“Sem inveja de Virgílio, de Homero e de Camões
porque o meu canto é o grito de uma raça
em plena luta pela liberdade!”
Solano Trindade
Nos aproximamos de mais um 20 de Novembro, data em que se celebra o Dia da Consciência Negra, mas você sabe o que é – ou o que representa -, como se deu o processo de nacionalização da data e quem foram os principais envolvidos nesse percurso? Não? Então vem comigo que no caminho eu quero dividir algumas informações com você!
Você com toda certeza já deve ter ouvido falar “mas porque raios temos uma data pra comemorar o Dia da Consciência Negra e não temos uma para celebrar (?) a “consciência branca” ou ainda há quem diga o dia da “consciência humana”?
Morgan Freeman, corre aqui!
Dos mesmos criadores de “somos todos iguais” veio o “racismo reverso”, e o “não existe racismo no Brasil”, e não nos esqueçamos da famosa (contém ironia!) “democracia racial”, e por aí vai.
Todos esses discursos são falaciosos e só fazem mascarar ainda mais a nossa estrutura racista, deslegitimando a luta em busca de igualdade racial, educação antirracista e representatividade, além de servir como forma de justificava para comportamentos e discursos discriminatórios.
Louis Farrakhan, líder do grupo negro estadunidense Nation of Islam, debate sobre esses e outros temas em um programa de TV, na década de 90. Ao ser questionado sobre o porquê usar o termo “pessoa branca” ao invés de “nos unir” no sentido de “somos todos humanos”, Farrakhan afirma que apesar do discurso ser bem-intencionado, na prática ele não funciona.
Em sua fala – que também pode ser chamada de breve resumo histórico – ele menciona a algumas das violências às quais os africanos foram (e ainda são!) submetidos durante os 300 anos de escravidão nos EUA, e de como a supremacia branca, automaticamente produz a inferioridade negra. O líder ainda toca em questões sobre privilégio branco, aculturação, e outros tópicos. Embora o vídeo seja americano, os conceitos são facilmente aplicados à realidade brasileira. Tudo (infelizmente!) tão atual, né?
Então, por favor, não seja você a pessoa que reafirma esses discursos!
“Existe uma história do povo negro sem o Brasil.
Mas não existe uma história do Brasil sem o povo negro.”
Januário Garcia
Foto: Sispec Sindicato
A consciência negra pode ter vários significados: segundo Renato Soares, em artigo escrito ao Escola e Educação, pode significar “a percepção da pessoa negra em relação às suas origens, no entendimento das raízes culturais e históricas de seus antepassados”, representa “a identificação da causa e luta dos ancestrais africanos que desembarcaram no Brasil e trouxeram consigo toda a cultura, costumes e tradições do seu povo”, ou ainda resgata “o sentimento de pertencimento do negro, não como apenas um “apêndice” da sociedade dominada pela classe branca, mas como um ser de valor e que faz parte da formação identitária do Brasil.”
Ainda sobre a importância da data, Felipe Alves, especialista em Direito Penal e Direito Público, escreve ao Portal Geledés citando “Três motivos para o dia da Consciência Negra”.
Segundo Felipe, “o Dia da Consciência Negra é um convite e um chamamento para a reflexão do passado, do presente e a construção de ações afirmativas para o futuro como prospecção e construção de um povo civilizado”. Para ele, o primeiro motivo seria o termo consciência: “consciência é não ser omisso frente a algo que está acontecendo de errado, mas de se indignar com o erro”.
O segundo seria o argumento histórico. No ano de 1971, em Porto Alegre, quando um grupo de universitários negros criou o coletivo Palmares, um dos objetivos iniciais era discutir a proibição da entrada de negros em clubes da capital, além de debater o racismo e a inserção de negros nos espaços de poder da sociedade. Desse modo, o dia 20 de Novembro, como data nacional, é fundamental para revelar as desigualdades e a violência contra a população negra.
O terceiro é o argumento contemporâneo: são inúmeros os casos de violência, discriminação, prejuízos no emprego e na renda, evasão escolar e desigualdade social, infelizmente ainda bem-marcados no território brasileiro.
No meu último texto eu trouxe alguns dados bem relevantes que comprovam a violência e desigualdades e racismo institucional, vale a pena conferir.
Jaques Felix Trindade. “Capa”. Jornegro, São Paulo, n. 5, 1978.
O processo de nacionalização do dia 20 de Novembro tem uma longa história, e é importantíssimo frisar que o personagem principal nessa conquista é unicamente o Movimento Negro como um todo, que durante uma década lutou para a institucionalização da data como marco nacional, trazendo a história das Lutas Palmarinas como histórico de resistência e luta pela liberdade do povo negro escravizado no Brasil.
O Movimento Negro Unificado (MNU) tem papel fundamental na consolidação da construção do 20 de Novembro. O Movimento foi fundado no dia 18 de junho de 1978, e lançado publicamente no dia 7 de julho, deste mesmo ano, em evento nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, em pleno regime militar. O ato representou um marco referencial histórico na luta contra a discriminação racial no país.
Em sua primeira carta de princípios, o MNU reconhecia como “negro todo aquele que possui na cor da pele, no rosto ou nos cabelos sinais característicos dessa raça” e se colocava na “defesa do povo negro em todos os aspectos políticos, econômicos, social e cultural”.
O mês de Novembro de 1983 ficou marcado pela marcha e ato público organizado pelo Movimento. Cerca de 5 mil pessoas partiram em direção à Cinelândia reunindo organizações do Movimento, partidos políticos, CNBB, várias personalidades, políticos e ativistas como a vereadora Benedita da Silva, Deputado Estadual José Miguel, Deputado Federal Abdias Nascimento, Lélia Gonzalez, entre outras.
A marcha realizada no Rio de Janeiro, ainda que sem aderência nacional, foi fundamental para o processo de nacionalização do dia 20 de Novembro como data institucional da Consciência Negra no país.
No ano seguinte, em São Luiz, o Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN/MA), seguido de Brasília e sua articulação entre diferentes segmentos da gente negra do Distrito Federal, possibilitou o estabelecimento da tradição de realização de atos públicos, shows, seminários e festas em Novembro. Esses movimentos tiveram papel se suma importância para a construção nacional do 20 de Novembro.
Pra quem quer saber mais detalhes na história da construção do 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra, a Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros, Geledés – Instituto da Mulher Negra, em parceria com Acervo Cultne e Google Arts & Culture, promoveram a exposição on-line “1970-1980: Nacionalização do Dia da Consciência Negra no Brasil”.
Ligue o som, aumente o volume e desfrute de um incrível tour virtual que conta com vários cartazes lindíssimos, informações riquíssimas, além de áudios de poemas e vídeos que são verdadeiros presentes pra quem quer saber mais sobre a história de construção de movimentos tão importantes.
Se você, assim como eu, curte série, fica aqui uma listinha com 5 séries brasileiras pra aprender um pouco mais sobre as relações raciais, privilégio branco, e racismo.
Na próxima semana trago um pouco sobre o processo de colonização, a chegada dos africanos escravizados, a formação dos Quilombos e, claro, sobre Zumbi dos Palmares.
Até lá!
Axé =)
Data de Lançamento: 27 de junho
Divertidamente 2 marca a sequência da famosa história de Riley (Kaitlyn Dias). Com um salto temporal, a garota agora se encontra mais velha, com 13 anos de idade, passando pela tão temida pré-adolescência. Junto com o amadurecimento, a sala de controle mental da jovem também está passando por uma demolição para dar lugar a algo totalmente inesperado: novas emoções. As já conhecidas, Alegria (Amy Poehler), Tristeza (Phyllis Smith), Raiva (Lewis Black), Medo (Tony Hale) e Nojinho (Liza Lapira), que desde quando Riley é bebê, eles predominam a central de controle da garota em uma operação bem-sucedida, tendo algumas falhas no percurso como foi apresentado no primeiro filme. As antigas emoções não têm certeza de como se sentir e com agir quando novos inquilinos chegam ao local, sendo um deles a tão temida Ansiedade (Maya Hawke). Inveja (Ayo Edebiri), Tédio (Adèle Exarchopoulos) e Vergonha (Paul Walter Hauser) integrarão juntos com a Ansiedade na mente de Riley, assim como a Nostalgia (June Squibb) que aparecerá também.
Data de Lançamento: 04 de julho
Ainda Temos o Amanhã situa-se na Itália, em uma Roma do pós-guerra dos anos 1940. Dividida entre o otimismo da libertação e as misérias, está Delia (Paola Cortellesi), uma mulher dedicada, esposa de Ivano (Valério Mastandrea) e mãe de três filhos. Esses são os papéis que a definem e ela está satisfeita com isso. Enquanto seu marido Ivano age como o chefe autoritário da família, Delia encontra consolo em sua amiga Marisa (Emanuela Fanelli). A família se prepara para o noivado da filha mais velha, Marcella (Romana Maggiora Vergano), que vê no casamento uma saída para uma vida melhor. Delia recebe uma dose de coragem extra para quebrar os padrões familiares tradicionais e aspira a um futuro diferente, talvez até encontrar a sua própria liberdade. Tudo isso após a mesma receber uma carta misteriosa. Entre segredos e reviravoltas, este drama emocionante explora o poder do amor e da escolha em tempos difíceis.
Data de Lançamento: 04 de julho
Entrevista com o Demônio é um longa-metragem de terror que conta sobre o apresentador de um programa de televisão dos anos 70, Jack Delroy (David Dastmalchian), que está tentando recuperar a audiência do seu programa, resultado da sua desmotivação com o trabalho após a trágica morte de sua esposa. Desesperado por recuperar o seu sucesso de volta, Jack planeja um especial de Halloween de 1977 prometendo e com esperanças de ser inesquecível. Mas, o que era para ser uma noite de diversão, transformou-se em um pesadelo ao vivo. O que ele não imaginava é que está prestes a desencadear forças malignas que ameaçam a sua vida e a de todos os envolvidos no programa, quando ele recebe em seu programa uma parapsicóloga (Laura Gordon) para mostrar o seu mais recente livro que mostra a única jovem sobrevivente de um suicídio em massa dentro de uma igreja satã, Lilly D’Abo (Ingrid Torelli). A partir desse fato, o terror na vida de Jack Delroy foi instaurado. Entrevista com o Demônio entra em temas complexos como a fama, culto à personalidade e o impacto que a tecnologia pode causar, tudo isso em um ambiente sobrenatural.
https://www.youtube.com/watch?v=JITy3yQ0erg&ab_channel=SpaceTrailers
Data de Lançamento: 04 de julho
Nesta sequência, o vilão mais amado do planeta, que virou agente da Liga Antivilões, retorna para mais uma aventura em Meu Malvado Favorito 4. Agora, Gru (Leandro Hassum), Lucy (Maria Clara Gueiros), Margo (Bruna Laynes), Edith (Ana Elena Bittencourt) e Agnes (Pamella Rodrigues) dão as boas-vindas a um novo membro da família: Gru Jr., que pretende atormentar seu pai. Enquanto se adapta com o pequeno, Gru enfrenta um novo inimigo, Maxime Le Mal (Jorge Lucas) que acaba de fugir da prisão e agora ameaça a segurança de todos, forçando sua namorada mulher-fatal Valentina (Angélica Borges) e a família a fugir do perigo. Em outra cidade, as meninas tentam se adaptar ao novo colégio e Valentina incentiva Gru a tentar viver uma vida mais simples, longe das aventuras perigosas que fez durante quase toda a vida. Neste meio tempo, eles também conhecem Poppy (Lorena Queiroz), uma surpreendente aspirante à vilã e os minions dão o toque que faltava para essa nova fase.