Pirarucu com bisque de tucupi e farinha do Uarini
· Flávia Soni Rogoski, do Bom Vivant, Porção de Salsichas tipo alemãs com mostarda temperada com Lupulo e Currywus, Porção de Queijos Nacionais Curado, Burrata maturada com Sal Vermelho do Himalaia
· Rodrigo Martins, do La Palme Bistrô, Cassoulet de vitelo
· Maurício Fontana, do Gordo e Magro Gastrobar, ESTICA (hambúrguer de costela bovina angus, cheddar, picles, maionese artesanal e pão crocante especial)
· Lucas Cintra, Pizza
· Reinhard Pfeiffer, do Restaurnate Expedito, na Lapa, Risoto mulatinho de linguiça defumada guarnecido com mandioca cremosa e pastel de milho crioulo
· Fernanda Zacarias, da Ragu Rotisseria, Quirera da Lapa com confit de leitão
· Francesco Carli, do RJ Country Club, Codorna truffada sobre cama de spaetzle de couve mineira
· Rodrigo Martins, do The Meatpack House, Pão com linguiça de carneiro, purê de grão de bico e cebola crocante
· Rodrigo Martins, do Mukeka, Mukeka paranaense
· Emmanuel Bassoleil, do Skye, Arroz de pato à moda do chef
· Marcos Bortolozo, do Marbô Bakery
· Mayra Batista & Felipe Miyak, do La Varrene, Steak Tartare
· Giuliano Hahn, do Armazém Santo Antônio, Arroz de bacalhau com tapenade de azeitonas
· Claudio Couto, do Desfrutary, Paletas
· Lia Quinderé, da Sucré Patisserie, Sanduíche de cookies com sorvete (Sanduiche de Cookies de chocolate da Amazônia e nutella com sorvete de banana e baunilha fresca)
· Polyana Rodrigues, da Grué, Torta de caramelo com castanha do Pará e damasco
· Leandro Blaszkowski, de O famoso brigadeiro
· Renata Ferrian Canabrava, da Bella Banoffi, Torta Banoffii
· Vinícius D’Agostin, da Cantina D’Agostin, Sucos naturais agroecológicos: laranja com manga, melancia com gengibre, abacaxi com hortelã, uva
· Mariana Salata, da Mary Ann Factory, maçãs carameladas.

A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.

Por Curitiba Cult
26/03/2016 16h44