A 19ª TrekCon – Convenção de Jornada nas Estrelas acontece neste sábado (11), das 14h às 20h, no Memorial de Curitiba. Com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, o fã-clube Federação dos Planetas Unidos promove o tradicional encontro dos aficionados pela série televisiva Star Trek (também conhecida no Brasil como Jornada nas Estrelas). Nesta edição, os fãs prestam uma homenagem a Leonard Nimoy, o personagem Spock da série e um dos maiores ícones da ficção científica, que morreu em fevereiro, aos 83 anos.

A TrekCon terá uma exposição inteiramente dedicada a Leonard Nimoy, com itens exclusivos e inéditos de coleção. Além disso, o encontro terá estandes do universo nerd em geral, exposições, palestras, concurso de cosplay, jogos de RPG, exibição de filmes e séries.

As convenções e os amantes de Star Trek estão espalhados por vários países. O grupo de Curitiba, denominado Federação dos Planetas Unidos, é um dos mais atuantes do Brasil, e realiza anualmente o encontro que atrai também trekkers de outros estados brasileiros. Pelo menos 500 pessoas transitam pela convenção. Mesmo quem não faz parte do fã-clube pode participar e conhecer os personagens que há quase cinco décadas encantam gerações – Capitão Kirk, Senhor Spock, Doutor McCoy, entre outros famosos tripulantes da nave Enterprise e demais viajantes da Frota Estelar.

A chamada série clássica de Star Trek estreou nos Estados Unidos em 1966. Chegou ao Brasil no final daquela década e conquistou uma geração de crianças e jovens, que até hoje cultivam a paixão pela ficção científica.

Serviço – 19ª TrekCon – Convenção de Jornada nas Estrelas

Quando: 11 de julho de 2015 (sábado)

Onde: Memorial de Curitiba – R. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco

Horário: das 14h às 19h

Quanto: gratuito

Foto: Cido Marques