Na década de 1970, o cineasta curitibano José Augusto Iwersen, lançava o filme “Danielle, Carnaval e Cinzas” considerado um dos pioneiros sobre o universo LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Embora a película tenha sofrido cortes, pelos resquícios da ditadura, o prêmio de melhor filme do Super Festival Nacional do Filme Super 8 do GRIFE (Grupo de Realizadores Independentes de Filmes Experimentais) foi a conquista ultrajante e libertária de Iwersen.
Quase 50 anos depois, e em pleno ápice da discussão sobre a homossexualidade e o entorno dos direitos cíveis, o filme sobre a vida da travesti Danielle foi destaque na 11ª Edição do Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba, em 2015. Além da obra ter sido um dos principais destaques da programação, no dia de exibição surpreendeu, inclusive, o próprio diretor, porque Iwersen não assitia o filme há 35 anos.
Desta contemporaneidade onde a discussão sobre a temática LGBTTT tem libertado as amarras de uma série de estigmas e estereótipos, a arte é a válvula de escape ou, engajamento político pelo qual retratar todo o contexto da homossexualidade muitas vezes é a forma de impacto mais direta. Desta forma, nesta sexta, organizado pelo Coletivo Ocitocina e SPOT Cultura e Entretenimento apresentam o cineclube OcitoCine. Este será o segundo encontro com a temática LGBTTT.
Desde janeiro em atividade na cidade, o cineclube pretende realizar encontros mensais para promover a exibição de filmes locais e debater temas de relevância atual. Serão exibidos no segundo encontro seis curtas: “Lovedoll’, de Débora Zanatta e Estevan de La Fuente, “Salada Mista”, de Estevan de la Fuente, “I Still Love You”, de Henrique Faria, “Waiting For You”, de Henrique Faria, “In Memoriam Afeto”, de João Miguel Santana e “Dalva”, de Joel Schoenrock.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Lovedoll, de Débora Zanatta e Estevan de La Fuente (12 min). Paula mora sozinha em seu apartamento. Ela está sentada no sofá assistindo televisão. A campainha toca e o carteiro lhe faz uma entrega de uma caixa contendo uma boneca inflável. A partir desse encontro a solidão abre espaço para a fantasia e Paula transforma-se aos poucos – adereços femininos vão dando lugar às fantasias homoeróticas da personagem.
Salada Mista, de Estevan de la Fuente (4 min). Tem de todos os tamanhos, de todas as formas, de todas as cores, pra todos os gostos. Nessa feira, ninguém sai com fome.
I Still Love You, de Henrique Faria (6 min). Christina e Dolores mergulham em um romance que parecia não ter fim até que surge a inesperada pergunta: Quanto tempo dura uma paixão e até onde ela pode nos levar? Após conhecerem-se em um estacionamento de bicicletas Christina e Dolores apaixonam-se pelas ruas de Amsterdam até que algo muda novamente o rumo de suas vidas.
Waiting For You, de Henrique Faria (5 min). Um Fashion Film para apresentar ao mercado a vontade de Henrique e restante da equipe em fazer filmes de moda. O resultado foi um filme cheio de atitude e que já conta com mais de 24 mil visualizações no Vimeo.
In Memoriam Afeto, de João Miguel Santana (3 min). Em tempos modernos, dois estranhos se encontram. Um para amar. O outro para matar.
Dalva, de Joel Schoenrock (17 min). Uma investigação documental sobre um personagem fictício em meio a sua realidade
SERVIÇO
Ocitocine #2 – Curtas-Metragens de Temática LGBT
29 de Janeiro de 2016, sexta-feira, às 20h00
Classificação Indicativa: 18 anos
Entrada a R$ 1,00 (ganha pipoca de brinde)
Local: Casa do Coletivo Ocitocina
Rua Desembargador Ermelino de Leão, 472, bairro Centro, Curitiba, Paraná (próximo ao Museu Paranaense e Largo da Ordem)
(Fotos: Reprodução)
(Informações: Blog Cinema em Curitiba)
Data de Lançamento: 28 de novembro
Jardim dos Girassóis acompanha o casal Roberto (Rodrigo Lombardi) e Carol (Fernanda Vasconcellos), que vivem uma vida regada a muito amor junto dos filhos. Um acontecimento trágico, porém, abala as estruturas da família. Lamentando a perda de um dos membros, todos tentam seguir em frente, apesar da dor. O filho mais novo do casal Lucas, entretanto, vira peça-chave para o desenrolar dessa fatalidade, uma vez que passa a conviver e ser perseguido pelo espírito inconformado com a própria morte. A partir daí, a família deve buscar ajuda espiritual para acabar com os momentos perturbadores e perigosos que colocam Lucas em risco e começam a acontecer cotidianamente. Baseado no romance espírita de mesmo nome da autora Lygia Barbiere do Amaral, Jardim dos Girassóis mostra, através das premissas religiosas do espiritismo, esse entrelaçamento entre vidas passadas e vidas atuais.
Data de Lançamento: 27 de novembro
O documentário brasileiro Terras Prometidas – A Herança da Baronesa e do Barão de Hirsch explora a história de um casal de filantropos que marcou a imigração judaica para as Américas no início do século XX. Ao longo do filme, um descendente dos primeiros imigrantes, que chegaram à colônia agrícola de Philippson, no Rio Grande do Sul, em 1904, embarca em uma jornada pessoal para revisitar o legado de seus antepassados. Em formato de road movie, ele segue os passos de sua família, visitando locais históricos, ouvindo relatos e mergulhando em arquivos para entender o impacto duradouro do projeto da Baronesa e do Barão de Hirsch. Este casal visionário, até então pouco conhecido, investiu na libertação dos judeus que fugiam da miséria e da perseguição no Império Czarista, oferecendo a eles uma nova chance de vida em terras desconhecidas. O documentário conecta passado e presente ao reviver a esperança e o sonho de liberdade que impulsionaram essa imigração e reflete sobre o legado que ainda influencia as gerações atuais.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Em Tesouro, uma filha curiosa viaja para a terra natal de seu pai para reconstruir as raízes de sua família. Tesouro narra a história da jornalista Ruth (Lena Dunham) em uma viagem para a Polônia acompanhada de seu pai Edek (Stephen Fry). Sobrevivente do Holocasuto, Edek tomou uma decisão muitos anos atrás de deixar seu país de origem, esquecer seu passado e seguir em frente, não desejando confrontar o que passou. Bem-humorado, charmoso e extrovertido, ele aceita acompanhar Ruth nessa jornada inicialmente apenas para vigiá-la, fazendo então seu próprio roteiro divertido. Quando, entretanto, os dois vão visitar o antigo lar da família, o clima pesa e Edek passa a sabotar os planos da filha, que deseja conhecer os lugares onde ele viveu e cresceu antes do Holocausto. Entre conflitos geracionais e situações cômicas, pai e filha se conectam pela primeira vez, descobrindo histórias emocionantes e enfrentando um trauma familiar através do humor e da sensibilidade.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Em A Redenção: A História Real de Bonhoeffer, enquanto o mundo oscila à beira da aniquilação durante a Segunda Guerra Mundial, Dietrich Bonhoeffer (Jonas Dassler), um pregador do amor envolvido em um assassinato contra um tirano maligno, é levado ao epicentro de uma conspiração mortal para assassinar Hitler (Marc Bessant). Com sua fé e destino em jogo, Bonhoeffer deve escolher entre defender suas convicções morais ou arriscar tudo para salvar milhões de judeus do genocídio. Sua mudança de pregar a paz para tramar assassinatos alterará o curso da história ou lhe custará tudo? Até onde alguém irá para defender o que é certo?
Data de Lançamento: 28 de novembro
O Clube das Mulheres de Negócios é ambientado em um mundo onde os estereótipos de gêneros são invertidos, portanto, mulheres ocupam posições de poder que normalmente são ocupados por homens, e homens cumprem os papeis de serem socialmente submissos. A narrativa irá acompanhar Jongo (Luís Miranda), um fotógrafo renomado com o seu amigo jornalista, Candinho (Rafa Vitti), que chegam de manhã em um clube de campo em São Paulo. Esse clube, comandado por Cesárea (Cristina Pereira) e sua melhor amiga, Brasília (Louise Cardoso). Jongo já está preparado para o que os aguarda naquele ambiente onde metade das mulheres estão envolvidas com a justiça, já Candinho, terá um dia cheio de revelações escandalosas que o farão refletir sobre suas amizades e sua identidade. O Clube das Mulheres de Negócios aborda questões emergentes não apenas do machismo, mas também do racismo, do classicismo e da corrupção, enraizados na cultura patriarcal do Brasil e do mundo.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Sequência da já clássica animação musical da Disney, Moana 2 acompanha o reencontro de Moana e Maui para uma nova aventura pelos mares. Passados três anos desde a última jornada marítima, um chamado de seus ancestrais leva a jovem polinésia Moana de volta para águas perigosas e distantes da Oceania com um grupo improvável de marinheiros. Com a ajuda também do semideus Maui, ela deve quebrar uma maldição terrível que um deus cruel e com sede de poder colocou sobre uma das ilhas de seu povo. Nessa grandiosa missão, Moana e sua equipe vão desbravar novos territórios e enfrentar velhos e novos inimigos, como monstros marítimos, feitiços e deuses do mal. Tudo isso em busca de reconectar sua nação e assegurar a paz dos oceanos.