A 25ª edição do Festival de Curitiba já começou! Para você se preparar para o evento, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas!
O arquiteto Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, fez uma aparição surpresa no Solar no Palco de sexta-feira para ver sua amiga Giulia Gam, que está em dois espetáculos da Mostra 2016 do Festival de Curitiba (Medida por Medida e Macbeth). Enquanto conversava com o diretor do festival, Leandro Knopfholz, disse que o trabalho da atriz e diretora Ana Rosa Tezza é o que há de melhor em Curitiba. Ana Rosa faz a estreia nacional de Nuon no Ave Lola Espaço de Criação, na Mostra 2016.
Amanhã, domingo, entra em cartaz na Mostra 2016 do Festival de Curitiba: “La Bête (O Bicho)”.
Terceira festa oficial do Festival de Curitiba deste ano, Batuques do Samba promete incendiar a Sociedade Operária Beneficente 13 de maio (R. Des. Clotário Portugal, 274 – Centro) neste sábado (26/03), a partir das 22h. O produtor Thiago Inácio lidera os artistas reunidos que comandam a festa, uma celebração da identidade musical do Brasil e da cultura afro-brasileira. O samba é a estrela do Festival Batuques, que traz o Samba da Nega da artista Janine Mathias, do Sambão da Mocidade, grupo da velha guarda curitibana, e nas pic-ups a DJ Babi Oeiras, da tradicional Festa “Baile Bom”, de Curitiba. Completam as atrações da festa a apresentação da dançarina Barbara Rodrigues, com a coreografia “Agbá Temi” (“minha ancestralidade”) e a exposição “Filhos”, do artista visual Max Carlesso, além de performances artísticas. O Festival Batuques do Samba é um projeto da Companhia Transitória, de Curitiba, e faz parte do Projeto Macumba, contemplado pela Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros 2014 na categoria de Artes. Os ingressos custam R$ 20.
Frederico Suan é um artista plástico que teve sua infância marcada por um pedófilo. O abuso aconteceu as vésperas do natal, e todos os homens presentes se tornam suspeitos. Com o passar do tempo o artista plástico vai em busca do corpo mais parecido com o que apenas suas mãos tocaram naquela noite, e acaba se afundando em sua própria loucura. Este é o tema de “O Tronco”, espetáculo que está no Fringe, no domingo, às 18h, e segunda, às 21h, no TUC.
Confira as delícias da quermesse da alta gastronomia do Festival de Curitiba:
· Fabiano Marcolini, do Fabiano Marcolini Alimenta, Pão no vaso
· Lênin Palhano, do Nomade, Quarteto snacks
· Vaneska Berçani , do Velho Oriente, Falafel
· Ana Luíza Trajano, do Brasil à Gosto, Carne de panela com baião de dois
· Caju, do Kantinho do Japa, Mini combinado
· Marcelo Cabral, do Mercado 153, Sanduíche de mortadela
· Felipe Schaedler, do Restaurante Banzeiro, Pirarucu com bisque de tucupi e farinha do Uarini
· Flávia Soni Rogoski, do Bom Vivant, Porção de Salsichas tipo alemãs com mostarda temperada com Lupulo e Currywus, Porção de Queijos Nacionais Curado, Burrata maturada com Sal Vermelho do Himalaia
· Rodrigo Martins, do La Palme Bistrô, Cassoulet de vitelo
· Maurício Fontana, do Gordo e Magro Gastrobar, ESTICA (hambúrguer de costela bovina angus, cheddar, picles, maionese artesanal e pão crocante especial)
· Lucas Cintra, Pizza
· Reinhard Pfeiffer, do Restaurnate Expedito, na Lapa, Risoto mulatinho de linguiça defumada guarnecido com mandioca cremosa e pastel de milho crioulo
· Fernanda Zacarias, da Ragu Rotisseria, Quirera da Lapa com confit de leitão
· Francesco Carli, do RJ Country Club, Codorna truffada sobre cama de spaetzle de couve mineira
· Rodrigo Martins, do The Meatpack House, Pão com linguiça de carneiro, purê de grão de bico e cebola crocante
· Rodrigo Martins, do Mukeka, Mukeka paranaense
· Emmanuel Bassoleil, do Skye, Arroz de pato à moda do chef
· Marcos Bortolozo, do Marbô Bakery
· Mayra Batista & Felipe Miyak, do La Varrene, Steak Tartare
· Giuliano Hahn, do Armazém Santo Antônio, Arroz de bacalhau com tapenade de azeitonas
· Claudio Couto, do Desfrutary, Paletas
· Lia Quinderé, da Sucré Patisserie, Sanduíche de cookies com sorvete (Sanduiche de Cookies de chocolate da Amazônia e nutella com sorvete de banana e baunilha fresca)
· Polyana Rodrigues, da Grué, Torta de caramelo com castanha do Pará e damasco
· Leandro Blaszkowski, de O famoso brigadeiro
· Renata Ferrian Canabrava, da Bella Banoffi, Torta Banoffii
· Vinícius D’Agostin, da Cantina D’Agostin, Sucos naturais agroecológicos: laranja com manga, melancia com gengibre, abacaxi com hortelã, uva
· Mariana Salata, da Mary Ann Factory, maçãs carameladas.
A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.