
Sim, Curitiba além de estar com esse calor pra deixar qualquer curitibano frustrado sem poder usar suas peles sintéticas, o suplício deste veraneio tem deixado a capital dos pinhões mais caliente do que nunca. E não apenas pela questão climática, dá gastronomia à música, a efervescente cultura do norte brasileiro tem invadido a cidade de forma plena, e claro, a gente tem amado muito. Naturalmente, como filho de nordestino que sou, não poderia deixar de iniciar minha coluna sem falar de algumas dicas de onde desbravar a cultura lá de cima em pleno sul.
O Jambu caiu no gosto popular, isso é uma verdade. Pelas bandas de cá, a bendita Cachaça de Jambu verve a insanidade mais preciosa de qualquer apreciador de uma boa quente. Mas, se esbaldar noite adentro ao som da música do Pará e tomando essa bendita preciosa que amortece além do céu da boca (entendedores entenderão) e sendo em Curitiba, soa até underground. Mas, para a nossa alegria, as produtoras, Adri Menegale, Bila Sampaio e Layse Rodrigues comandam desde 2015 o Fervo do Jambu, a ferveção mais fervida da cidade. Além de distribuir doses homéricas da Cachaça, não pense que apenas de calypso e tecnobrega a pista sobrevive, muito pelo contrário. Guitarreada, lambada e carimbó são os ritmos mais conhecidos, mas a festa vai além e durante toda ferveção, do siriá e passando pelo lundu marajoara o Fervo do Jambu traz a noite paraense para Curitiba.
E como não apenas de fervos se vive, provar algumas delícias da cozinha do Pará é uma das boas e agradáveis maravilhas do mundo. Não é de hoje que a cozinha brasileira é considerada a mais rica pela pluralidade e suas possibilidades de combinação. A gastronomia paraense é uma das provas desta imersão saborosa. A cultura popular, ainda mais a do Pará faz jus a esta expressão, logo, comer numa barraca de feira faz mais sentido ainda, e Doralice Araújo que o diga. Dora como é conhecida em Curitiba, chegou por aqui em 1992, quando trocou a ensolarada Amazônia pela cidade mais cinzenta do país. Munida de sua câmera fotográfica na bolsa, sempre. E também conhecida pelas suas aulas de redação, a arte da cozinha mantida em sua barraca e a na arte da escrita, concentrada em seu blog “Na Mira Do Leitor”, Dora é a simpatia de uma amazonense-curitibana.
Mas como boa amazonense que é, as raízes e as essências de Dora tem conquistado sua clientela em cada estação. Na feira gastronômica da praça Osório, na barraca da Amazônia, além de ser um ponto de encontro entre a comunidade do norte, são as mãos e o conhecimento de Dora os responsáveis pelo verdadeiro Tacapá. Iguaria da região amazônica, mas de origem indígena, a comida consiste em um caldo amarelado com temperos do norte e com pimenta-de-cheiro servida a parte em uma cuia. O caldo é colocado em cima da goma de tapioca e servida com camarão seco e jambu. Irônicamente, escrever esta coluna perto do horário do almoço, varado de fome, ou brocado, como se diz na Amazônia, não foi muito sábio.
De Natal, lá no Rio Grande do Norte, pras bandas de cá, a cantora e compositora Cida Airam também é uma das mulheres que carregam a cultura paraense em sua essência. No final de 2015, em seu primeiro disco, dá autenticidade, e motivada pelas saudades de sua ‘terrinha’, como carinhosamente fala ao rememorar, as expressões culturais do norte estão todas impressas no seu trabalho de estreia. De canto forte e seguro, a imensidão artística de Cida se revela em cada faixa das 13 canções de seu disco homônimo. Mas, muito além da arte, a personalidade de quem é Cida é a reunião de toda essa cultura do norte que habita em Curitiba. Não é apenas a terra do leitê quentê, mas a cidade que abriga diversos brasis e ainda assim ainda não se descobriu. Ou ainda, “o meu Brasil é imenso e tem milhares de maneiras de cantá-lo”, como disse certa vez, Cida Airam.
ONDE ENCONTRAR?
Fervo do Jambu – Próxima edição dia 12 de fevereiro, porque ressaca de carnaval se cura com Cachaça de jambu. A ferveção será no 351, na Trajano Reis. Mais informações aqui.
Barraca da Amazônia – A feira ocorre durante vários períodos do ano. A próxima edição será no período da páscoa. Sim, vamos ter que esperar até lá.
Cida Airam – O disco de Cida Airam está disponível para ouvir na íntegra aqui. Tira o sofá da sala e se joga.
Todos os vídeos no post são de cantoras do norte brasileiro porque não é apenas de Banda XCalypso e Gaby Amarantos que se vive por lá.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.